

sexta-feira, 31 de agosto de 2007
Champions!

quinta-feira, 30 de agosto de 2007
pé quente, décalage e Champions


Léo: qual Miguelito, qual carapuça.
Luís Filipe: cumpriu.Quim: titular indiscutível!
quarta-feira, 29 de agosto de 2007
o tudo ou nada e Puerta

num outro registo, triste para quem gosta de futebol, Puerta acabou por falecer ontem, vítima de várias paragens cardiovasculares durante o jogo e, posteriormente, já no balneário, no passado sábado.
terça-feira, 28 de agosto de 2007
edcarlos

segunda-feira, 27 de agosto de 2007
o desespero do adepto!
O clube do regime...
Numa altura em que o FCP é já o líder do campeonato português de futebol (fado que se vem repetindo há seguramente duas décadas), não posso deixar de me entristecer com a carreira do SLB e com o seu início de época periclitante.
O Glorioso sempre foi o líder do futebol em Portugal. O clube mais popular, mais vencedor, mais carismático. No entanto, vê agora a sua posição de liderança nacional ameaçada por um FCP ávido de títulos.
Não sei se alguns dos títulos conquistados pelo FCP não se deverão a jogadas suspeitas, a manigâncias de bastidores...
Seja como for, o que sei é que o SLB foi e ainda é o grande dominador nacional! E, ao contrário do que ainda hoje se costuma aventar, nunca precisou de "ajudas" para vencer títulos, nem sequer durante o "Estado Novo"! Urge , por isso, fazer aqui uma desmistificação...
De facto, talvez fruto de inveja ou resultado da ausência de argumentos, sempre me habituei a ouvir dizer que o benfica vencia títulos nos anos 50 e 60 porque era o "clube do regime". Ora, nada poderia ser mais falso! E uma mentira por muito que seja repetida, nunca se tornará numa verdade...
A propósito de Carlos Gomes, excelente guarda-redes cuja carreira foi alvo de uma sedenta e inqualificável perseguição, leia-se o seguinte:
Depressa se tornou ídolo de sportinguistas. Em 1953, ganhava cinco contos mensais. O mesmo ordenado do seu primeiro mês no clube. Achava pouco. Pediu audiência a Góis Mota, presidente do Sporting, para que o aumentasse. Góis Mota, que, para além de procurador-geral da República, era um dos mais arrepiantes torcionários da Legião Portuguesa, afamado já por entrar nas cabinas dos árbitros, ao intervalo, de pistola em punho, teve salazarenta reacção, que Carlos Gomes contaria, assim, no seu livro de memórias O Jogo da Vida: «Queres mais dinheiro? Pois mete na tua cabeça, se é que a tens, que enquanto for presidente são cinco contos ou nada. Para que queres tu mais dinheiro? Para putas e automóveis?» Retorquiu o guarda-redes que não tinha nada com isso, que não aceitava que lhe pagassem «cinco miseráveis contos» havendo no clube quem recebesse 20 ou mais. Ficou marcado. Inapelavelmente...
O resto da história, poderão ler aqui.
Boa semana!
domingo, 26 de agosto de 2007
estreias, regresso e momentos
tivemos de tudo esta madrugada:
1. grande estreia de Miguel Vitor a central.
sábado, 25 de agosto de 2007
salir a ganar!
Miguel Vitor

sexta-feira, 24 de agosto de 2007
gestão, Luisão e lesão

10 milhões parece ser o valor pedido pelo passe do atleta. o pai dele diz que é melhor do que o manel fernandes.
quarta-feira, 22 de agosto de 2007
o que é ser lagarto que diz perceber de bola...
eles realmente sabem de bola à brava!
LFV

"Não compreendi, nem a maioria dos benfiquistas compreendeu. Se ele tivesse pedido desculpas eu teria entendido. Não percebo como se pede tranquilidade e condições de trabalho. Se há coisa que há neste clube é tranquilidade"
Fale por si Sr. LFV, uma equipa com tranquilidade não despede o treinador na primeira jornada. E só havia um culpado para a ausência de condições de trabalho...
Enfim, o que lá vai, lá vai e há é que avançar para a conquista do título. No entanto, se me permite um apelo, por favor cale-se e deixe trabalhar aqueles que são os verdadeiros artistas do futebol!
Camacho e rapazes, vamos lá a "fazer coisas bonitas"!
terça-feira, 21 de agosto de 2007
ovos, o Pequeno Genial, Camacho e a Fúria Espanhola
sem cozinheiro não se escolhem os melhores ovos.
sem sal não se temperam os ovos.

segunda-feira, 20 de agosto de 2007
confirmação? confirmado...
Tranquilidade!
A vitória sobre o Copenhaga foi suada, mas foi alcançada e agora temos o segundo jogo à porta. O empate com o Leixões (apesar de ter um travo a derrota, uma vez que o SLB precisava apenas de aguentar 5 minutos), ainda vamos ver se é um ponto ganho ou dois perdidos...
O nosso capitão já veio a terreiro pedir calma e tranquilidade! Era tão bom que os adeptos ajudassem neste desiderato, ao invés de atearem a crítica e de incendiarem o balneário!
O Engenheiro nunca teve margem de manobra. Nunca teve o apoio da massa associativa. Jamais recebeu um inequívoco voto de confiaça da direcção. Perdeu jogadores influentes. Recebeu bons reforços, mas que ainda terão de ser trabalhados...
É patético despedir o ténico principal quando ainda a procissão vai no adro! O treinador terá de ficar até ao fim e, aí sim, deverá responder pelos resultados que alcançar! Tudo o resto é bacoquice e exagero. E é mesmo da nossa irracionalidade que se riem os adversários...
uma imagem que vale por mil palavras...

sexta-feira, 17 de agosto de 2007
Indefinições.
De facto, neste defeso, tudo parecia contradizer o que de mau costumava acontecer em épocas anteriores. A saber:
a) Manutenção da equipa-base da época transacta;
b) Definição das necessidades do plantel feita atempadamente pelo mesmo treinador que inicia a época;
c) Contratações (teoricamente) bastante valiosas;
d) Plantel definido antes do incío da época.
No entanto, tudo parece ter voltado aos tumultosos tempos da indefinição. Se é verdade que pouco mais se poderia fazer para segurar Simão e M. Fernandes, já me parece absolutamente incompreensível que, a um dia do início do campeonato, ainda se fale na vinda de mais 3/4 jogadores. Não será necessário grande esforço para compreender que, de facto, não só as necessidades da equipa não foram devidamente avaliadas, como o plantel está longe de estar definido (com as inevitáveis consequências ao nível da criação e estabilização dos tão futebolísticos “automatismos”).
Desta feita, nota muito negativa para LFV e FS! Senão, vejamos por sectores:
Defesa - Não me parece que possa servir de justificação às novas contratações as lesões dos centrais Luisão e Zoro. Despacharam o Anderson (parece-me uma boa decisão), mas têm lá o M. Vítor. Ora, se não era para contar com o miúdo, porque nos fizeram crer no contrário? E o Sretenovic? Alguém chegou sequer a avaliá-lo antes de se avançar para a contratação? Já agora, por que é que nunca se deu uma chance ao José Fonte?
Meio-Campo – Tínhamos 3 médios defensivos no plantel. Num sistema em que se joga preferencialmente com dois médios defensivos, era manifestamente pouco. Será que não perceberam aquando da avaliação das necessidades do plantel? Mandou-se o “médico” para a madeira e agora precisa-se de um enfermeiro... Querem um conselho? Se é mesmo para ir buscar um médio defensivo, vão comprar o Moreno ao Guimarães!
Ataque – Para que é que se quer comprar outro avançado? Então os jogadores de ataque não ficaram definidos com a decisão do FS em manter o Yu Dabao no plantel?
Em suma, não percebo e não gosto de não perceber! Espero, sinceramente, que a equipa se comporte condignamente no próximo sábado. Estas indefinições (rectius, irresponsabilidades e incompetências) não auguram nada de bom, mas espero que os jogadores saibam dar uma resposta à altura do emblema que trazem ao peito!
Saudações!
sob os símbolos de 500, 300, 4 e 1

quinta-feira, 16 de agosto de 2007
desilusão

quarta-feira, 15 de agosto de 2007
MAESTRO, párem com os assobios e cale-se Sr. LFV
terça-feira, 14 de agosto de 2007
mane(allez), quo vadis Benfica e pré-champions

sábado, 11 de agosto de 2007
entrevista de Freddy Adu à ESPN

He spoke with ESPNsoccernet about his decision to choose Benfica and the Portuguese league.
ESPNsoccernet: Why the Portuguese league, and what sold you on the Benfica move?
Freddy Adu: Benfica are one of the top 10 biggest clubs in the world. I've always said in many interviews that I wanted to play for a big European club, and Benfica gave me the opportunity. They were the first to come to the table with an offer after the FIFA U-20 World Cup in Canada, and that just says a lot about how bad they wanted me.
When you are wanted somewhere, it makes you feel good and confident to go there and perform by working hard. All I needed to hear was that Benfica was interested in me.
ESPNsoccernet: This is a fresh start for you; plus, you do not have the weight of the team or the league on your shoulders. How do you approach this new experience?
FA: Obviously, just going in there with a different mentality than I did when I first came into MLS. That mentality is going in and working hard and keeping your mouth shut. I know the team and the coaching staff will have my back, but my positive attitude also matters. I need to show everyone on the team that I am ready to contribute right away, and you only do that by how hard you work at practice.
ESPNsoccernet: How much did you know about Benfica before now?
FA: It is one of the biggest clubs in the world. Eusebio played there and they have about 20 million fans worldwide. I know in America we get to see more of the EPL and Spanish league. People know of the team, and I know they knocked Liverpool out of the Champions League two years ago when they [Liverpool] were the defending champions.
ESPNsoccernet: You've practiced with your new team, the third team in less than a year; how was it and did you feel welcome?
FA: It was great; they welcomed me with open arms. When I got to the airport, there were tons of fans and press waiting to welcome me to the country and the city. It makes you feel good that they really appreciate you and your talent. They want to have me there and the guys, half of them speak English, which makes it even better and easier for me to fit in and communicate with them.
They told me they have been watching me, they watched the U-20 World Cup and they were very impressed, and such comments make you feel a little bit comfortable with the guys.
ESPNsoccernet: Speaking of [the] language barrier, you'll be in a different country: Any chance of Freddy speaking Portuguese soon?
FA: Oh yeah, I'm definitely going to learn Portuguese, and I want to learn the culture. I'm excited about the process of learning a new language, and it will be great.
ESPNsoccernet: Lets talk a little bit about some of the details of your contract; how many years is it and what does it entail?
FA: I've signed for five years, and obviously I'm excited about that. Benfica is one of those clubs that allows young talent to grow. It's a great environment for me because the coach's strategy fits my style of play -- I'm more of a skillful type of player, and that's the type of league I'll be playing in. We were able to agree on all the terms; no financial terms will be disclosed at this point, though.
ESPNsoccernet: You talked about the team's love for young talent. Angel Di Maria of Argentina, eventual U-20 champion in Canada, will join you at Benfica. What should we expect from both of you?
FA: Di Maria is a great pickup for us, one of the best players in the [U-20] World Cup period. I was there for a couple of days in Lisbon, and just watching him, the kid is just brewing with confidence.
I know he is ready to rock and roll when called upon, and same here. You should expect us to play some entertaining soccer. Benfica has a lot of skillful players, and we balance it out with speed, from the veterans and youth; that's where Di Maria and I come in. We will play some good soccer for all Benfica fans.
ESPNsoccernet: Was there any truth to the rumors about you joining Celtic FC in Scotland?
FA: They were interested. They were one of the teams that showed the interest, but nothing obviously happened there. I couldn't be happier about being with Benfica right now. I mean, wow! Who would have ever thought that I would be in Benfica colors, getting an opportunity to play in the [UEFA] Champions League? All this after 3½ in MLS, it's unthinkable.
ESPNsoccernet: Real Salt Lake acquired you last year from D.C. United knowing that Europe was on the horizon when you turned 18. Were you surprised they made a move for you?
FA: I was not surprised they made a move for me. I didn't know what the future had in store for me, though, and what was going to happen. I didn't know I would be leaving this summer. The plan all along for me was to make a move after this season, which they knew. They knew of my intentions and desire to play in Europe. I would say the U-20 changed all those plans right away, and I just wanted to take advantage of it.
ESPNsoccernet: I'm going to play devil's advocate. If Freddy could not succeed in MLS, how is he going to perform and start on a more competitive level in Europe?
FA: [Laughs] Here is a response to that. I have never gotten to play at my natural position in MLS, and it sounds like I'm making excuses. My whole life I have always been an attacking midfielder/support striker. Ever since I joined MLS I've played outside midfield. Somewhere along the line people started thinking I'm an outside midfield, but I'm not and I never was. I tried to make the best of it, but I wasn't as effective compared to if I played in my natural position in the middle.
Most people that watch the games knew I scored most of my goals and picked up most of my assists when I got the chance to play in the middle, whenever Christian Gomez was out of the game at D.C.
I got that opportunity at the U-20 and I took full advantage of that. I hope I get that opportunity at Benfica, which I'm pretty sure I will, because I talked to the coach [Fernando Santos]. We talked about positions; he felt I did very well at the attacking midfield spot and he will give me a chance there, it's up to me to take advantage of that.
ESPNsoccernet: This team plays a 4-3-3 formation; the attacking midfield position already has a legend in Rui Costa, and former captain Simao Sabrosa just moved to Atletico Madrid. Would you prefer Sabrosa's position?
FA: At this level I don't really mind playing a left forward since the team plays a 4-3-3. This team plays in a certain way that you are involved more, even if you play left or right forward. Rui Costa is Rui Costa, a legend like you mentioned, and it will be great to learn from someone like that, as well.
The coach has made it clear along with the president that I will be a big part of the team. All I have to do is work my butt off and show that I can contribute immediately.
ESPNsoccernet: Lets talk about your U-20 team in Canada. Describe the emotions when you guys beat Brazil.
FA: It was a great victory. Brazil is Brazil regardless of who wears that jersey. We were definitely the underdogs going into that game. I had always said all along that we had the talent to beat anybody in the tournament, and we proved it on that day.
They have some great players in Pato, [Leandro] Lima, Jo and all these other guys that are probably going to be sold for about $20 million each. It said a lot about our team, and I was very proud to captain a U.S. team in a game of that magnitude and go on to win.
I think I did myself a lot of good in that aspect, and my overall performance in the competition -- like the hat trick against Poland -- proved doubters wrong and renewed interest from Europe.
ESPNsoccernet: Did your team need the Brazil win to prove that you were one of the teams to beat in the competition?
FA: Yes! We wanted that game. Its not every day you get a chance to play a Brazil in a competition of that level, and we wanted to take full advantage of that. Everybody wanted to prove we were for real and not here to add to the numbers. We needed that for the team confidence as well, and also to prove to ourselves that we can play against anyone.
ESPNsoccernet: How far in the competition did you guys think you could go?
FA: I thought we could win it all. Honestly, we could have with a little bit of luck against Austria. On that day, the chances did not go our way, but that's soccer. You just live with it, learn from your mistakes and move on. I thought we really had the talent and should have at least made it to the semifinals.
ESPNsoccernet: Now back to Europe, you've seen Champions League on television. Describe the feeling you get when you think of playing with or against some of the biggest names in the world of club soccer?
FA: You have no idea how happy and pumped I am right now, especially to play at Estadio da Luz in Lisbon. This is a dream come true, and I have been dreaming about this and talking about it in interviews for a long time. Finally it is here, and I want to take full advantage of this and I cannot wait for my first Champions League game. I'm ready for the challenge.
sexta-feira, 10 de agosto de 2007
RAJ
quinta-feira, 9 de agosto de 2007
amélia, reforços, champions

terça-feira, 7 de agosto de 2007
Nuno Gomes
A meu ver trata-se do melhor ponta de lança do futebol português dos últimos anos. E no Benfica também. Só o van Hooijdonk pode reclamar estatuto semelhante, mas tal candidatura fica comprometida por escassa militância e resultados obtidos.
O Nuno Gomes tem força, alguma técnica, e muita, muita inteligência a jogar, a tabelar e a assistir os companheiros. Joga bem de cabeça e chuta forte. Já fez épocas magníficas no Glorioso. Bem sei que outras fez de muito menor brilho, pouco mais que sofríveis. Mas quanto a mim nessas performances foi vítima de esquemas tácticos menos ajustados às suas características ou mesmo de equipas que incluíam companheiros, que deveriam municiar o ponta de lança, que eram jogadores verdadeiramente execráveis.
É já um mandamento sagrado do benfiquismo o dizer-se que o “Nuno Gomes rende mais a jogar com atrás de outro ponta de lança”. Concordo com a máxima. E estou convicto que esta época vamos ter um esquema com uma dupla de pontas de lança que pode ficar na história, formada por Nuno Gomes e Óscar Cardozo. Ou Nuno Gomes e Bergessio. Ou Nuno Gomes e Dabao. Não sei quem vai ser o tal segundo ponta de lança, pois não conheço bem os jogadores em questão. Mas Nuno Gomes, sempre.
Diz quem sabe...
segunda-feira, 6 de agosto de 2007
mau perder, feijões, xerife e notas

domingo, 5 de agosto de 2007
derby, pré-época e champions

sexta-feira, 3 de agosto de 2007
Terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões.
Angel Di Maria
Acreditem camaradas benfiquistas, vamos precisar muito de que nos faça esquecer Simão Sabrosa nos tempos recentes. Ele foi, como o Santiago disse com acutilante pertinência, o melhor jogador do Glorioso nos últimos anos e um dos que acedeu ao restrito grupo dos anais do nosso querido clube.
Por mim aqui assumo a seguinte convicção: a nossa melhor contratação foi o Angel Di Maria e penso que neste momento é o melhor jogador de que dispõe o nosso plantel. Faço-o numa altura em que ainda nem se treinou e está lesionado . . . O que pensam os companheiros de blogue? Qual é a vossa aposta para “joker”? Passo a bola ao VICI, num passe à Di Maria.
Saudações benfiquistas!
quinta-feira, 2 de agosto de 2007
Viva o Glorioso Sport Lisboa e Benfica
É com muito prazer que aceito, agradecido, o convite do amigo Santiago para dar a minha modesta colaboração ao blog. Para o Santiago e demais camaradas bloggers, segue as minhas mais calorosas saudações Benfiquistas.
Prometo ser neste espaço firme e intransigente na defesa do nosso querido clube. E impiedoso até contra aqueles que ousarem, através de actos, palavras ou omissões, por em causa o nosso superior ideal. Invejosos de todo o mundo, tremei!
Por hoje é tudo, que não me pagam para isto (situação a rever pelo caríssimo Santiago).
Um abraço a todos e viva o Glorioso Sport Lisboa e Benfica!
contratação bombástica!
MANIFESTO ANTI ANTI-NANDINHO!

BASTA PUM BASTA!
ADEPTOS DE UMA EQUIPA, QUE CONSENTEM DEIXAR A SUA EQUIPA SER CRITICADA POR UM QUALQUER PAROLO SÃO ADEPTOS QUE NUNCA O FORAM! É UM COIO D'INDIGENTES, D'INDIGNOS E DE CEGOS! É UMA RÊSMA DE CHARLATÃES E DE VENDIDOS, E SÓ PODE PARIR ABAIXO DE ZERO!
ABAIXO OS QUE CRITICAM O NANDINHO!
VIVA O NANDINHO, VIVA! PIM!
UMA EQUIPA COM UM NANDINHO À PROA É UM VELEIRO COM GLORIOSO SEGURO!
O NANDINHO É UM BACANO!
O NANDINHO NÃO É CIGANO!
O NANDINHO SABE A GEOMETRIA DA BOLA, SABE JOGAR EM LOSANGO, ATÉ SABE DE ENGENHARIA QUE É COISA QUE POUCOS ENGENHEIROS SABEM! SABE TUDO MENOS PERDER QUE É A ÚNICA COISA QUE ELE NUNCA FAZ!
O NANDINHO PESCA TANTO DE BOLA QUE ATÉ FAZ SONETOS COM LIGAS BWIN!
O NANDINHO É BENFIQUISTA!
O NANDINHO A TODOS CONQUISTA!
O NANDINHO NÃO USA CEROULAS DE MALHA!
O NANDINHO NÃO PRECISA DE FARDOS DE PALHA!
O NANDINHO É NANDINHO!
VIVA O NANDINHO, VIVA! PIM!
[Baseado no “Manifesto Ant-Dantas”, do imorredouro Almada Negreiros]
P.S.: Não sou, nem nunca fui grande fã do Nandinho, mas está na altura de parar com as críticas e dar um voto de confiança ao homem! Para mim, por enquanto, é o melhor treinador do mundo!