terça-feira, 21 de agosto de 2007

ovos, o Pequeno Genial, Camacho e a Fúria Espanhola

sem ovos não se fazem omeletes.
sem cozinheiro não se escolhem os melhores ovos.
sem sal não se temperam os ovos.

ora temos ovos (classe B, na sua maioria, mas que servem para o n/campeonato), não tinhamos cozinheiro nem sal para os temperar. Fernando Santos, neste particular, foi uma espécie de salmonela que nos apanhou durante 13 meses; mas a culpa das salmonelas só pode ser assacada a quem foi ao supermercado da grécia comprar um quarto de dúzia (Fernando Santos, Bruno Moura, Jorge Rosário).

uma primeira nota para o Pequeno Genial, Fernando Chalana, que orientou a equipa no treino de ontem.

é uma espécie de reserva moral do Clube e, até ver, o único treinador que obteve 100% de vitórias no jogo que orientou: ganhou 3-o ao Braga (obrigado ao S.L.B.), conseguindo descobrir o que é para mim o melhor lateral direito (em futebol jogado, porque como pessoa é o que são quase todos os jogadores de futebol, ainda para mais quando têm uma meretriz como empresário) que vi jogar no Benfica (de Camacho): miguel.

o outro Fernando, o Santos, viu traídas as suas aspirações de continuar à frente dos destinos do Benfica.

não o vejo como a raiz de todos os males. apenas como uma vítima da sua própria incompetência para treinar um clube grande e da incompetência total de uma direcção que, ao que se diz, recuperou financeiramente o Benfica, mas que delapidou o património desportivo. incompetência não significa que não tenha apreço pelo ser humano, a quem fizeram (não é Sr. LFV?) uma pulhice de todo o tamanho com este despedimento. a única crítica que posso fazer ao Fernando Santos assenta no facto de não ter visto que estava a mais no final da época passada, depois do falhanço total com que nos vimos confrontados. tinha posto o lugar à disposição e sairia reforçado (ou, menos beliscado). ganha assim 100 mil contos com a rescisão e a certeza de que nunca mais irá treinar um clube da dimensão do Benfica.

é realmente incompreensível e roça a vergonha que tenha sido afastado à primeira jornada. mas mais incompreensível é ter sido mantido no final da época passada.

agora Camacho.


não gosto de treinadores que voltam ao Benfica. como quase todos tiveram sucesso anteriormente, da segunda vez é-lhes pedido mais. a pressão é maior. no entanto, com Camacho, a velha máxima postada por Xô Vici, (em forma de poema) pode (vai) ser contrariada:

Camacho, para além de grande condutor de homens, tem uma personalidade forte. sabe de futebol, incute garra nas equipas, joga para ganhar, para marcar, descurando muitas vezes os aspectos defensivos (eu gosto do futebol romântico e, ao contrário de Trap, prefiro ver um grande jogo de futebol em que os jogadores jogam para o ataque, do que jogos enfadonhos). consegue perder 4-3 em San Siro contra o Internazionale... depois de uma primeira mão em que o Benfica fez das melhores exibições dos últimos dez (quinze?) anos na Luz (apesar do empate a zero), em que só um super GR conseguiu parar o que havia para parar... põe a equipa a jogar para a frente. é verdade que não conseguiu classificar o Benfica para a fase de grupos da Champions, perdeu os dois jogos com a lazio. mas desta vez, vai conseguir, aliás, tem de conseguir!
Camacho personifica e incute o que me habituei a ouvir desde pequeno: a Fúria Espanhola dos anos 80. a garra, a força e o querer (como aliás, se ouve numa das mais belas canções sobre o Benfica) que, ou muito me engano, ou vai dar frutos num futuro não muito distante.
uma última palavra para todos aqueles que nos dão a honra da visita e que clicam de locais tão longínquos como o Canadá, a Suiça, Mocambique (via Vici), EUA, Japão, Hong Kong, Reino Unido, África do Sul e, claro, em maior número, de Macau e Portugal e que têm, na sua esmagadora maioria um denominador comum: o Benfica:
nunca pensei ter mais de 1000 visitas num só dia, com cerca de 3500 páginas vistas: obrigado pela v/visita e esperemos que o próximo record seja batido já na próxima quarta-feira, dia 29 de Agosto, com a passagem à fase de grupos da Champions e que o grande record seja batido na última jornada do campeonato, quando todos envergarmos a faixa de Campeão da liga com nome de sítio de apostas e, claro, se possível, depois da final de Moscovo... em que, espero estar presente de encarnado vestido!
ps - o Engenheiro foi aplaudido de pé à porta da Caixa Futebol Campus, ontem no Seixal, como vaticinou.

6 comentários:

Anónimo disse...

não é uma velha máxima...

Anónimo disse...

BOM BLOG.
CONTINUA ASSIM

Anónimo disse...

DIA 29 É UM GDE DIA

Anónimo disse...

Como benfiquista o que desejo é com Camacho ou outro qualquer as vitórias do Benfica..mas que não concordo (neste momento) com a dispensa de Fernando Santos) lá isso não..e acredito que a saída de Veiga já tivesse a ver com a vinda de Camacho..Não compreendo ainda porque no final da época não quizeram o Erikson (quem está mal no Benfica é a direcçºao..Abraço

S.L.B. disse...

Só uma correcção: o Chalana fez só um jogo como treinador do Benfica (3-0 ao Braga). A partida frente ao Gil Vicente já foi do Camacho.

Anónimo disse...

A fúria espanhola, a armada argentina, o classe brasileira ... o que é que nos falta? Ver o Camacho entrar na Champions.
Eu já nem quero ir até Moscovo. Já me contento com 4 viagens ao estrangeiro.
http://benfica-fc.com/slbenfica/