quarta-feira, 15 de agosto de 2007

MAESTRO, párem com os assobios e cale-se Sr. LFV

consegui, a muito custo, ver finalmente um jogo quase completo pela internet. bem, quase que consegui ver. fiquei desiludido com o sítio BenficaTV. anunciaram que a transmissão online teria lugar, e nada. o dono do canal foi para a Catedral (compreendo) e esqueceu-se de deixar aquilo ligado (não compreendo); mas foi nesse sítio que os compinchas do forum iam dando vários links, e num deles consegui espreitar o que se ía passando na Catedral.
o pior é que, assim que consegui estabilizar num outro sítio, vejo o Luisão a fazer um atraso disparatado, que daria em golo dos rapazes da carslberg. depois de algumas tentativas lá conseguimos ver, com paragens grande parte da segunda parte, o que os nossos (não) fizeram. quando já estava irritado e a discrepância de minutos entre a rádio macau (em cadeia com a antena 1) era de um minuto e meio, decidi ir buscar o ipod e ouvir o relato ao mesmo tempo que via as imagens, as quais eram a repetição do que tinha ouvido anteriormente.
em boa hora o fiz, porque ouvi a obra de arte do Maestro e, um minuto depois, vi no tal canal o porquê de ele ainda nos ser muito útil e, de acima de tudo isso, ser realmente o jogador de nível superior.
ele percebeu, como ninguém, que a única forma de alvejar com perigo a baliza dos nórdicos era de meia distância (gosto muito desta expressão de futebolês). percebeu ele e o Cardozo, visto que pertenceu a este uma das três verdadeiras ocasiões de golo em 90 minutos de (pouco) futebol.
aliás, convém realçar que o segundo monumento do Maestro é fruto da inteligência do Cardozo que esperou, contemporizou e de forma superior assistiu o número 10 do Benfas para o tiro à entrada da área, quando já todos nos preparávamos para começar a chamar (mais) nomes ao engenheiro.
por falar em chamar nomes, fiquei triste quando ao intervalo uma boa parte dos adeptos do Benfica presentes na Catedral assobiaram a equipa.
sei que somos talvez os Adeptos mais exigentes do planeta do futebol e que o engenheiro merece uns assobios mas nem isso nos dá o direito de assobiar a equipa quando esta se dirige para os balneários. nem que seja por nessa Equipa pontificar Maestro, o qual, aliás, pediu (ao que se relatou aos microfones da emissora nacional) calma aos adeptos. Ele, mais do que ninguém, sabia que podia dar a volta. e mais: quem tem o prazer e o privilégio de poder ver in loco o Glorioso, deveria perceber que há emigrantes que dariam tudo para estar presentes e que, esse privilégio, não se compadece com assobios à equipa. é verdade que o engenheiro está obrigado a passar a eliminatória e, depois disso, a fazer uma primeira volta extraordinária. caso isso não aconteça, será difícil mantê-lo na direcção técnica da equipa. está escrito, todos sabemos isso, pelo que não vale a pena assobiar, porque a culpa de o terem mantido ao leme do Glorioso, não é dele, nem dos jogadores. se quiserem assobiar, assobiem a Direcção e, especialmente, o Orelhas, vendedor da banha da cobra encartado, que a cada intervenção dá um tiro no pé. como já tivemos ocasião de pedir: sr. Luis Filipe Vieira, CALE-SE ATÉ AO FIM DA ÉPOCA e garanto-lhe que vamos ser Campeões!
a custo conseguimos uma vantagem preciosa para a segunda mão, mas está tudo em aberto, isto é, o Benfica tem de apresentar-se ao seu melhor nível para passar a eliminatória.
das exibições individuais, não vale a pena falar do Maestro, o qual perfuma o relvado com classe e tem lugar até aos 40.
Luisão esteve mal no lance do golo mas já estaria lesionado.
Luis Filipe foi uma nódoa, mas aí a culpa vai direitinha para o engenheiro que põe um jogador acabadinho de chegar do braga a titular, num jogo desta importância. talvez a possível saída do Nélson contribua para que Luis Filipe tenha sido titular.
Léo está nitidamente à procura da melhor forma.
David Luiz é demasiado dado a quezílias sem sentido.
Katsouranis esteve bem, sobretudo a central.
Petit é um poço de energia, mesmo sem estar a 100%.
Nuno Assis não se viu muito.
Cardozo foi dos melhores.
o Bergessio, deve ter-se entusiasmado bastante por jogar na Catedral e pouco ou nada se viu.
o Adu não podia fazer melhor; está há sete dias a treinar e isso é muito pouco.
Coentrão entrou muito bem no jogo.
Nuno Gomes, vindo de uma lesão, não pode pedir-se mais. no entanto, gostei do aplauso do público quando entrou no desafio.
segue-se o leixões que fez uma excelente partida para a taça com nome de cerveja contra o varzim; vamos ver se temos alma para conseguir entrar com o pé direito na liga com nome de sites de apostas...

4 comentários:

k disse...

Eu realmente tambem nao percebo como querem os benfiquistas que o clube chegue a algum lado se logo ao primeiro jogo ja se assobia tudo e todos. Sera que nao entendem que a maior parte daqueles jogadores, ainda por cima por ser a primeira vez que pisam tao emblematico palco e ainda por cima alguns de tenra idade, sentem o nervoso miudinho e tem que ser principalmente acarinhados nas primeiras vezes. Nao me venham com a historia que la dentro esquecem tudo e que sao profissionais e bla bla... Sao humanos. E por vezes a recepcao do publico no primeiro jogo pode moldar-lhes o resto da epoca. Muitos sao contra o engenheiro, eu sei... Eu por enquanto ando principalmente desulidido com a direccao ou pelo menos tenho algumas duvidas quanto a certas decisoes tomadas. Mas independentemente disso NUNCA, e agora nao seria excepcao, assobiei qualquer equipa do Benfica ou jogador na Catedral ou em qualquer outro sitio. Nao compreendo. Mesmo.
Dizem-me que eh por sermos grandes. Por causa da pressao, etc... Eu acho uma total parvoice e esse argumento nunca hei-de aceitar. Eu acho que eh por sermos portugueses. E nesse aspecto nao somos os melhores apoiantes do mundo. Desculpem-me. Nao morro de amores pelos ingleses, mas nesse ponto, tiro-lhes o chapeu no apoio as suas equipas. Quanto ao jogo: De inicio de epoca, com muitas caras novas assobiadas, com muitas caras velhas antes assobiadas e ontem muito saudadas, mau jogo de futebol, nesta altura da epoca dou o desconto, espero melhorias e sei que vao haver, tenho grandes esperancas na passagem da eliminatoria, continuo a apostar no Cardozo e continuo na mesma em relacao aos miudos... eh preciso ter calma.

Anónimo disse...

O pior é que há adeptos que já sabem que vão para o estádio para assobiar. Até parece que ficam chateados quando a equipa joga bem e ganha (o que nao foi caso).
Ontem salvo os remates de fora da área, que resultam da capacidade individual, não se viu um lance colectivo. É preocupante, mesmo se acreditarmos que a equipa é capaz de melhorar.
http://benfica-fc.com/slbenfica/

Lai Jo Fai disse...

Concordo que não devemos (nunca) assobiar os nossos. Mesmo que um dos nossos seja o engenheiro.

Maior que a aasobiadela ao intervalo, foi a assobiadela aquando do anúncio da constituição das equipas. Quando a foto do engenheiro foi exibida no (magnifico) placard (sim, sou um romantico do futebol e digo placard) a assobiadela foi tao forte que meteu nojo...

Quanto ao jogo, não tenho nada a acrescentar. Até parece que o meu amigo Santiago esteve na Catedral. Boa análise.

Saudações

Anónimo disse...

LFV deve falar menos.
LFV deve meter menos o nariz em cruzadas inúteis e conflitos prejudiciais ao clube.
LFV não deve convocar gente aos estádios.
LFV não deve exigir Liga, Champions e a Taça.
LFV deve fazer o que tem a fazer e saber esperar.
FS deve proteger os jogadores.
FS deve proteger o Nélson esperando que ele saia do ciclo mau. Porquê ? pois basta o Luís Filipe abanar e não temos Nélson.
FS deveria saber proteger, castigar e perdoar Anderson. Porquê ? faz falta agora, vê-se...
FS deve gerir melhor o plantel.
FS deve gerir melhor o plantel secundário, deve comunicar melhor.
FS deve trabalhar mais os reservas para que entrem sempre bem.
FS tem de lutar pelos jogadores todos e não apenas pelos titulares
FS deve trabalhar melhor os insatisfeitos e não limitar-se a abrir-lhes a porta de saída
Se não...temos mais um ano de fracassos,a equipa perde Simão, Miccoli,Karagounis, Manuel Fernandes, amua e embirra com Anderson, Nelson, pensam emprestar Andre Diaz ? manter Mantorras ?deixar sair Nuno Gomes ? Yu Dabao não convence ? Manu já foi ? etc...Benfica tem de ser mais profissional e viver menos dos amuos e birras de presidente e treinador, futebol hoje é emoção dentro do jogo e muito profissionalismo fora dele. Leia-se menos emoção de dirigente e treinador.