terça-feira, 7 de agosto de 2007

Nuno Gomes

Ao contrário de alguns camaradas de blog, que sei não serem particulares entusiastas do futebol do nosso capitão de equipa, aqui me confesso um grande admirador das muitas qualidades que reconheço ao Nuno Gomes.
A meu ver trata-se do melhor ponta de lança do futebol português dos últimos anos. E no Benfica também. Só o van Hooijdonk pode reclamar estatuto semelhante, mas tal candidatura fica comprometida por escassa militância e resultados obtidos.
O Nuno Gomes tem força, alguma técnica, e muita, muita inteligência a jogar, a tabelar e a assistir os companheiros. Joga bem de cabeça e chuta forte. Já fez épocas magníficas no Glorioso. Bem sei que outras fez de muito menor brilho, pouco mais que sofríveis. Mas quanto a mim nessas performances foi vítima de esquemas tácticos menos ajustados às suas características ou mesmo de equipas que incluíam companheiros, que deveriam municiar o ponta de lança, que eram jogadores verdadeiramente execráveis.
É já um mandamento sagrado do benfiquismo o dizer-se que o “Nuno Gomes rende mais a jogar com atrás de outro ponta de lança”. Concordo com a máxima. E estou convicto que esta época vamos ter um esquema com uma dupla de pontas de lança que pode ficar na história, formada por Nuno Gomes e Óscar Cardozo. Ou Nuno Gomes e Bergessio. Ou Nuno Gomes e Dabao. Não sei quem vai ser o tal segundo ponta de lança, pois não conheço bem os jogadores em questão. Mas Nuno Gomes, sempre.

9 comentários:

santiago disse...

Xô Vici
é verdade que não morro de amores pelo Nuno Gomes.
ainda para mais sempre achei que era um lagarto infiltrado até ter visto no site dele que é Benfiquista desde pequenino (apesar do cognome ser mais à azul). Ora, desde esse dia, gosto mais do Nuno Gomes, mas ainda me está atravessado (por exemplo) o falhanço à boca da baliza que tivemos oportunidade de comentar contra o español para a taça uefa deste ano...
mas que já nos deu grandes alegrias, isso é indesmentível e que, este ano, tem todas as condições para vingar, sem dúvida (apesar de para já estar outra vez a perder a pré-época).
saudações Gloriosas

VICI disse...

Santiago, pá, vai já tomar as ampolas!!! Não vez que a "posta" não é minha... ;)

É verdade que sou um grande admirador do Nuno Gomes, pelo que subscrevo inteiramente a "posta" do nosso Caniggia!

Tenho pena que os benfiquistas se lembrem sempre dos seus falhanços (que os teve, sem dúvida), mas nunca se lembrem das muitas alegrias que nos tem dado... E isto sem sequer mencionar a forma aguerrida como se entrega ao jogo e vive a nossa camisola!

santiago disse...

peço desculpa aos dois:
ao Vici por ter comentado um post do Claudio;
ao Claudio por ter comentado um post dele pensando que era o Vici.
a verdade é que estas dores de cabeça devem andar a moer-me o juízo!
no entanto, mantenho na íntegra o comentário, retirando as partes not applicable!
abraços.
e o Grande Lai Jo Fai não se posta?

Claudio Caniggia disse...

Antes de mais, estimo as tuas melhoras.
Sempre me pareceu que pertencias ao grupo de sócios / adeptos que se habituaram a culpar o Nuno Gomes por todos os nossos desaires. Quando na verdade ele foi sempre dos menos maus.

Lai Jo Fai disse...

Caro Santiago,

Desculpa por não me ter postado todo, mas sabes que ando com trabalho de cacete.

Concordo que o Nuno Gomes nunca foi um chulo. Deu sempre tudo dentro de campo e sabemos o quanto isso vale nos dias de hoje.

No entanto, creio que ele perdeu as únicas qualidades que lhe reconhecia. O dominio de bola de costas para a baliza e a combinação com outros jogadores que aparecem na cara do golo, são coisas que ele deixou de fazer há muito.

Acho que continua a ser um elemento válido para o plantel, mas no banco.

Tenho dito
Lai Jo Fai

Anónimo disse...

Este ano, sem o Simão e o Miccoli, o Nuno Gomes é mais necessário que nunca.
http://benfica-fc.com/slbenfica/

santiago disse...

Claudio Caniggia, quer parecer-me que V. Exa. está equivocado sobre o comportamento do Lai Jo Fai, cuja sobriedade sempre foi o seu middle name em todos os comentários que nos brindou ao longo do Campeonato do Mundo de Futebol e, depois, no início da Série A. Já V. Exa. tem uma história que fala por si.

VICI disse...

Santiago, se eu fosse a ti estava masé calado... ;)

Anónimo disse...

concordo com o Sr. Vici!