sexta-feira, 16 de abril de 2010

O que me vai na alma...

O Sporting "Alija responsabilidades constantemente e corre o risco de deixar de ser um grande do nosso futebol (se é que ainda o é)". Pegando nesta frase bastante pertinente do Xô VICI presente na sua última posta, aqui vão alguns dos meus pensamentos sobre o clube de Alvalade e que decido agora partilhar convosco. Preparem-se para um post longo..

Em primeiro lugar, para responder às parvoices que o Costinha e o Moutinho vieram dizer sobre o jogo da última Terça-Feira deixo aqui este vídeo..


Benfica - Sporting 2010 Roubo de Catedral
Uploaded by ZeCambalhota. - More professional, college and classic sports videos.

Ou seja, mais uma vez os lagartos decidem dizer que a culpa da derrota foi do árbitro, preferem esconder a cabeça na areia e não ser intelectualmente honestos vendo estas imagens, para que possam daqui a dois anos vir dizer... ah e tal... em 2010 só nos ganharam porque o Luisão não foi expulso.. Preferem não ver qual o problema maior do seu clube. Preferem continuar a achar que perderam o campeonato de 2005 porque o Luisão fez falta sobre o Ricardo (facto que sempre achei curioso já que o Ricardo, a pessoa mais importante na jogada, no segundo imediatamente a seguir só se queixava de uma pretensa mão do Luisão que não existiu), preferem continuar a achar que perderam o campeonato de 2007 (acho) por causa da mão do Ronny, quando ainda faltava praí um terço da época na altura e quando, de certeza houve muitos mais erros de arbitragem além desse. Mas não.. O árbitro do jogo com o Paços sabia que aquilo ia decidir o campeonato.. Preferem continuar a chorar.. Eu por exemplo lembro-me que o Benfica perdeu o campeonato do ano passado pura e simplesmente porque o Quique não percebia nada daquilo..

Quanto à segunda parte da frase do VICI maiores certezas tenho..
Vamos chamar-lhe a "Teoria de Barbosa" (que brevemente será lançada em livro.. .;)) e que explica porque razão considero que só há dois clubes grandes em Portugal.
Passo a explicar:
Conceito de "Grande" (na minha opinião) : Um clube que tenha, comparativamente aos restantes clubes grande número de títulos acumulados na sua história e/ou um clube que no presente e passado recente tenha uma supremacia assinalável relativamente aos demais. Considero que o número de adeptos é uma mais valia e não um factor determinante "per si". (Na hipótese parva de um clube ter 50 milhôes de adeptos mas nunca ter ganho nada de que é que isso interessa?).
Vamos a exemplos.
Liverpool: Grande... apesar de não ganhar um campeonato há uma catrefada de anos, não deixa de ser um dos clubes com mais titulos em Inglaterra (senão o que tem mais) - preenche o primeiro requisito
Arsenal: Não Grande.. Não tem muitos campeonatos, ganha um de vez em quando, na Europa também não tem comparação com Liverpool ou Man Utd.
Lyon: Grande .. apesar de ter uma história recente tem uns 7 campeonatos nos últimos 10 anos. - preenche o segundo requisito.
Atlético de Madrid: Não Grande... Nem é preciso explicar certo?

Vamos aos clubes portugueses

Benfica: 66 títulos (esperamos que a caminho do 67), dos quais duas taças dos campeões, consequentemente o clube com mais títulos em Portugal. Se tudo correr bem 2 campeonatos nos últimos 6 anos. - Preenche o primeiro requisito. Aqui aplica-se a mais-valia... Não deixa de ser o clube com incomparavelmente mais adeptos a nível nacional.
Porto: 64 títulos, dos quais 2 taças dos campeões e 1 taça UEFA. 7 campeonatos nos últimos 10 anos. Infelizmente por enquanto preenche os dois requisitos.

Antes de passar ao resto da tabela um parêntesis. Causa-me espécie a mania que a lagartagem tem de se colocar em bicos dos pés e vir com determinado tipo de conversas de quem acha que o seu clube tem uma dimensão comparável à nossa. Passo igualmente a explicar.

Pergunta aos Sportinguistas. Que fariam vocês se há uns 4 ou 5 anos sempre que ficassem em terceiro lugar por exemplo, ou fossem eliminados da Europa ou fossem jogar com o Boavista estando 23 pontos à sua frente, viesse um adepto do Boavista e começasse a gozar, ou a dizer que iam perder com o seu clube quando o mesmo fosse a Alvalade, ou se começasse a dizer que os dois clubes estavam no mesmo patamar? Riam-se certo? Achavam que ele não percebia bem o historial das duas equipas, o contexto da sua comparativamente ao Sporting.. Ignoravam-no pura e simplesmente..

Voltemos à tabela..

Sporting: 41 títulos, dos quais uma Taça das Taças. A 26 do Benfica e 23 do Porto. Menos campeonatos que qualquer um dos dois. Menos Taças que o Benfica (O Porto pode igualar o Sporting este ano).

Boavista: 11 títulos. A 30 do Sporting... Será 30 assim tão diferente de 26???

Deixo a pergunta no ar..

Mais uma pergunta: Eu nasci em 77. Entre 83 (onde começam as minhas memórias do futebol) e 94 vi o Benfica ser campeão Nacional 6 vezes em 11 anos, ir a duas finais da Taça dos Campeões e a uma da UEFA. Ser, por isso, o maior clube dessa altura em Portugal. Algum Sportinguista se lembra do seu clube ser o maior clube do país resultado de épocas sucessivas de êxito, com excelentes prestações na Europa? Havia um senhor lá na minha rua que se lembrava. Aliás, ele até era bastante conhecido por todos já que tinha participado na Guerra de 14/18.

Saudações Benfiquistas!!

Sem comentários: