quarta-feira, 3 de março de 2010

o hábito que vem de longe

ainda que não tenham recorrido nessa altura.

in a bola de hoje
Artigo que condenou Hulk já fora utilizado
Fernando Mendes foi suspenso por agressão a bombeiro Acórdão 13 meses depois FC Porto não contestou argumentação da CD da Liga
Oantigo jogador Fernando Mendes foi suspenso três meses, a 3 de Abril de 1998, depois de agredir um bombeiro no Estádio José Gomes, no E. Amadora-FC Porto, ao abrigo da mesma norma pela qual Hulk e Sapunaru foram castigados, a 19 de Fevereiro deste ano, depois dos incidentes no túnel da Luz, ocorridos a 20 de Dezembro, nos quais ficaram provadas agressões a assistentes de recintos desportivos.

Na altura do caso Fernando Mendes, o departamento jurídico dos dragões não contestou a interpretação da Comissão Disciplinar Liga Profissional, que entendeu ser o bombeiro uma pessoa com direito a permanência no recinto de jogo. Desta vez, o FC Porto recorreu para o Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol, alegando, em comunicado, que os assistentes de recintos desportivos não são intervenientes no jogo.

No processo que envolveu Fernando Mendes, a Comissão Disciplinar da Liga à época demorou 13 meses a julgar o processo. O antigo jogador dos dragões agrediu um bombeiro a 28 de Fevereiro de 1997, mas o acórdão só foi publicado a 3 de Abril de 1998, mais de 13 depois do incidente. Fernando Mendes, porém, não foi suspenso preventivamente, por não ter sido expulso pelo árbitro, ao contrário de Hulk e Sapunaru. Os dois estiveram suspensos preventivamente quase dois meses (o Benfica-FC Porto jogou-se a 21 de Dezembro de 2009 e a decisão da Comissão Disciplinar da Liga foi tomada a 19 de Fevereiro de 2010), tendo sido castigados, respectivamente, com quatro e seis meses de suspensão.

O caso de Fernando Mendes não foi, porém, o único que foi julgado pela Liga, na qual Guilherme Aguiar era director-executivo, com base na infracção do artigo 115.º, nº1, alínea f) do regulamento de disciplina. O antigo defesa portista Lula, por exemplo, foi suspenso dois meses por empurrar com a mão a cara do então treinador do Benfica, Graeme Souness, no final do Benfica-FC Porto de 2 de Maio de 1998. A decisão da Comissão Disciplinar da Liga foi conhecida a 23 de Outubro, mais de cinco meses depois.

O leiriense Emmanuel Duah foi também punido com dois meses de suspensão depois de ter pontapeado a perna de um maqueiro, num jogo em Guimarães, a 30 de Agosto de 2008. A decisão surgiu dois meses depois, tendo sido o jogador considerado culpado de infracção disciplinar pelo artigo 115.º nº1, alínea f)."

Sem comentários: