domingo, 22 de julho de 2007

Campeão em Macau

Em primeiro lugar, quero agradecer ao Xô Santiago pelo convite que me endereçou para colaborar no seu blog.

Foi com muita satisfação que aceitei o seu desafio. Não só pela sincera amizade que nos une, mas também pelo tema – utilizando uma expressão argentina - muy lindo que é o Benfica.

Pensei que a melhor forma de iniciar a minha modesta participação teria de passar pelo exercício do meu benfiquismo nos meus tempos de Macau onde o ponto alto foi, sem dúvida alguma, a vitória no campeonato na época 2004/05. A vitória do CSKA na final da taça UEFA também é um momento que recordo com bastante carinho.


A época do último título foi desgastante. Desgastante para a equipa (não podemos esquecer que a Velha Raposa tinha menos (e piores) soluções que o Engenheiro e desgastante para os adeptos, sobretudo os de Macau que de forma persistente se mantiveram acordados, jornada após jornada, até a altas horas da manhã para ouvir no transístor as exibições muitas vezes penosas e sofridas (estou a lembrar-me, por exemplo, do jogo no Restelo) do Benfica na caminhada até ao tão desejado título.

Apesar de não ter tido oportunidade de festejar a vitória no estádio e nas ruas de Lisboa, vivi uma experiência única ao ter celebrado essa saborosa conquista na condição de emigrante e sentir que em Lisboa ou na China o Benfica é mesmo muito grande. Jamais me esquecerei da mobília voadora durante os festejos do golo do Luisão contra o S... ou das muitas lágrimas de alegria vertidas pelo meu amigo Santiago após o jogo do Bessa.

Quando o jogo do título terminou, faltavam poucas horas para iniciarmos mais uma semana de trabalho mas ninguém se foi deitar. Saímos à rua vestidos a rigor e bebemos o que cada um conseguiu.

Pena foi que, passadas muito poucas horas, tivesse que me apresentar ao serviço bastante alcoolizado. Acreditem que foi uma vez sem exemplo. Mas valeu muito a pena.

Saudações benfiquistas
Lai Jo Fai

2 comentários:

Anónimo disse...

A parte do CSKA é absolutamente deliciosa!
Mas que grande post!
Saudações gloriosas

Anónimo disse...

Não é só essa parte, o dito argentino é muy lindo!
ehehehehehhe!