terça-feira, 12 de junho de 2007

queremos e precisamos de um goleador!

em plena febre do defeso, considero que, do nós precisamos mesmo é de um goleador na esteira dos três senhores que se seguem e que tantas alegrias nos (me) deram na década de 80 e início da década de 90:







Tamagnini Manuel Gomes Batista (Nené) - conhecido por nunca sujar os calções, tal a classe que espalhava pelos estádios!


esteve 18 épocas no Benfica (recorde absoluto de épocas ao serviço do Glorioso) foi apenas uma vez o melhor marcador do campeonato nacional.

na sua conta pessoal estão números impressionantes:

para o campeonato fez 423 jogos e marcou 264 golos; na taça de Portugal, 69 jogos e 64 golos (marca impressionante) e na supertaça, 9 jogos e 3 golos. na europa, 74 jogos e 28 golos!

números totais: 575 jogos e 359 golos.












MATS MAGNUSSON - o último a ultrapassar os 30 golos numa só época

esteve 5 épocas no Benfica, uma vez melhor marcador do Campeonato.

para o campeonato fez 123 jogos e marcou 64 golos. na taça de Portugal, 17 jogos e 14 golos, na supertaça, 4 e um golo e na europa 20 jogos e 5 golos.

números totais: 164 jogos e 84 golos.


e, finalmente,



JOSÉ RUI LOPES ÁGUAS (RUI ÁGUAS) - já quase que me esqueci da ida para o clube azul...

esteve 7 épocas no Benfica e foi uma vez o melhor marcador do Campeonato.


fez 173 jogos no campeonato e marcou 76 golos. na taça de Portugal, 30 jogos e 18 golos, na supertaça 7 jogos e 1 golo e, em jogos europeus, alinhou 27 vezes marcando oito golos.

números totais: 237 jogos e 103 golos.
ou seja, estes três meninos vestiram o manto sagrado 976 vezes e marcaram 546 golos!
quando me falam na amélia, ou no donizeti, ou no paulo nunes, ou no joão tomás, ou no brian deane, ou no martin pringle, ou em qualquer outro (do mesmo estilo) dos que andou por lá a vestir o manto, até me arrepio!

2 comentários:

VICI disse...

xô Néné que começou a jogar à bola na Beira, em Moçambique... ;)

Todos eles, grandes jogadores!

JR disse...

Pois é... eu também me lembro (e bem) deles mas também me lembro de alguém como o Pierre Van Hooijdonk que na época de 2000/2001 em 30 jogos marcou 19 golos (média de 0.6 por jogo, só igualado por Nené) e que no final da época foi dispensado por Toni, Vilarinho e companhia por alegadamente "ter demasiada influência no balneário".
E eu não esqueci a ida do Rui para o clube azul!
Abraço