segunda-feira, 30 de abril de 2007

Não ser campeão...



Dei por mim a pensar, com as emoções do fim-de-semana bem presentes, que, dos últimos 8 treinadores que passaram pelo Benfica e que ainda estão no activo como treinador principal, todos ganharam ou vão ganhar títulos este ano. Todos, quer dizer, menos o Engenheiro.

Ora reparem: José Mourinho, venceu a Charity Shield e a Taça da Liga e ainda pode ganhar a Liga dos Campeões, a Taça de Inglaterra e, com muita sorte, a Premier League; Toni não está no activo; Jesualdo prepara-se para ser campeão; Chalana é adjunto, pelo que não conta; Camacho não está no activo; Trappatoni foi campeão na Áustria, tornando-se o segundo treinador da história a ser campeão em 4 países diferentes; e, finalmente, Koeman sagrou-se campeão de forma épica na Holanda.

Isto tudo são factos.

Por mais que o Fernando Santos diga que de todos eles é dos que tem o melhor score em termos de golos marcados e golos sofridos e pontos amealhados, apenas demonstra a incapacidade de o Benfica actual conseguir ser aquela equipa dominadora que todos os benfiquistas esperam. A velha máxima do Velho Capitão está totalmente fora de moda e até se inverteu para a seguinte: "Quem deixa de ser treinador do Benfica, arrisca-se a ganhar títulos"!

Do jogo de ontem fica mais uma vez a incapacidade de fazer um jogo à Benfica e de, em 30 minutos, resolver a partida. Aos 2 minutos já estávamos infantilmente a perder.
Depois... o normal... passar o resto do jogo atrás do prejuízo, alcançando o empate (terceiro seguido em casa) mas sem força para mais. A habilidade de um jogador é inata. A táctica e a preparação física diz apenas respeito à equipa técnica e ao preparador físico.
Ora, sendo esses os dois factores principais do fracasso do Benfica esta época, a que se junta o facto de o Benfica ter um plantel demasiado curto para uma ambição maior, resta concluir que o Benfica precisa de uma nova equipa técnica que junte ambição à condição física e que traga a estrelinha de uma vez por todas para o Estádio da Luz. Estrelinha, sim. Estrelinha de campeão que nos faltou em momentos decisivos da época.

E quais foram os momentos decisivos? Foram, em ordem cronológica: empate com o Paços de Ferreira, derrota com o clube azul no estádio com nome de ano novo chinês, empate com o Boavista em casa, empate com o Beira-Mar fora de casa, empate com o Braga em casa e, finalmente, empate com o clube verde esta madrugada. Depois, na Taça Uefa, empate em casa com o Espanhol e na Taça de Portugal, vergonhosa derrota frente ao Varzim.

Em todos eles, falhou. E qual é o maior responsável: Engenheiro Fernando Santos, o único dos últimos 8 que nada ganhou...

Sem comentários: