quinta-feira, 12 de abril de 2007

Mata-mata, o GOLO 500! VAMOS A ISSO!

Joga-se hoje o jogo mais importante da época desportiva do Benfica até à data! Sem entrar nos lugares-comuns de que "o próximo jogo é o mais difícil e importante", o Benfica joga o tudo ou nada como o Engenheiro (o verdadeiro Engenheiro, não o outro que afinal não é e só tem a seu favor o ser do Benfica) já lhe chamou.
Vão ser 90 minutos de sofrimento e muita emoção quando, às 2h45 da manhã já de Sexta-Feira 13 de Abril em Macau, com transmissão em directo no Canal 1 da TDM, o dinamarquês que apitou a segunda mão da meia-final da Taça UEFA entre o AZ Alkmar e o clube dos lagartinhos há dois anos atrás, der início à partida.
Não estou confiante. Não o estava com o Manchester nem com o Liverpool a época passada, pelo que pode ser um bom sinal.
Ao que parece, o "Maestro" vai entrar de início, depois de no último post o ter aconselhado ao Engenheiro Técnico e, apesar de ficarem a faltar as restantes soluções para a malapata de engenharia que nos saiu na rifa, acredito que isso poderá dar organização ao ataque do Glorioso.
Vai ser um jogo de paciência. O Benfica tem jogadores experientes nas provas internacionais. O Petit e o Simão fazem hoje o jogo 40 nas competições uefeiras. A Amélia já só tem o José Augusto, o Néné e o Deus Eusébio à sua frente na lista de melhores marcadores nas taças europeias pelo Benfica e, acima de tudo isto, hoje o Benfica poderá chegar à marca histórica dos 500 golos na Europa, marca só ao alcance dos grandes clubes do Velho Continente.
No entanto, estou apreensivo.
A aposta em Katsouranis de início, a confirmar-se, é uma má aposta. Não é nos quartos-de-final de uma prova europeia que se experimentam soluções. Ainda para mais o Anderson fez uma excelente dupla com Luisão a época passada e não é naquele lado do centro da defesa que melhor se sente, mas tem a seu favor o facto de ser um defesa-central de raiz. Anderson não tem culpa que os iluminados dirigentes do Benfica, com a conivência do Engenheiro, tenham vendido o passe do Ricardo Rocha e recambiado o Alcides que ainda vai dar que falar na Europa do futebol. Anderson precisa de confiança visto que é um dos melhores centrais brasileiros em actividade.
Quanto ao David Luiz, e ao contrário do que dizem os críticos, não admito a nenhum jogador, nem que jogue distritais (no Campeonato do INATEL, ainda vá que não vá), se deixe ultrapassar como o menino deixou a semana passada, quando um tal de Tamudo fez dele gato sapato. Simplesmente, não admito.
Desde a Primavera de 1994 que não experimentamos uma meia-final de uma competição europeia. O mais perto que chegámos foi aos quartos-de-final da Liga dos Campeões em 1995 e à mesma fase na época passada. É tempo de termos uma alegria. Já é tempo de pôr as hostes encarnadas no topo da Europa.
Continuo apreensivo.
A equipa de 1982-83, que acabaria por ser campeã e apenas vergada na final da UEFA contra os belgas, merece ser vingada. Todos os esperamos, todos o queremos e, porque não, merecemos.
Seja qual for o resultado de hoje à noite, o certo é que depois de termos atravessado o Vale das Trevas de Azevedo e com todas as sequelas que tal acarretou, estamos de volta ao convívio dos grandes da Europa... mas o que quero é que Rui Costa marque o golo 500 e que, no dia 16 de Maio de 2007, possamos estar de volta aos títulos europeus.
Vamos a isso BENFICA!

Sem comentários: