quinta-feira, 30 de setembro de 2010

chanfana de borrego à moda germânica

ingredientes
15 kg de borrego com 104 anos, com pouca vontade de morrer
2 kg erros de principiante, sobretudo o do David Luiz
500 g de calculismo de quem quer ganhar um pontinho
2 kg de oportunidades falhadas à El Conejo
200 g de sorte do jogo
600 g de Takuara magoado
100 g de Kardec fora de forma
1 kg de raul com huntelaar
1 folha de azelhice e falta de classe
2 ramos de Coentrão cansado

preparação
época mal planeada com falta de soluções para o lado direito e para o lado esquerdo (da defesa ou do ataque) por forma a substituir Fábio à frente ou atrás.
depois, bom início de partida com ganas de ganhar.
a seguir ao intervalo, tirar El Conejo para entrar Aimar quando devia ter sido outro a sair.
tudo a marinar durante 90 minutos.
a meia hora do fim, deixar de atacar, à boa maneira dos treinadores portugueses do antigamente por forma a trazer um pontinho.
no final, ponha uma pitada de incapacidade e falta de classe para estas andanças, e já está, pronto a servir.

dica
deixem-se de atirar areia para os olhos e concentrem-se em ganhar ao braguinha, que esta competição não é para nós.

p.s. - curioso o facto das medidas de austeridade para o país (?) terem sido apresentadas pelo mentiroso-mor da nação durante a primeira parte. será que isso não afectou os nossos jogadores? é que veio da alemanha o aviso sério de que Portugal está cada vez mais sem solução, por mais que vão ao bolso de quem trabalha. adivinham-se dias ainda mais difíceis.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

schalke 04

amanhã joga-se muito do futuro do Benfica na champions. se conseguirmos um bom resultado, estaremos no bom caminho para a qualificação para a round 16. a partir daí, tudo é possível.
mas a falharmos golos como na madeira, será difícil aspirar a pouco mais que uns euritos.
Aimar, o jogador em melhor forma neste início de campeonato, está de volta.
quanto ao campeonato, já estará entregue a esta hora, mas temos de continuar a lutar e, se possível, dar um curativo ao braguinha na próxima jornada.
o 0-4 no nome do nosso opositor daria uns grandes trocadilhos para as capas da imprensa de quinta.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

27 remates, 1 golo

a roçar o surreal a quantidade de oportunidades falhadas pelo Benfica na pérola do atlântico.
contra uma equipa fraquinha, cheirou a goleada.
apesar disso, jogámos mal. estamos a jogar mal.
acertada a escolha de Gaitan para jogar sobre o lado direito.
Roberto começa a dar segurança e fez um punhado de boas defesas.
sofremos estupidamente e por culpa própria. o Cardozo falhou golos em que me fez lembrar o jorge cadete.
pelo meio, mais uma penalidade escandalosa.
por falar em escândalo, e que tal se escolhessem comentadores imparciais para comentar os jogos na rtpi? é que se nota e é quase de ir à loucura a forma parcial como querem que o Benfica perca. bem sei que o senhor em causa é sportinguista e que talvez não tenha ficado agradado com o resultado da semana passada ou com a possibilidade (que se confirmou) de o nosso clube ultrapassar o dele. mas daí a ver imagens que não estavam a passar, vai um passo de gigante.
estamos a levantar-nos. resta esperar que o nosso principal opositor perca uns pontinhos por aí. é que apesar das ajudas da arbitragem em alguns dos jogos, estão de facto consistentes e a jogar futebol.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

como assar bem um frango


é uma verdade quase absoluta que será muito difícil chegarmos ao bicampeonato.
por mais frangos que haja para virar, as brasas estão a apagar-se e o frango está muito perto de ficar mal assado.
mas isso não quer dizer que uma rabanada de vento não possa ainda colocar-nos na mesa um frango bem assado.
na época passada, perdemos 2 vezes (uma delas na cidade dos arcebispos, i.e., membros do clero dependentes do papa, com a ajuda do jorge sousa) e empatámos 5. ora, no total, estamos a falar em 16 pontos.
como podemos chegar ao título? ganhando todos os jogos até ao final do campeonato. são só 22 e até podemos empatar um ou outro. mas não podemos perder mais nenhum. o assador de frangos JJ acredita e eu também acredito. mas vai ser muito difícil se não mesmo impossível, não só porque estamos uns furos abaixo da época passada, mas também porque - com ou sem factores externos - o nosso principal oponente está mais forte, é um facto, e até tem contado com a ajuda dos olegários desta terra.
eles e os outros principais oponentes irão ganhar, com maior ou menor facilidade os jogos deste fim-de-semana. resta-nos ganhar o nosso e todos os que faltam até irmos à sicília levar com bolas de golfe. aí, com grande dificuldade teremos hipóteses de sair vitoriosos. mas, para os amantes da estatística, sempre que somos campeões nesta década, ganhamos no ano a seguir na casa do principal adversário.
vamos manter o sonho em brasas por mais algum tempo e por que não, atiçá-las.


terça-feira, 21 de setembro de 2010

paulo bento, o novo seleccionador

paulo bento é um treinador competente. ganhou alguns títulos menores, perdeu outros, conseguiu fazer de jogadores banais uma equipa arrumada.
mas daí a ser seleccionador vai um passo de gigante.
por outro lado, é a mesma pessoa que foi suspensa 5 meses por ter agredido um dos membros da equipa de arbitragem no célebre jogo em que o abel xavier fez de baía.
por isso, acho que não devia sequer ser hipótese para seleccionador.
acresce ainda que o facto de o madaíl ter andado a namorar o mourinho remete-o para segunda escolha.
finalmente, o facto de não ir escolher o Carlos Martins e o varela também ajuda a que torça o nariz.
ah, tem uma coisa boa, é Benfiquista. e só por isso, dou-lhe o benefício da dúvida.

mais um lance que faz parte do futebol

rolando, mão na bola, penalty por marcar. mais um lance normal e que faz parte do futebol. bem, pelo menos, do nosso futebol.
é pena que nas 4 primeiras jornadas tenha havido vários, mas sempre contra uma das equipas.
parabéns ao vencedor.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Cardozão

poucos minutos volvidos e já uma jabulani beijava o barrote da baliza do patrício. oficialmente a primeira bola no barrote timorense de Lai Jo Fai que a contas com uma internet lenta, ouvia o que podia na tsf.
por essa altura já o Xanana estava contente. depois veio o K "messenjar" via BB messenger. confirmou-se que basta haver contacto, qualquer que seja, e o Benfica não perde.
a seguir, Cardozo imita o golo da última jornada contra o Rio Ave e lança-nos no jogo.
já antes tinha falhado à boca da baliza.
segunda parte, jogo de sentido único: o da baliza do pobre patrício.
o Benfica teve 6 ou 7 oportunidades de golo e o Cardozo esteve em todas.
assobiem o rapaz, que parece que dá resultado. pelo caminho ainda assobiaram o Peixoto e o joão pereira. para mim o duelo do jogo foi este. um duelo digno de um Tahar El Khalej vs de franceschi.
agora segue-se o marítimo e o braga com um 04 da alemanha pelo meio. sejamos felizes já na próxima madrugada e ainda pode haver muita coisa este ano.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

o xitrema

isto só pode ser provocação. um lagarto assumido e doente a arbitrar o derby.

ainda e sempre os assobios

é verdade que o rapaz está fora de forma. mas não consigo entender como é que na própria casa, e quando a equipa mais precisa, há adeptos a assobiarem alguém com a camisola do Benfica vestida. ainda por cima quando estamos a falar do melhor marcador do Benfica na época passada e um dos melhores de sempre nessa tarefa "pequena" de marcar golos. para os mais distraídos é o mesmo rapaz que no ano passado fez os últimos jogos lesionado e até pôs em risco a ida ao mundial.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

o nosso missionário Benfiquista em Timor



há pouco mais de 2 horas aterrou no aeroporto internacional de Díli o missionário Benfiquista Lai Jo Fai.
foi enorme o alvoroço nas redondezas só (mal) comparado à ida do presidente e do nosso Capitão, Nuno Gomes.
diz quem sabe que irá estruturar todo o sentir Benfiquista num povo que se orgulha dos valores da instituição.

é a segunda digressão asiática de Lai Jo Fai que leva daqui um forte abraço glorioso!

a cruz de Jesus

já só faltam os pregos. o resto está lá. JJ está a prazo. tenho pena. mas o futebol é cruel e não perdoará nem mais um deslize. o discurso de avestruz, apesar de termos sido fortemente prejudicados pela arbitragem em pelo menos 3 dos 4 jogos, já não me convence. JJ é inteligente e até podemos começar a fazer uma boa campanha na champions. mas acho que já começa a não haver condições. por muito menos foi despedido o Fernando Santos. a questão é, como há pouco mais de um ano, quem lhe sucederá?
os erros foram e continuam a ser muitos. há vacas sagradas no plantel que estão nitidamente fora de forma. Luisão, David Luiz e Cardozo são os casos mais gritantes. ainda assim não são sentados no banco porque Jesus continua a não querer ver.
tenho pena, mas da mesma forma que me deu muitas alegrias e me pôs a sonhar, está a deixar-me numa tristeza imensa com este início de época. não é o mais culpado, mas tem culpa no cartório. como a têm Rui Costa e Luis Filipe Vieira.
as medidas ontem anunciadas pelo Sport Lisboa e Benfica não me merecem qualquer comentário, de tão rídiculas, com excepção da olivedesportos e do laurentino dias: em relação à primeira é uma boa estratégia negocial. quanto ao segundo, é só uma face da incompetência e do bando de facínoras que governa o nosso país.

sábado, 11 de setembro de 2010

2 offsides que davam golo e 2 penalties


sim, e depois há amigos meus (olá Becas) que dizem que não há estratégia para acabar com o Benfica nesta e noutras épocas. está tudo controlado e esta época nem pensar intramuros ganhar alguma coisa. uma vergonha, os vendedores de fruta e café no seu esplendor.

a dedo

tudo escolhido a dedo.
cosme na primeira, proença na segunda, santos na terceira, querença na quarta agora soares dias e o campeonato está entregue. genial, presidente.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

ditos

depois do pôncio agora foi o presidente da liga, eleito com o voto do nosso Presidente que disse qualquer coisa como isto: "enquanto eu for presidente, o Benfica não ganha nada!"...

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

José Torres, o Bom Gigante



faleceu hoje.
acho que vi os patrícios em 1984 e 1986 com muito mais atenção muito por culpa deste bom homem a quem a vida lhe foi madrasta nos últimos anos.
Paz à sua Alma Benfiquista.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

tristezas

é uma tristeza ver o Urreta que fez um jogão contra o fcp no ano passado a ser emprestado ao corunha e a fazer grandes exibições.
é uma tristeza ver o Makukula a ficar pendurado e a ter de treinar à parte se hoje não o contratarem para a turquia.
é uma tristeza ver o Zoro a mamar euros todos os meses.
é uma tristeza não se aproveitar a cantera.
é uma tristeza contratar-se um apelidado de craque por 6 milhões de euros e emprestá-lo ao bolton.
é uma tristeza o Alípio ter de ficar nos juniores porque não conseguiu colocação.
é uma tristeza gastar-se rios de dinheiro em contratações para depois ficarmos coxos.
é uma tristeza ver o que estão a fazer ao queiroz, de quem não gosto.
é uma tristeza ter um velho decadente, alcoólico, nojento a presidir aos destinos da federação portuguesa a troco de largas comissões.
é uma tristeza olhar para o futebol e ver máfia por todos os lados.
mas é ainda mais triste estarmos a 6 pontos do primeiro classificado.