sábado, 28 de fevereiro de 2009

é sempre assim, sofrer até ao fim, parte II, em dia de aniversário (GMT +8)

entrámos bem na partida. de tal forma que, em menos de um minuto, já uma batata poderia ter-se anichado no fundo da baliza do gr contrário.
chegámos ao golo (bom desvio do elvis!) quando o caudal ofensivo era de facto, "à Benfica". depois, Nuno, o Capitão disse com a cabeça: sim, podem contar comigo.
pelo meio houve tempo para duas lesões. a primeira, do Amorim, preocupante. a segunda, do rapaz Martins, desesperante. não tinha passado uma mão cheia de minutos desde a última substituição. interessante a imagem de Quique nesse momento: "o que é que tu queres, pá!". "continua aí dentro e sofre". há uns anos atrás, teria ficado nas quatro linhas, a extremo, com uma coxa elástica, a fazer figura de corpo presente e a lutar pela posse da bola. hoje, isso é mais difícil. para não agravar a lesão, dizem.
depois, o sofrimento. muito sofrimento. pior do que perder um jogador por lesão quando não há mais substituições, é sofrer um golo logo a seguir. aconteceu-nos.
o clube contrário, matreiro, bem organizado, começou a criar muito perigo. temeu-se, temi um empate ou até a reviravolta. eis que surge no Benfica a mística! essa senhora que tem aparecido pouco nos palcos, resolveu renascer das cinzas. esta época já acabámos alguns jogos com 10 (lesões, expulsões). em todos eles, não perdemos. é assim que se constrói uma equipa campeã ou que pelo menos aspira a mais do que mais uma época em branco.
o que mais impressiona, para quem vê o jogo à distância, ainda por cima a horas pouco recomendáveis (começou eram 5 da manhã), é perceber que os adeptos que estavam no estádio foram realmente isso: adeptos. a estes juntaram-se outros espalhados pelo Mundo que, com as suas preces, criaram uma força oculta (não confundir com as forças negras do pinócrates) à escala planetária.
se fosse jogador, dedicava esta vitória a todos os que seguem a equipa pelo Mundo fora e, em especial, a um adepto sofredor que há poucos dias aterrou na terra do Mantorras.
finalmente uma palavra para um senhor que até levou gravata encarnada para o relvado: estamos cá para ver a sua postura no jogo da próxima semana.
Parabéns, Benfica! pela vitória, pelo aniversário, pela paixão que me despertas.

Sem comentários: