quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Robert Enke e a Explicação dos Pássaros

cumpriu o contrato que celebrou connosco. pareceu sempre um ser humano correcto, apesar de algumas críticas por não ter renovado.
era um dos melhores em tempos de jogadores mauzinhos.
substituiu o nosso melhor guarda-redes de sempre, Michel.
não quis continuar e foi para o barça em busca de uma vida melhor.
passou tempos difíceis mas chegou a titular da selecção alemã.
como ontem, há coisas bem mais importantes do que um jogo de futebol.
a propósito deste acontecimento, lembrei-me da "Explicação dos Pássaros", do Lobo Antunes:
"Um dia, em miúdo, ao fim da tarde, achávamo-nos na quinta e um bando de pássaros levantou voo do castanheiro do poço na direcção da mancha da mata, azulada pelo início da noite. As asas batiam num ruído de folhas agitadas pelo vento, folhas miúdas, fininhas, múltiplas, de dicionário, eu estava de mão dada contigo e pedi-te de repente Explica-me os pássaros.”
aí, o Rui S. entra em ruptura (família, amor) e desagrega-se do mundo em que vive. o suicídio torna-se inevitável perante tal degradação.
mas será cobardia ou coragem? espero nunca solucionar esta dúvida que me assola desde as aulas de filosofia dos bancos da escola.

1 comentário:

Natálio Santos disse...

Estou em estado de choque...!!! quando na pré época se falou na possibilidade de comprar um guarda redes só pensei em Robert Enke...!!!
paz á tua alma Robert
encontramos nos no céu...