sexta-feira, 20 de novembro de 2009

quando um gajo percebe que está a envelhecer

um dos meus ídolos de infância, a par do Bento, do Chalana, do Filipovic e do Carlos Manuel, faz hoje 60 anos.
Tamagnini Manuel Gomes Baptista ou apenas Tamagnini Néné era um jogador de fino recorte técnico que passeava classe pelos campos, cuja maior curiosidade era o dizer-se que nunca sujava os calções.
eu, a jogar futebol, era um esgravulha, que sujava sempre os calções, a camisola, e tudo o que havia para sujar. o meu irmão era mais parecido com o néné.
uma vez, numa das minhas primeiras idas à Catedral, tive oportunidade de o cumprimentar, a ele e ao Bento, antes de recolherem aos balneários depois do aquecimento.
acho que andei uns dias sem lavar as mãos. fez a sua carreira toda no Benfica, algo que hoje seria impossível. a mística é também obra deste Senhor nascido em Leça da Palmeira e que viveu muito tempo em Moçambique.
jogou 421 jogos e fez 362 golos.
60 anos. cum cacete! ainda há 25, ontem, portanto, tinha só 35!

1 comentário:

VICI disse...

Este foi o meu maior idolo de juventude! Um senhor, dentro e fora do relvado!

Apenas uma pequena correccao, Nene nasceu em Leca da Palmeira e mudou-se ainda muito jovem para Mocambique, onde comecou a jogar no Ferroviario da Manga (na Beira).

Abraco.