quarta-feira, 7 de outubro de 2009

SLB.

Anda toda a gente preocupada. Os presidentes do sporting e do porto não perdem oportunidade de atacar o Benfica. E isto terá de querer dizer alguma coisa. Até Miguel Sousa Tavares (o que não deixa de ser seu hábito) afirma na sua última crónica n' A BOLA, e cito: “Também é verdade que (o FCP) continua a três pontos do Benfica e a quatro do Braga, mas não só a sorte do Braga não vai durar para sempre, como a infindável série de jogos fáceis do Benfica em breve terá fim também.” É curioso, mas num estádio onde o fóculporto perdeu 2 pontos, o SLB já vencia por 3 ao intervalo... O que dizer então de tudo isto? Porquê esta constante e quase imatura vontade de atacar o SLB? A verdade é que sempre foi assim. O Benfica tem uma base popular que mais nenhum dos outros crónicos candidatos ao título tem. E o sporting tem cada vez menos, entretido que anda a inventar desculpas pífias para o seu ocaso enquanto grande instituição do futebol português. O porto, o problema do porto será sempre o mesmo: nasceu com a força de um clube regional e nunca perderá esse estigma, por muito que bote figura lá por fora. O seu drama é que nunca poderá ser o Benfica - um ídolo de juventude que se tornou num alvo quimérico.

Na verdade, as constantes críticas apenas têm por base a inveja. O Benfica pode não vencer nada este ano (embora acredite que não será assim), mas, até agora, principalmente os mais jovens, testemunharam algo de grandioso: a classe, o poderio e a mística do único clube que, em Portugal, continuará hoje e sempre a arrastar multidões. Para um adepto como eu, que viu o Benfica rojar-se penosamente durante anos a fio na sombra de um valoroso FCP, tudo o que venha a partir daqui pouco importará. A vitória já ninguém me vai tirar: o sentimento único e avassalador de sentir que sou adepto de uma colectividade que não tem paralelo no nosso país e, seguramente, ombreia com os maiores clubes do estrangeiro. Mesmo quando não ganha!, pois é somente aí que se vêem os verdadeiros campeões. Por isso, espero que se continue a falar e a discutir o Benfica. Eu, cá por mim, ficarei a escutar e a aproveitar o momento. E nem se diga que se trata de uma laracha filosófica! Enquanto isto durar (e espero que seja o campeonato todo), a alma vai sendo confortada e o ego acariciado. E sabe bem, sim senhor.

2 comentários:

SouBenfiquista.com disse...

Já se encontra a funcionar o Portal Glorioso, com links para os blogs, sites, fórums, twitters Benfiquistas e muito mais.
O Portal Glorioso está em http://soubenfiquista.com

Saudações Benfiquistas
SouBenfiquista.com Muito Orgulho

Anónimo disse...

Para o MST que diz que só o Porto deu pontos à UEFA, toma, vai buscar que é fresquinho:
http://bnrb.blogspot.com/2009/10/olho-sintoma-fresquinho.html