sexta-feira, 23 de outubro de 2009

apresentação do novo governo

foi dado a conhecer ontem, esta madrugada aqui em Macau, o novo governo para os próximos nove meses.
depois de muito reflectir, o nosso primeiro revelou à Europa e ao Mundo aqueles que já faziam parte de um partido ganhador, mas que só agora foram oficialmente nomeados.
com algumas surpresas, sobretudo na inclusão de Ruben Amorim, que tinha dito no dia antes que ainda não tinha recebido qualquer convite, aqui fica a composição do novo governo da nação, com apoio da larga maioria das bases - estima-se em mais de 60% dos simpatizantes - mas que o método de eleição do apito, também conhecido por método azul, não lhe tem permitido estar no poder desportivo há alguns anos.
foram estas as escolhas:
primeiro-ministro - Jorge Fernando Pinheiro de Jesus (o Mestre da Táctica)
ministro da tranquilidade e do rendimento mínimo - Júlio César Jacobi
ministro da defesa e das alturas - Ânderson Luís da Silva (também conhecido por "Luisão" ou "Boca de Tubarão")
ministro da combatividade e da mística - David Luiz Moreira Marinho
ministro do planeamento e da administração interna - Francisco Javier "Javi" García Fernández
ministro da estabilidade e da polivalência - Ruben Filipe Marques Amorim
ministro da esquerda e das namoradas interessantes - Paulo César Silva Peixoto
ministro da criatividade - Pablo César Aimar Giordano (El Payaso ou o Palhaço)
ministro do trabalho e da resistência - Ramires Santos do Nascimento (Queniano Azul)
ministro da magia e dos espectáculos -
Ángel Fabián di María (Angelito)
ministro da classe até a andar - Javier Pedro Saviola Fernández (El Conejo)
ministro do ataque e do fuzilamento de balizas - Oscar René Cardozo (Tacuara)
como secretários de estado, pelo menos até à próxima remodelação, o que pode acontecer já na próxima segunda-feira, o nosso primeiro ministro escalou:
secretário de estado da magia e dos Espectáculos - Fábio Alexandre Silva Coentrão
secretário de estado da criatividade - Carlos Jorge Neto Martins
secretário de estado do ataque e do fuzilamento de balizas - Weldon Santos de Andrade
é um governo equilibrado, com excepção talvez da ala esquerda, onde os apoiantes dessa facção, desde sempre ligada a Manuel Alegre, consideram que o ministro Peixoto ainda não está a acompanhar o ritmo da restante equipa governativa.
logo após a nomeação, deslocaram-se para a terceira jornada da cimeira europeia luso-britânica onde as palavras mais ouvidas foram: "festival", "baile", "espectáculo", "magia". tudo isto porque, chamado a intervir, o ministro Angelito demonstrou capacidades acima da média, subindo em flecha a sua cotação nas escolhas de marcelo.
bem secundado pelo ministro da classe até a andar e do tacuara, viveram-se momentos de grande euforia no palco da cimeira, onde os apoiantes indefectíveis não arredaram pé.
vergados a uma derrota histórica, os representantes de sua majestade voltaram à velha albion completamente destroçados.
destaques da cimeira para o já citado Angelito, com três intervenções que permitiram fechar os dossiês (um toque brasuca a esta coisa, ou será que se escreve mesmo assim?) mais importantes: ganhar a batalha diplomática e começar já a pensar na política interna, onde os espera um encontro ao mais alto nível com os insulares machadeses.
uma nota de realce também para o El Conejo que, apesar de fazer parecer uma mistura de antónio vitorino com marques mendes, demonstra que esta política de bom futebol, de futebol espectáculo, não se mede aos palmos.
finalmente, o mentor de tudo isto. Jesus. há poucos dias ofendido pelo saramago, mostrou ao mundo a razão pela qual o seu livro sagrado se aguenta no topo de vendas das livrarias portuguesas.
à margem da intensa reunião, uma pausa para ver e ouvir um outro Benfiquista, António Lobo Antunes, o qual, depois de uma pequena provocação da judite, "e gosta do Benfica também", respondeu: "claro que gosto do Benfica, mas eu sou uma pessoa com bom carácter".

para mim, temos governo. vejamos o que nos espera a apresentação oficial do programa, a votação do orçamento e, sobretudo, as medidas concretas que, lá para Maio, esperamos, possam dar resultados.

1 comentário:

Anónimo disse...

este Benfica é à Benfica!
resigno-me à qualidade vermelha e já não alinho na estratégia de desestabilização que defende que o majestoso ainda não foi verdadeiramente testado. ai não que não foi....e não é de agora, como diria Gabi Alves.
o seu a seu dono: este Benfica joga à bola. tem um naipe....interessantíssmo!

Becas...o da costela benfiquista