quarta-feira, 30 de setembro de 2009

ninguém pára o Benfica...

4 jogos, 4 vitórias, 13 gm e 1 gs, o saldo da minha estadia em Portugal.
em breve de volta, e com muito atraso, aqui fica o resumo do que se passou nestes quase 18 dias em que estive a ver o nosso Benfica ao vivo ou, pelo menos, a horas decentes:

pastéis 0, Glorioso 4
acabado de chegar à portela, e depois de uma passagem pela Catedral para aquelas compras de início de época (impressionante a quantidade de produtos esgotados) assisti, numa tarde de verão no restelo, a uma das maiores enchentes de que há memória. com excepção, claro ,do que se passou este fim-de-semana, com a visita dos xutos e pontapés.
tudo começou com um almoço perto do estádio. no "ferreira" pôs-se conversa em dia com um amigo emigrante no Brasil e viu-se que a romaria começou cedo. a diáspora disse presente no restelo. o ambiente no estádio foi fantástico. poucas vezes vi o Benfica jogar fora com um ambiente daqueles. até aos anos 90, e com algumas, poucas, excepções, via sempre o Benfica na Velha Catedral. era perto do Colégio onde andei, ainda se podia entrar se estivessemos fardados e uma ida à velha Luz era quase como a ida à missa (naquela altura).
do princípio ao fim houve apoio. claro que o golo fantástico de Javier Pedro Saviola Fernández, ajudou e de que maneira à festa que se instalou no restelo. estádio com uma vista divinal que daria um excelente projecto imobiliário, no caso de os dirigentes do sportém e do belenenses decidirem fundir-se. é que os adeptos (a julgar pelo ferreira) de ambos os clubes têm muita coisa em comum. até o clube.
não gostei do César Peixoto. mas, como vi no pasquim record de segunda ou terça que ele tinha agarrado o lugar, assustei-me e pensei que seria titular no jogo seguinte, contra os bate na avó.

Benfica 2 - bate n'avó 0
neste, sentei-me pela primeira vez esta época no meu novo lugar. achei piada aos companheiros do lado, senhores já de certa idade, que antes do prélio perguntaram-nos: mas, afinal, quem são os donos do cativo? respondemos que éramos nós mas que, como estamos longe, emprestamos o redpass a quem está mais perto. criou-se logo uma empatia extraordinária e tenho pena de estar longe e não poder passar os jogos a discutir com tão cultas personagens. houve uma certa altercação entre eles e os companheiros da frente, quando o nosso capitão marcou o golo que abriu caminho à vitória, depois de alguns calafrios na nossa grande área. é que os companheiros de poiso não vão muito à bola com o Nuno e os da frente parecem daqueles que perdoam tudo ao (ainda) capitão. tudo sanado. no fim já estavam como amigos, até que o Nuno falhou incrivelmente o terceiro golo. é boa a sensação de ir à Luz e saber que, com maior ou menor dificuldade, o jogo está ganho à partida. ora estas sensações só nos aconteciam nos anos 80. o resultado era a vitória, restava saber por quantos. foi o que aconteceu com os bielorussos que não são pêra doce.
gostei do Cardozo. não gostei do César Peixoto.

leiria 1 - Benfica 2
seguiu-se leiria. como tive um compromisso desportivo com outra das minhas paixões ali para os lados do Sardoal, acabei por não ir. não que não quisesse, mas estava literalmente rebentado com 3 provas de obstáculos em menos de 3 horas.
fui a um lugar de culto. Casa do Benfica de Abrantes. é impressionante a quantidade de gente que aí se junta, mesmo para um jogo em canal aberto. foi o pior jogo que vi o Benfica fazer. o Aimar esteve desastrado. o golo do Saviola não ajudou à festa. claro que marcar 3 golos e não ganhar por 3-0, diz também o que se passou. achei graça ao pseudo-caso que tentaram ver. foi penalty claro como a água!
gostei do Javi, que a par de Saviola e Ramires são do melhor que vi passar pelo Benfica. não gostei do afunilamento do jogo. apesar de tudo, justificámos uma importante vitória frente a um adversário difícil.

Benfica 5 - bébés chorões 0
há 3 dias o jogo com o leixões. detesto quando amigos meus que já não vejo há anos, decidem casar em dia de Benfica. por isso, e caso aconteça alguma vez (não me parece que assim seja), o meu casamento será sempre no defeso. mas defeso mesmo, não na pré-época.
pior do que casarem-se em dia de jogo do Benfica é não terem a decência, mesmo sendo Benfiquistas, de pôr no programa: às 16:00, casamento na igreja do tramagal. segue-se cocktail até às 20:45. das 21:00 às 23:00 não serão servidos quentes, porque joga o Benfica. ou, então, podiam pôr um daqueles projectores gigantes, para que os Benfiquistas (e eram muitos) pudessem ver a bola.
contetei-me com as sms do La Jo Fai. a partir de certa altura, não pararam.

conclusão: estamos, de facto, uma máquina infernal. e até alguns os detractores, que dizem que só temos jogado com equipas fracas, e isto e aquilo, já começam a calar-se mas têm a lata de dizer que o jogador do leixões pouga, não confundir com outro grande craque que nos tem dado alegrias que se escreve com "l", não devia ter sido expulso por uma questão de pedagogia.

segue-se o aek, já no oriente, e não me sai da cabeça o "ninguém pára o Benfica".


2 comentários:

Anónimo disse...

Não sabia que eras tu o escriba deste blog! Já o visito há bastante tempo, coincidência do caraças!! A referência ao Ferreira e ao emigrante no Brasil denunciaram-te. Boa viagem de volta a Macau, não me esqueço que foi o Buda de lá que deu o último título. Este ano vai ser igual, espero que com menos sofrimento.
Abraço,
Nuno Leite (irmão do João)

Anónimo disse...

Nuno
fui descoberto!
espero que esta descoberta não faça com deixes de vir.
obrigado pelos votos. para já, desde que cheguei, ainda não ganhamos!
abraço e saudações Gloriosas! e que hoje voltemos à normalidade.
s