segunda-feira, 8 de novembro de 2010

palavras que não se podem dizer na rádio

há 3 dias enviei ao Mestre (este é mesmo Mestre, não é como o outro que de mestre tem pouco) GA uma mensagem em que lhe pedia um prognóstico para o jogo desta madrugada. dizia qualquer coisa como "domingo, prognósticos? P'ra mim goleada villas vs JJ (armado em bom) mas gostava d'ouvir o Mestre". a resposta não tardou: "domingo há + dragao porque o Jesus nao e esperto".
ora, vindo de quem sabe, infelizmente confirmou aquilo que já há algumas semanas dizia a quem me está mais próximo nas lides futebolísticas.
o nosso adversário está uma máquina de jogar à bola, com jogadores acima da média do meio campo para a frente onde se destaca aquele rapaz que é uma força da natureza e que jogava no japão há pouco mais de 3 anos, depois de uma passagem fugaz pelo vilanovense.
não é só esse. é esse, é o moutinho (aí, concordo com o Vici que considera que este título do adversário também deve ser partilhado com o cotonete lagartino), é o falcão, é o varela... enfim, uma equipa não tão fulgurante como o Benfica da época passada, no que diz respeito ao futebol ofensivo e à pressão e ao espectáculo, mas uma equipa coesa, muito eficaz e bem organizada defensivamente.
saiu-lhes, é certo, e como me disse o meu amigo Becas no final da partida, tudo bem. 3 primeiros remates, 3 golos. pouco ou nada há a fazer depois disso que não seja minimizar os danos.
o JJ errou muito desde o momento em que escalou a equipa. transmitiu uma ideia de medo ao colocar um central que até nem está a fazer uma boa época, fruto do endeusamento da comunicação social, a defesa-esquerdo. não lhe serviu de lição anfield road. e aí, sim, o JJ, que até é um gajo que percebe de bola, é teimoso. teimosia que, quase sempre, significa defeito, mas que até pode ser uma boa qualidade em algumas situações. mas esta teimosia do JJ é sinónimo de burrice ou de incapacidade ou de qualquer outra coisa que não conseguimos explicar. como o facto de o Airton estar proscrito, do Saviola ter ficado no banco, do Aimar ter jogado a segundo ponta de lança.
o futebol tem muito pouco para ser inventado. está tudo escrito, estudado, esmiuçado. inventar contra a selecção angolana no particular de quarta-feira, até pode acontecer. contra o adversário desta madrugada, nunca!
mas será que ninguém consegue pôr isso na cabeça do homem?
ou a bebedeira colectiva com atitude de barões intocáveis só porque ganharam - e bem! - um título, causa cegueira? as comissões e mais comissões que o JJ e toda a entourage Vieiriana comeram desde o início do ano não são suficientes? chega de amadorismo bacoco, provinciano. a única forma de poder aspirar a ganhar um jogo como o de ontem seria partir para cima deles desde o primeiro minuto. podíamos perder por 5, é certo, até por 10, mas nunca com um só remate à baliza digno desse nome.
parabéns aos vencedores que foram dignos, dentro do campo, da posição que ocupam e que vão ocupar até ao final do ano. talvez não sejam dignos de alguns adeptos que têm e que não sabem ganhar nem perder e preferem atirar bolas de golfe para dentro do relvado. como sempre, a punição vai dar em nada.
hoje, quando botei faladura no jornal de desporto da rádio macau invadiu-me uma tristeza imensa de ter de reconhecer a superioridade do adversário perante a incompetência dos nossos. sejam pelo menos competentes até ao final do ano. era a tristeza imensa misturada por uma pequena sensação de alívio de saber que até maio vou dormir mais aos fins-de-semana visto não ter de acordar para ouvir de madrugada o nosso Clube... ehehe, como se isso fosse possível!?!
agora, resta contar os mortos e tratar dos feridos.
uma nota final para a grande inimiga do Benfica desde há muito: comunicação social, com especial destaque para o jornal "A Bola".

Sem comentários: