terça-feira, 4 de maio de 2010

as pessoas daquele clube não prestam

violência gratuita, autocarro do Benfica apedrejado, adeptos apedrejados, bolas de golfe compradas para serem atiradas, treinador do Benfica a levar com isqueiro, jogadores do Benfica a saírem com os casacos na cabeça para não levarem com mais nada. o ódio visceral que aquela escumalha tem pelo maior clube português e pela melhor equipa da actualidade, e por muito respeito que tenha pelos rivais (verdadeiros rivais), se valerá a pena olhar para o futebol como uma festa.
o meu Pai de 71 anos foi àquele antro de violência e o meu pensamento esteve muitas vezes com ele, a pensar se não lhe acontecia nenhuma coisa.
já fui com rivais à Catedral. claro que não fiquei na zona das claques, mas nunca se coibiram de vestir a camisola dos seus clubes nem de levar o cachecol, mesmo ao lado de sócios fervorosos. nem sequer de comemorarem os golos dos seus clubes.
por uma razão: felizmente não somos contra ninguém. não ficamos contentes com a derrota dos outros porque isso não nos interessa. interessa é que o Benfica ganhe. somos o único clube a que os outros fazem referência quando marcam um golo ou quando sofrem. a culpa é sempre nossa!
aliás, mesmo quando jogamos mal, tal como aconteceu no domingo, a culpa é nossa. e por muito que o olarápio tenha levado a lição bem estudada e tenha condicionado o jogo com cartões perfeitamente azulados, não tenha visto os dois penalties que ficaram por marcar a favor do Benfica, tenha feito vista grossa a um fora-de-jogo no segundo golo, nós somos feitos de outra fibra e, infelizmente, temos de nos resignar com o facto do sistema estar ferido e de querer retomar o seu posto.
mas nada disso nos abalará. mesmo que percamos no próximo domingo - cruzes canhoto, mas isso até pode acontecer - saberemos que a nossa dignidade estará intacta.
no domingo, antes ou depois do jogo, disse ao meu amigo Becas, visitante deste espaço, que o clube dele não prestava. não me referia à instituição em si, naturalmente, mas às pessoas sem escrúpulos, incluindo os dirigentes daquele clube, que pensam viver acima da lei (e vivem mesmo), que não suportam ver os outros ganhar e que não percebem que os ventos estão ao mudar. e, se Deus quiser, mudarão definitivamente no próximo domingo já que na última jornada renasceram das cinzas no estádio do dragão e na pedreira do braguinha...
num outro registo, fiquei tão apreensivo com uma mensagem* que recebi de um conhecido comentador da bola, que estou a pôr em causa a ida. fico à espera do nomeado para decidir.

* rezava assim: "Jesus está na Luz mas Deus está na Sé de Braga".

2 comentários:

lawrence disse...

Qualquer nomeado não presta!!
Que não seja por aí!!

Valter disse...

Pela lógica(?) de escolhas do Vitor Pereira aposto no Pedro Proença!
Se não estiver na Luz, vai estar na madeira com o Braguinha! Quase de certeza! Mas isto sou eu a bitaitar!