segunda-feira, 17 de maio de 2010

análise da época e o que precisamos para o ano

agora que já passou mais de uma semana, os festejos já pararam (excepto quando dou por mim diariamente a gritar SLB, SLB, Glorioso SLB ou outras das canções que nos acompanharam ou quando no canal 35 está a repetir o Benfica-Rio Ave e ainda me arrepio) e estou a regressar à normalidade - haverá isso com quase dois meses sem Benfica a sério? - é a altura de fazer um balanço.
fui dos que desconfiou de Jesus. o S. Tomé também e é Santo!
não acreditei nas suas capacidades, sem que isso signifique que não as reconhecesse. nem que fosse pelo facto de o meu amigo Becas, treinador encartado, que é o que mais percebe de bola - quando não se arma em faccioso azul - sempre me ter dito que estava na altura de dar uma oportunidade ao Jorge Jesus.
foi dada e o homem agarrou-a com unhas e dentes. claro que teve reforços de peso. Javi, Ramires e Saviola, sem esquecer o Coentrão, vieram dar mais classe à equipa.
os números falam por si. conseguimos contar pelos dedos de uma mão com 7 dedos os desaires na liga Sagres.
duas derrotas, uma delas polémica, mostram bem o que foi o Benfas este ano. Rolo Compressor, futebol asfixiante enquanto houve pernas. muita classe e esforço para alcançar um objectivo. não me lembro de nenhum Benfica assim, com excepção talvez da primeira passagem do homem do panamá da macieira já lá vão quase 30 anos.
o que precisamos para a próxima época?
um guarda-redes de nível internacional. afinal de contas somos tão bons que há duas épocas dispensámos o número um da selecção alemã que é uma das favoritas para vencer o mundial.
um defesa esquerdo que passe menos tempo que o Peixoto no estaleiro. talvez um central de grande categoria para fazer face à saída do David Luiz. e um número 10 como deve ser. se Cardozo sair, até podemos ir buscar um avançado. de resto, mexeria muito pouco no plantel.
claro que se queremos ir longe na Europa, temos de reforçar cirurgicamente e evitar que as principais peças rumem a outras paragens.
agora que já estamos em pré-defeso e apenas os dois jogos amigáveis nos EUA e Canadá farão as delícias dos emigrantes, deixo-vos com um VIVA O BENFICA igual ao que foi gritado no Restaurante "O Santos" na passada sexta-feira. teve direito a faixa e tudo!
para o ano, se Jesus quiser, seremos bi-campeões.

Sem comentários: