segunda-feira, 10 de março de 2008

salir a perder

está na imagem o treinador interino do Sport Lisboa e Benfica depois da saída de Camacho.
apenas as boas exibições e resultados do sportém adiaram o inevitável.
Camacho tem culpas, mas será o menos culpado da sua própria saída.
é muito fácil despedir um treinador ou, neste caso, obrigá-lo a sair, quando o balneário está totalmente esfrangalhado.
quem é o culpado disto? tem um nome e ocupa o lugar mais alto na estrutura do Sport Lisboa e Benfica: Luís Filipe Vieira.
10 razões para o fracasso:
1. despedimento de Fernando Santos. disse-o na altura e volto a dizê-lo: a ser despedido, tê-lo-ia sido no final da época passada. à primeira jornada, depois de um empate fortuito contra o leixões, apenas alguém que não percebe de futebol o poderia ter feito.
2. o folhetim "Rui Costa". Luís Filipe Vieira, perante a falência desportiva dos últimos 3 anos, assumiu que a solução passava pelo mais carismático jogador do Benfica da actualidade. lancá-lo para um "qualquer cargo" foi, talvez, o pior acto de gestão desta direcção. um bom sapateiro não é, forçosamente, um bom industrial do calçado. um bom jornalista não dá, forçosamente, um bom director de jornal. um bom jogador não é, forçosamente, um bom director-desportivo.
Rui Costa foi, como homem honesto e que acredita nas pessoas que é, atirado às feras sem o saber. foi esta, na modesta opinião de quem vê as coisas de longe, que o Luís Filipe Vieira conseguiu estragar o balneário. Deus queira que o Rui Costa não seja mais uma acha na fogueira que é a tentativa de manter o poder do Orelhas.
3. saída de jogadores que faziam a diferença: simão, fabrizio e karagounis.
4. gestão física deficiente. e aqui entra Camacho. já na primeira passagem que as lesões musculares foram mais do que muitas. na altura, a desculpa eram os campos de treino. e agora?
5. muitos estrangeiros no plantel: há quase uma dúzia de nacionalidades no plantel. é fácil criarem-se grupos quando há sul-americanos de origens diferentes.
6. gestão das renovações do plantel e dos salários: léo, cebola e nélson.
7. contratações caricatas: luís filipe não consegue jogar no Benfica.
8. dispensa dos juniores: dispensam-se jogadores que até nem estiveram mal para contratar deconhecidos ou jogadores medianos?
9. falta de um gestor profissional para a área do futebol.
10. gestão da questão das claques e, claro, impaciência dos adeptos que têm de apoiar a equipa e perceber que a nossa equipa não dá mais do que isto e não pode ombrear com uma estrutura montada há vinte anos que, com e sem apito dourado, está realmente a anos luz da nossa.
nota final: boa sorte para Chalana, o único treinador que passou pelo Benfica com 100% de vitórias!
ps - ouvi, quase por acaso, o relato esta madrugada. se nem ao Leiria ganhamos...

Sem comentários: