terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

o adeus ao futebol português do "menino d'oro"


João Vieira Pinto (JVP) deixou oficialmente o futebol português.
considero o JVP o meu último ídolo. deixa-me saudades e nem o facto de ter assinado pelo spórtem me leva a pensar de outra forma.
aquele sobre quem um dos meus outros ídolos (Diego Armando Maradona) disse uma vez que "tem classe até a andar" deu-me (deu-nos) vários momentos de alegria. não mereceu muitas das coisas que lhe fizeram. não mereceu uma boa parte dos jogadores que o acompanharam (paredão, king, paulo pereira, harkness, thomas... entre tantos outros). se calhar não mereceu o futebol português.
estava no estádio coreano quando o JVP deu um murro ao argentino. acho que aquele murro de raiva, tinha un destinatário: o incompetente seleccionador da altura...
podem encontrar alguns dos grandes momentos deste Senhor do Futebol, aqui.
pena é que não tenha podido voltar depois de ter saído do spórtem. guerras de saias impediram-no de acabar a carreira de águia ao peito.
resta-me agradecer todos os momentos que me proporcionou com o manto sagrado vestido.
tudo o que possa ser dito sobre o JVP, resume-se ao que, no dia 15 de Maio de 1994 rezou o Gabriel Alves no resumo do jogo, que também tinha comentado no dia antes:
"João Pinto, mostrou, acima de tudo isto, num palco que não é fácil, um sporting Benfica, jogo do título, uma coisa que falta ao futebol português: CLASSE!".

1 comentário:

JR disse...

Acima de tudo um jogador sério, que sempre defendeu o emblema que representava de forma honesta e sem tiques de vedeta. Além disso "carregou" o Glorioso aos ombros durante muitos jogos em que parecia ser o único com vontade (e capacidade)de ganhar.