quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

salir a gañar segundo S. Tacuara


quando aterrou em Portugal, José António Camacho disse: "salir a gañar".
chamou os seus jogadores, fraquejados pela longa noite santista, e disse-lhes: "salir a gañar, ha que salir a gañar".
naquele dia, Camacho assumiu um sério e ousado compromisso. até então aqueles homens nunca haviam pensado em grande. a maior parte deles não sabia o que era ganhar fora na europa, nem tinham noções de psicologia humana. não tinham estofo psicológico. não acreditavam o suficiente nem tão pouco pensavam como tal. os defeitos pessoais pesavam mais do que as virtudes. cada um pensava para si, sem olhar para equipa e para aquilo que é importante em futebol: o colectivo. mas aquele a quem chamam Mister deu conta do recado até ao momento. o sucesso absoluto de Camacho como preparador e treinador de homens tem agora um destino: estádio do manchester city, final da Uefa.
sermões à parte, ao contrário do que acontece várias vezes, hoje dormi umas horas antes da partida. de tal forma que, quando acordei, não tinha visto o primeiro golo do S. Tacuara.
vi o segundo. bem vindo, Nélson! e que golo do S. Tacuara (7 pontos na Champions, 6 foram dele...). à ponta-de-lança, de cabeça, num remate potente depois de um cruzamento milimétrico do Maximiliano Pereira.
a partir daí, o jogo ofensivo do Benfica decaiu e de que maneira.
um aluvião de ataque, nem sempre com pés e cabeça, desabou sobre a nossa defesa.
até que chegou o "minuto quase fatal".
já aqui disse que o tal do "Xerife" é bom jogador. mas tem tanto de bom jogador como de ingénuo. ainda por cima com o mais experiente dos avançados em campo, lucarelli, com a manha toda do campeonato italiano.
Quim quase defendeu. o David Luiz já tivera sido o responsável pelo golo da equipa que alinha de azul no fim-de-semana. voltou a fazer das suas. o golo da equipa de azul é muito parecido com outro que sofremos no estádio olímpico de montjuic o ano passado frente aos periquitos.
adiante.
a segunda parte prometia uma nova avalanche. aconteceu. aí, foram bravos!
a jogar com 4 graus negativos, perante um público hostil, com apenas a taça uefa no pensamento, os jogadores do Benfica superaram-se e defenderam tudo o que havia para defender. durante o jogo, os bifes da espn (não foi, como esperava, na star sports) quase que punham o Benfica na Taça das Feiras ou naquela que os lagartos vão ganhar este ano.
ora, no final, já em estúdio, as palavras foram estas: "Benfica was terrific. They have defended well and they did it! We cannot forget that Benfica is Benfica. A great club and a great name in the world of football." toma lá que é fresquinho!
gostei do Petit. foi enorme.
Nélson, já falei.
Katsouranis foi importante sobretudo na fase de maior assédio.
Luisão esteve desastrado.
David Luiz, ingénuo.
Cardozo, soberbo.
Maestro, apagado, mas muito importante a segurar a bola.
Quim é o melhor guarda-redes português em actividade.
Di Maria esteve bem a defender.
Maxi é reforço.
Leo, apesar de alguns falhanços também esteve bem.
quanto aos substitutos, apenas um reparo: o luís filipe, com a bola controlada, conseguiu criar uma jogada de perigo para os "ucrânios".
tenho pena que não tivesse dado para continuar na Champions e estou com o Camacho quando diz que o celtic não foi superior. mas o que conta são os resultados. agora o lema é "RUMO A MANCHESTER!".
mas antes, ainda temos que ganhar à académica já este fim-de-semana, para a Taça de Portugal.
obrigado Benfica. é tão fácil fazer-nos felizes.
ps - já não consegui dormir nada depois do jogo acabar, às 5:35 da manhã.

2 comentários:

Anónimo disse...

Relativamente ao PS - que o resto pronto... : perder o sono por causa de um clube que ser quer grande como o FCP?Ainda se dissesses que perdeste o sono devido àquela que é por vós chamada a "raça quase tão superior"... Isso é que era de Homem!
Eu entendo, eu entendo... :) Bjs

santiago disse...

PS, PS, só conheço o partido do governo.
como disse o bloguista remate cruzado no seu blogue www.eissomeenvaidece.blogspot.com:
"Jornalismo de esgoto

Camacho disse que o Benfica tinha que reagir como um grande, e obter uma vitória depois de uma derrota desmoralizante, como tinha feito o porto.

Em momento algum ele disse que o Benfica tinha que "jogar à porto", "ser como o porto" e muito menos "grande como o porto".

Mas foi isso que vimos hoje de manhã nas capas dos jornais. E um certo comentador portista, já aproveitou no pós-jogo para dizer que o Benfica jogou à porto...

Onde vai parar o jornalismo desportivo em Portugal?"

quanto ao resto, minha cara portistinha... não comento a minha vida pessoal em público!
saudações