sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Elites...


Venho falar-vos do pseudo-clube da elite: a lagartagem!

Há não muito tempo, Herman José realizou um sketch em que, novamente, usou a mais que gasta imagem estereotipada dos adeptos dos mais representativos clubes de Lisboa: SLB e SCP. De um lado, os populares, broncos e impulsivos; do outro, os educados, sobranceiros e elitistas. Uma imagem gasta, tal como ultrapassada está a imagem de HJ.

A pertencer a algum destes clubes, prefiro realmente ser do SLB. Por ser mais genuíno. De facto, não me dou bem com elites “de trazer por casa”. Principalmente, quando a lagartagem tem de elitista, o mesmo que eu tenho de sueco...

Vem isto a propósito da constante teoria da vitimização lagarta. Já chega! Setenta e sete grandes penalidades em 7 anos (SLB e FCP juntos contam 92) e ainda se queixam que ficaram mais uns 77 por marcar... Agora até já têm ex-presidentes arguidos, mas continuam na deles: são perseguidos! Inconcebível as queixas sobre arbitragem que deram agora azo à punição dos respectivos árbitros!

Um clube onde pontificou Sá Pinto (relembrar episódio com Rei Artur), teve como treinador Octávio Machado e como presidentes, Jorge Gonçalves e Sousa Cintra, pode ser muita coisa, mas não é de certeza algo aparentado com a nobreza...

E, ainda que fosse, convenhamos que a malta das revistas cor-de-rosa só serve mesmo para fazer rir a malta do SLB.

Bem haja!

2 comentários:

Anónimo disse...

pois é - a imagem do Herman está gasta, morta, enterrada, tudo o que quiserem ! mas tal como o Benfica, é uma vedeta incontornável, a nossa maior referência, e o mestre criador dos Gato... custa muito lidar com tanta fama - a dor de cotovelo mata em Portugal !

VICI disse...

Cara filipa m,

Antes de mais, deixe-me que lhe agradeça a sua visita e o seu contributo.

No post que veio comentar, pode ler-se que, na opinião do escriba, a imagem de HJ está gasta. Se está morta e enterrada, é algo que só poderá ser imputado a V.Exa., pois que nunca foi essa a intenção do post.

Quando refere "gato", presumo que se refira aos humorístas que assinam "Gato Fedorento. Ora, se o HJ foi o mentor dos ditos, é coisa que só eles poderão confirmar. Pela parte que me toca, não me interessa...

Dando de barato que sou um pouco mais velho que a minha querida filipa, posso afiançar-lhe que fui um grande fã de HJ (bem mais do que de qualquer "gato" que para aí ande)! Sou aquilo que se pode chamar de "a geração hermanófila"...

Ora, o facto de ter gostado de usar cuecão há uns anos, não significa que agora não prefira "boxers". O mesmo é dizer que o facto de reconhecer que HJ foi o melhor humorista da sua geração (e que dificilmente surgirá melhor nos anos vindouros), não me impede de pensar que, hoje, tem uma imagem desgastada...

Sabe, o Eusébio foi e sempre será o melhor futebolista português, mas isso não significa que eu queira que ele continue a jogar à bola...

Aliás, mesmo que assim não fosse, fazendo uma simplória adaptação de um conhecido chiste de HJ: "opiniões são como os cus, cada um tem o seu e quem quer dar, dá..."

De futuro, num site de futebol como é o caso, quando quiser opinar, faça-o sobre a bola. O tema subjacente ao post é sobre o SCP, agradecia que, a querer dar a sua opinião, o fizesse sobre o tema.

Cotovelos, aqui, só me lembro dos do Paulinho Santos, nos célebres embates com o nosso JVP.

De qualquer forma, volte sempre.