terça-feira, 26 de outubro de 2010

o derby, o dinheiro e os excursionistas

apenas consigo conceber uma ida a Luanda para jogar numa quarta-feira, 10 de novembro, à luz do seguinte (qualquer uma delas serve):
1. vamos ser apedrejados e swingados com bolas de golfe e não jogamos o derby com o líder do campeonato;
2. há muito dinheiro angolano metido no Sport Lisboa e Benfica;
3. levam excursionistas para a despedida do Mantorras;
4. está tudo maluco para os lados da Luz;
5. depois dos convocados do leiria para o jogo de ontem e do que se passou no jogo de ontem, já toda a gente percebeu quem vai ser o campeão e a toalha foi atirada ao chão;
6. está tudo embriagado para os lados da Luz.
ps - o leiria do bartolomeu não estava no processo apito dourado?

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

RAP n'A Bola

"E isso me envaidece

Estive ontem mais de duas horas a conversar com um adepto do Benfica. Chama se António Lobo Antunes e é, alem de benfiquista, um grande escritor. Um dos maiores do mundo. Sempre que lhe dão um prémio literário, e já lhos deram quase todos, fica mais prestigiado o prémio do que ele. Tem diplomas, medalhas, vários quadros de grandes pintores que quiseram pintar-lhe o retrato. Creio, por isso, que os leitores não serão capazes de lhe censurar a vaidade se disser que, em casa dele, na parede do quarto, está, emoldura da, a sua ficha de inscrição como sócio do Sport Lisboa e Benfica. Cada um tem as suas honrarias, e a vontade de exibir as maiores é apenas humana. «É extraordinário», disse ele a olhar para a moldura, «como um clube fundado por órfãos da Casa Pia - ao contrário do Sporting, fundado por um Visconde, e do Porto, fundado por banqueiros - consegue...» E, entretanto, faltaram-lhe as palavras.

«É extraordinário», limitou-se a repetir. Confesso que fiquei desapontado. Afinal, um grande escritor não fazia milagres: quando alguma coisa era do domínio do indizível, não havia vocabulário, nem talento, nem nada que lhe valesse. Mas, nesse mesmo segundo, Lobo Antunes desmentiu-me. Encontrou as palavras que lhe faltavam, e começou a recitá-las: «Domiciano Barrocal Gomes Cavém. José Pinto de Carvalho Santos Águas. Mário Esteves Coluna. Alberto da Costa Pereira. José Augusto Pinto de Almeida. Ângelo Gaspar Martins. António José Simões da Costa.» Assim mesmo, com os nomes completos e sem hesitações. Mais adiante, nessa mesma tarde, António Lobo Antunes haveria de declamar um poema de Dylan Thomas. Mas não voltou a ser tão poético como naquele momento, à frente de uma ficha amarelecida por mais de 60 anos.

Antes de nos despedirmos, ainda registámos uma coincidência. No dia 23 de Maio de 1990, eu tinha 16 anos e estava a chorar em minha casa; António Lobo Antunes tinha 47 e estava a chorar na dele. Claro, Lobo Antunes é um génio, e eu sou apenas, e só quando consigo, eu. Mas, ao menos naqueles minutos que sucederam à final da Taça dos Campeões (duas ou três horas, no meu caso), a minha sensibilidade foi igual à dele. Não é a primeira vez que o Benfica faz de mim uma pessoa melhor, mas nunca deixa de ser surpreendente.
Feito este curto mas importante parêntesis, para a semana voltarei a dedicar-me às grotescas incongruências de Rui Moreira e Miguel Sousa Tavares, que é para isso que cá estou."

sardinhas magras

portimão tem as melhores sardinhas do mundo. tenras, saborosas e gordas. comidas debaixo da ponte, ainda sabem melhor.
esta madrugada foi necessário um cabezon do Javi para uma vitória magra, mas justa.
5 vitórias, 3 empates. como o nosso principal adversário não vai desarmar, teremos de ganhar no dragão para acalentar esperança de ainda acabarmos em primeiro. o j. sousa já está nomeado para esse jogo.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

gaita (n)a bazófia provinciana

nunca mais aprendemos.
ontem, quando via o jornal da tarde que aqui é mais jornal da noite já que dá depois do telejornal local, e apareceu o JJ, não consegui parar de rir com as declarações de que o Benfica ganhar em Lyon seria normal.
estou cada vez mais convencido que o JJ ainda está ébrio desde a festa do título do ano passado e não acordou. se tivesse a equipa do ano passado, podia fazer as declarações que tem feito. mas não tem, isso viu-se no jogo da alemanha, e sobretudo no jogo de ontem. temos 4 golos sofridos, todos, TODOS, fruto de desatenções infantis dos nossos defesas:
1. César Peixoto, que ontem até entrou bem no jogo, tem uma daquelas tentativas de chegar à bola que nem os meus companheiros de futebolada fariam;
2. o David Luiz dá a bola ao raul;
3. o Carlos Martins dá a bola a um adversário quando tinha espaço para passar;
4. o Luisão está a ver o lisandro marcar depois de uma monumental defesa do Roberto.
quando a única coisa que se aproveita de um jogo do Sport Lisboa e Benfica é a exibição do guardião, está tudo dito. e que exibição! defesas impossíveis daquelas que no segundo anterior já estamos a ver quanto tempo falta para ainda darmos a volta.
alguém que chame à atenção ao JJ que tem de baixar a bolinha e que não pode fazer declarações daquelas se não tem estofo para as fazer. tal como disse após o jogo com os alemães, deixem-se de brincadeiras e concentrem-se nos jogos da liga zonsagres, porque não temos classe para jogar lá fora.
gaitan, gaitan, gaitan, se o Perestrelo estivesse vivo diria, vai à merda, meu!

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

um homónimo com sorte

confesso que não sabia deste meu homónimo. nem o facto de a bbc, no acompanhamento que fez do resgate, indicar no seu minuto a minuto "2059 People on Mr Cortez's street have stockpiled "enormous quantities of beer, wine and pisco [grape liquor]" to welcome him back home with a party, newspaper reports have said." me faz recordar alguma coisa. mas, atendendo ao que se passou, sou menino para enviar uma jersey do Benfica para o chileno.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

evoluções

depois de um fim-de-semana fértil em estórias do outro tempo, mas que servem que nem uma luva aos que correm, onde parece que voltámos ao passado, eis que o Benfica é o grande vencedor do fim-de-semana futebolístico. ganhou em todos os campos - Luz, municipal de aveiro, guimarães e até no estádio internacional do youtube - e saltou para o segundo lugar da liga.
tivemos uma boa resposta depois da derrota contra os alemães.
é verdade que o braguinha teve algumas oportunidades, mas daí a falar-se em equilíbrio... curioso o facto de os treinadores dos dois últimos sportens a terem pisado o tapete da Luz comentarem, terem a lata de comentar, que houve equilíbrio em duas partidas de sentido único, a baliza dos adversários do Sport Lisboa e Benfica.
foi um grande duelo táctico com uma equipa a querer empatar e a outra a querer ganhar. os primeiros dez minutos foram "à Benfica". frenética a entrada em campo a pôr em sentido os bracarenses (braguistas, segundo marcelo).
depois desses minutos iniciais, os arsenalistas reequilibraram a contenda até aos 5 minutos finais da primeira parte onde o Benfica acabou por cima dos comandados pelo sr. paciência que voltou a não saber perder - será que os ex-jogadores do clube do mestre, que depois são treinadores, não sabem perder?
o golo, ganda pastilha! do Carlos Martins veio apenas dar justiça à exibição até aí conseguida.
gostei do Javi, que começa a acertar e da grande defesa do nosso Roberto que parece estar a engatar.
uma palavra para a arbitragem de que o meu amigo Becas nunca gosta de falar: mais uma vez fomos prejudicados. amarelos para nós, em barda. amarelos para a equipa que mais praticou anti-jogo, nem vê-los. devem andar a fazer contas ao jogo que vai decidir muita coisa daqui a 3 jornadas.
no final, aquela jogada do Coentrão tinha selo de golo e o 2-0 seria o melhor resultado.
agora, alguns dias de folga da liga porque os bentianos vão fazer pela vida rumo ao euro 2012.
esperemos que isso não trave a boa evolução em termos de fio-de-jogo do Benfica e, sobretudo, que ninguém se aleije.
duas notas finais:
1. andrezinho, o puto ventríloquo imitador, que até tem mostrado saber do ofício, deixou cair a máscara e agora até vê jogadas que não existem. será que lhe mostraram as repetições do outro jogo que teve lugar em guimarães aqui há uns tempos e foi esse que ele comentou no final?
2. a europa decadente, falida, vetusta, ainda tem jogadores de golf que podem proporcionar uma ryder cup épica! grandes momentos de golfe que se viram no celic manor.