sexta-feira, 24 de outubro de 2008

ich bin kein berliner

georg wilhelm friedrich hegel nasceu em estugarda e morreu em berlim.
o Benfica nasceu numa farmácia de Lisboa e esteve quase a "morrer" em berlim.
vi o jogo. aos repelões por causa de um tal de buffering que atrasa as transmissões online. é certo que com comentários em língua alemã de que, excepção feita a algumas palavras que balbucio mal, como o nome daquele árbitro do jogo entre a vechia signora e o real madrid realizado esta semana, dizer que não percebo nada, nickles, patavina... está bem longe da realidade.
como dava para ver, pus de lado a antena 1. erro! diria: erro crasso que fez com que não percebesse a razão para a exclusão do nosso melhor jogador esta época: Yebda.
ora, e apesar de tudo o que tive oportunidade de ver, o grande destaque vai para o substituto do franco-argelino: Bynia ou Gilles, como preferirem, não viu nenhum cartão amarelo durante 95 minutos. isto sim é histórico! à cautela, não fosse eu ter visto mal, por causa do buffering, já confirmei em todos os sítios da especialidade: www.abola.pt, www.record.pt, www.ojogo.pt (este já tem na minuta da ficha do jogo quando o camaronês joga, acção disciplinar: amarelo para Bynia aos ... min) e www.maisfutebol.iol.pt e nada. o homem passou quase 100 minutos sem levar um cartãozito. notável! nem um de boas festas? não. também aqui já há dedo de Quique.
em relação ao prélio, entrámos, pareceu-me, bem. a pressionar o adversário e personalizados. surpreendemos os berlinenses (boooolii berlimm era um pregão que me fazia sonhar na praia. bem, havia também o bolaaaachaaaa ameeericana, mas o adu está a "monacar") que só depois do primeiro impacto (estive para escrever "impacte", mas neste caso usa-se o "o" no fim na medida em que, literalmente, batemos contra uma parede germânica) conseguiram entrar no jogo.
a primeira parte teve, ainda assim, mais pendor ofensivo (esta coisa de ter comentado um jogo a meio da semana dá chavão na certa) por parte do senhores com camisola à juventude de Évora. gosto mais do meu Lusitano (um dia explico).
ainda durante a primeira parte dei por mim a perguntar se o Cardozo tinha sido o excluído para a entrada do Bynia e garanto-vos que não foi por causa da má imagem e do malfadado buffering. é que, ao intervalo, o Quique conseguiu confundir-me ainda mais e tirou-o para dar lugar ao Suazo, pelo que dúvidas sobre se o Tacuara esteve berlim continuam a assolar-me.
voltámos a entrar personalizados no segundo meio tempo e num contra-ataque rápido abrimos o activo (gosto muito desta expressão) com Angelito finalmente a conseguir facturar. esperamos que seja para continuar.
comecei, então, a ouvir os nossos adeptos a "canticar". para mim, não há nada de mais bonito e excitante do que uma vitória do Glorioso, mas os cânticos dos adeptos Benfiquistas num qualquer estádio da europa é algo que emociona. tem um toque de divino.
a vencer, estivemos por cima alguns (poucos) minutos até que Quique resolveu travestir-se, uma vez mais - já o tinha feito no estádio do mar - de engenheiro e toca de tirar o Katsouranis e pôr o Carlos Martins. nada contra a entrada do ex-spórtem, mas a saída do Katso não cabe na cabeça de ninguém. depois entra o Urreta para o lugar do Reyes. por essa altura adivinhava-se o golo do juventude de Berlim. razão: um tal de pantelic entrara e já espalhava miséria. momentos depois, o sérvio gadelhudo igualava a contenda (ehehehe! o sorriso é para a palavra e não para o golo do empate) com a ajuda, pareceu-me, do Maxi. até aos 90 ainda tivemos algumas oportunidades para, finalmente, ganhar na terra do hegel. no entanto, o treinador do hertha terá pensado para com os seus botões que o empate já não era mau e, felizmente, acabámos por ganhar um pontinho.
deixo, perante este empate, 2 sugestões para a estrutura Benfiquista:
1. mandem fazer mantas com o emblema do Glorioso. será um sucesso de vendas! é que estou absolutamente convencido de que o LFV trocou um empate por uma manta do hertha.
2. Quique, essa história de teres andado a ver dvds das épocas anteriores fez-te mal. eu sei que queres valorizar o teu trabalho, i.e., mostras o teu método durante a primeira parte e depois dizes, cínico: vêem como eu sou bom treinador? agora tomem lá 45 minutos à fernando santos. perante isto, pede sff ao departamento de audiovisuais do Sport Lisboa e Benfica - se quiseres eu posso minutar (nada de más leituras) o requerimento - vídeos dos anos 80. e dos 70. e dos 60. bem, também podes pedir alguns da década de 50 e do início da década de 90...
deixo-vos com o golo do "tia Maria" (o do hertha não ponho. porquê? ich bin kein berliner!)

1 comentário:

Anónimo disse...

Hello, as you can see this is my first post here.
Hope to receive any help from you if I will have some quesitons.
Thanks in advance and good luck! :)