terça-feira, 23 de setembro de 2008

classe, raça, ingenuidade, ricardices e sofrimento

4 da manhã em ponto, o transistor começou a dar antena 1 num volume considerável. para que não voltasse a deixar-me dormir, programei também o blackberry. estava acordado. estranhamente a ouvir o relato. pensem no que é acordar às 4 da manhã depois de termos ido para a cama às 11:30 da noite. claro que demora um bocado a ganhar as faculdades de acordado. foi o que aconteceu. quando dei por mim a pensar que estava a ouvir o relato e que não liguei o televisor, quase que me insultei. finalmente, isto é, 3 minutos depois do jogo começar, liguei a tdm em cadeia com a rtpi. não por nenhum assomo patriótico, mas simplesmente por causa da diferença de alguns segundos na transmissão entre uma e a outra. na tdm o jogo dá uns segundos antes. isto é, quando é golo na tdm a bola ainda está na linha lateral na rtpi.
por falar em golo, o primeiro foi um contra-ataque de grande classe, com o Reyes finalmente a fazer qualquer coisa a que não será alheio o facto de também finalmente o Quique o ter posto no lugar onde me lembrava de o ver no arsenal. na ponta esquerda. cruzamento milimétrico e o nosso capitão, Nuno Gomes, de primeira, remata com classe para o fundo da baliza. pouco mais de uma mão cheia de minutos tinham passado e o Benfica vencia, como lhe competia, num campo (para mim estádio é outra coisa) sempre difícil.
estranhamente, há um lançamento de linha lateral ou um canto, Reyes lembrou-se de borrar a pintura, alivia mal, há um jogador com nome de marca de mesinha de cabeceira que remata, a bola bate em Sidnei e anicha-se na rede de Quim.
empate alcançado e, a partir daí, o Benfica só conseguiu descansar quando o Maxi, na sequência de uma jogada bem gizada por Ruben Amorim, que centrou para o nosso capitão, que bem desmarcado remata de cabeça e, depois de uma defesa incompleta do guardião do paços, na raça remata para o 1-2.
pensei que o Benfica iria descansar os adeptos e arrancar para uma exibição convincente. mais convencido fiquei quando o Ruben Amorim centra e a bola é cortada com a mão por um defesa do paços, com um tal de paixão a apontar para a marca de grande penalidade. Tacuara, como já disse aqui, especialista nestes lances, remata à Batistuta, fazendo o 1-3.
chega o intervalo e o Benfica, estranhamente, e ao contrário do que o Quique tentou por diversas vezes evitar com as indicações que dava para dentro de campo, recua demasiado numa falsa sensação de controlo de jogo que normalmente acaba em golo do adversário. foi o que aconteceu. quer dizer, eu continuo a achar que golos daqueles não deviam ser atribuídos aos avançados, mas sim ao Quim. na ficha do jogo deveria figurar: 0-1, Nuno Gomes, 1-1, nome de marca de mesinha de cabeceira, 1-2, Maxi, 1-3, Óscar Cardozo, 2-3, Quim (p.b.)...
desde o jogo com a Dinamarca que o Quim, normalmente seguro e calmo, anda a fazer tudo para ser substiuído. será que o facto de o Moretto ter voltado ao plantel tem a ver com isto? gostei do que disse Quique no final da partida sobre o golo na própria do Quim: "uma vez em cada cem". mas o problema é que para já, e contando com a selecção, foi mais do que uma vez em cada jogo.
não sei se fui só eu que reparei mas o Nuno Gomes quando foi substituído parece dizer ao companheiro de banco: "viste aquele falhanço do Quim? dasse!".
depois lá tivemos um momento de inspiração do irmão do Nuno Ribeiro, vulgo Maniche. ganha a bola a um contrário e remata fulminante com a bola a fazer aquele barulho lindo que é tocar no poste e, ao contrário do que já vi muitas vezes, a ir beijar a rede.
tudo certo, Benfica de novo com dois golos de vantagem. mas começava aí o sofrimento. depois de estar mais o menos descansado, tive de me levantar da cama e ir para a sala ver o resto da bola. pensei em várias coisas. uma delas foi que um ataque de ansiedade àquela hora, 5:40 da manhã, poderia pôr em causa as 3 horas de sono que ainda me faltavam e provocar danos irreparáveis nas batidas do órgão a que chamam coração. pior fiquei quando em mais um lance de bola parada, a defesa fica a olhar, o Quim com medo de falhar e eles reduzem para 3-4. já não estava em mim quando o paixão deu 5 minutos de tempo de compensação. aliás, é estranho como é que o treinador do paços depois do golo diz que faltam 10 minutos quando faltavam apenas 5. será que o árbitro das placas lhe disse que ía dar 5 minutos de desconto? ainda conseguimos fazer duas faltas que atendendo ao rumo dos acontecimentos podiam ter protagonizado a reviravolta no marcador. felizmente não. mas infelizmente só me consegui deixar dormir às 6:30 da manhã, quando acabou o "relatório e contas" na antena 1 sobre a visita do Benfica a Paços de Ferreira.
merecemos sem dúvida ganhar. fomos eficazes na primeira parte e o paços, tirando as bolas paradas, pouco ou nada fez até para marcar 2 golos ao Benfica (sim, um dos golos foi do Quim na "p.b." ou "o.g." em inglês).
penso que a chave do jogo foi a entrada do Ruben Amorim. foi com esse sistema que andámos durante toda a pré-época e o Amorim fez uma meia assistência e ainda centrou para a mão do pacense.
agora, ganhos que estão os primeiros 3 pontos, resta ter calma e pensar que para a semana estaremos com 8 pontos.

Sem comentários: