quinta-feira, 25 de outubro de 2007

o fim dos dias da rádio and the Oscar goes to Tacuara


entre a meia-noite e as duas e meia, andei a trocar mensagens de correio electrónico com o nick do customer support da uefa, tais eram as dificuldades em aceder ao site da uefa, onde tinha comprado o jogo.


começava a desesperar. com a ctm, talvez a pior empresa de Macau e, em consequência, das piores do mundo, visto que usa um server externo de Hong Kong. ora porra, eu pago a internet mais cara do planeta e porque o servidor é de Hong Kong não consigo ver a bola no site uefeiro, onde três horas antes paguei o encontro... custos da "peninsularidade" do segundo sistema.


lá consegui que pelo menos o nick fizesse com que a UEFA me devolva o dinheiro.


contra aquela equipa que não consigo dizer o nome e que acaba em donest ou será donesk, em plena austrália, paguei 7 libras esterlinas e nada...


2:30 da manhã, o pior ainda estava para vir.


não é que essa grande instituição que é a rádio macau que, de há cinco anos e meio para cá, entra em cadeia com a antena 1, não ía transmitir o jogo. ainda achei que fosse do estilo "por motivos técnicos a que somos alheios, interrompemos a transmissão... voltaremos dentro de momentos".

mas não! nada, nickles.


opções: ouvir a tsf, link para onde fui de imediato, ou tentar um site pirata chinês que anunciavam na tv tuga.


do site chinês, nem ver. talvez fosse de outro continente... sempre preto e com anúncios sempre muito educativos.


da tsf havia boas notícias. estavam a dar o relato, apesar de fazerem ligaçoes contínuas ao velodrome para dar conta do que se passava naquele jogo onde se ofereceu um penalty.


começou o jogo, continuei a insistir no site chinês e na busca intensa de um milagroso site. nada!


como jogámos tão mal, chegámos rapidamente ao final do primeiro tempo do prélio.


na segunda parte as imagens radiofónicas da Catedral indiciavam que o Benfica vinha transformado. mais rapidez sobre a bola, outra atitude, mais ocasiões, enfim, o Benfica começava a carburar.


se o rangers, que jogou no dia antes com o barcelona, ganhou 3-0 aos célticos e mostrou um futebol quase igual ao do rio ave, então o Benfica tinha obrigação de golear por, sei lá, 15 a 0.


mas começava o festival de desperdício do Tacuara.


na tsf gritaram umas 3 vezes golo. eu festejei umas 3 vezes! mas todas elas, ou pelo poste amaldiçoado, ou pela barra (a fúria do Tacuara deu naquilo) ou pelo guardião polaco, davam lugar a um murro na mesa da secretária do escritório.


entra Di Maria e Adu!


começava o forcing final do Sport Lisboa e Benfica.


o comentador da tsf advinhava o golo. eu já o tinha gritado várias vezes!


desesperava... e pior fiquei quando entrou o luís filipe. como é que a poucos minutos do fim, com resultado a 0, o Sr. Salir a Ganar pode pensar em pôr em campo um jogador com características únicas: não é lateral, não é extremo... enfim, é uma contratação do nandinho.


comecei a pensar que este ano já era, quando, de repente, Adu flecte para o centro, Di Maria recebe e faz um passe de morte para aquele que já merecia, Óscar Tacuara Cardozo... pára no peito, e sem deixar cair remata para o fundo das redes, alcançando o seu primeiro tento na Champions. ele, especialista em falhanços - ainda não consegui engolir o falhanço no s. siro - acabara de colocar de novo o Benfica na corrida a, pelo menos, um lugar na UEFA, este ano reforçada com o bayern e provavelmente com o liverpool (seria bonita uma final entre o Benfica e o liverpool!).


finalmente, descansei. ainda houve um livre onde o (c..rã.) do gr polaco foi tentar a sorte. pouco tempo depois, a experiência do Maestro ganha uma falta e o suiço bussaca acaba com a partida!


3 pontos muito importantes por 3 razões:


1. Tacuara vai ganhar confiança e desatar a marcar!

2. ainda estamos na corrida!

3. ganhámos algum dinheiro com esta vitória.


segue-se, para a Champions, a visita a glasgow (o estádio devia ter sido banido das competições, depois da entrada do adepto) onde só há um resultado possível: ganhar!


no final da partida, o pensamento que me acompanha permanentemente, agora com ainda mais alegria: gosto mesmo do Benfica!

TACUARA!

o resumo:


terça-feira, 23 de outubro de 2007

ausência, empate, derrota, vitória e empate



foram assim os últimos dias:


osaka - empate com o sportém... soube a pouco. o falhanço do capitão entra (ou deveria entrar) para o livro dos escândalos.


sydney - derrota com aquele clube que não sei dizer o nome que tem mais brasileiros do que o elvas dos anos 80.


melbourne - vitória sobre o leiria com grande regresso do capitão, que se lesionou depois disso. chega de mau olhado!


hua hin (tailândia) - empate com assinatura de Adu. segundo um dos desportivos, o que menos tempo precisa para marcar golos. um verdadeiro talismã da provalvelmente pior taça do mundo com nome da provavelmente melhor cerveja do mundo.


amanhã:

macau - celtic... um resultado igual ao do ano passado em casa, possibilitara sonhar com o terceiro lugar que dá acesso à uefa. mas a jogar como estamos, mesmo um empate vai ser difícil, apesar de ainda acreditar que este ano vamos a uma final europeia (nem que seja de futsal).


durante estes dias também aconteceu:


1. LFV não se cala com a história de querer o Maestro como Presidente. eu quero é o Rui Costa a jogar como nos primeiros jogos da época!


2. parece que a Nossa Senhora de Fátima continua a fazer milagres: o sportém só perdeu por dois. mais a sério: a competência do treinador do fátima (ex-treinador do juniores do Glorioso, substituído pelo Luvas Pretas) parece ser de facto inquestionável, apesar de terem jogado contra aquele clube com camisolas à irmãos metralha e outro com camisolas à juventude de évora, vulgo "cacaruças".

3. já se fala em reforços para janeiro. e se pensassem antes em mandar embora alguns dos que lá estão. assim de repente: e se calassem o LFV?


saudações gloriosas.






quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Benfica ainda me atrai

hoje que estamos tristes, aqui fica o testemunho de um Benfiquista... Lobo Antunes.
Mas aquele início é de quem lê jornais...
Não tenho muito tempo e depois se o vejo fico perdido a ler o jornal. Houve uma altura em que lia A Bola todos os dias... Da televisão, fui-me afastando à medida em que também o fazia do Benfica. Agora já não vejo jogos de futebol, desde que deixou de ser um desporto...
Este Benfica já não o atrai?
Claro que me atrai, continuo a gostar do Benfica mas quando eu era miúdo o lar dos jogadores do clube era ao pé de casa dos meus pais e eles desciam a rua com o fato civil e o emblema na lapela... Era impensável que o Coluna ou o Eusébio fossem jogar para o Sporting ou que o Travassos jogasse no Benfica, eles eram daquele clube. Agora é uma indústria, são sociedades anónimas, deixou de ser um desporto. Os treinadores dizem é preciso paciência, o que é o contrário do desporto e todo o lado lúdico que me interessava deixou de existir, sendo substituído por uma eficácia de marcar golos e de ganhar por interesses económicos. Lembro-me de ter lido uma entrevista do Jesus Correia há muito anos em que ele dizia que o seu doping era o arroz doce que a mãe lhe fazia. Ainda havia aquele prazer como se encontrava no Brasil, de fintar e voltar atrás, como o Garrincha fazia.
Não pára o livro para ver um jogo do Benfica?
Não, já não. Tenho muita pena.
Mas teve conhecimento do murro do Scolari?
É-me completamente indiferente. Não acho normal nem anormal, é-me indiferente. Nem sei se deu o murro... Vi na televisão, foi uma patetice e não comento patetices.
Uma patetice de quem?
Eu não sei o que se passou. Vi o homem estender a mão mas aquilo nem me pareceu um murro, porque se eu der um murro não é assim. E considera normal que José Mourinho tenha mais biografias do que a maior parte dos escritores portugueses?
Acho natural. José Mourinho atrai mais que Camões ou Shakespeare, as pessoas vivem cada vez mais no sentido hedonista. Não me repugna nada, nem me faz diferença, porque não é isso que tira o público dos livros. As pessoas continuam a comprar livros, portanto esta situação não me incomoda nada.