quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Benfica ainda me atrai

hoje que estamos tristes, aqui fica o testemunho de um Benfiquista... Lobo Antunes.
Mas aquele início é de quem lê jornais...
Não tenho muito tempo e depois se o vejo fico perdido a ler o jornal. Houve uma altura em que lia A Bola todos os dias... Da televisão, fui-me afastando à medida em que também o fazia do Benfica. Agora já não vejo jogos de futebol, desde que deixou de ser um desporto...
Este Benfica já não o atrai?
Claro que me atrai, continuo a gostar do Benfica mas quando eu era miúdo o lar dos jogadores do clube era ao pé de casa dos meus pais e eles desciam a rua com o fato civil e o emblema na lapela... Era impensável que o Coluna ou o Eusébio fossem jogar para o Sporting ou que o Travassos jogasse no Benfica, eles eram daquele clube. Agora é uma indústria, são sociedades anónimas, deixou de ser um desporto. Os treinadores dizem é preciso paciência, o que é o contrário do desporto e todo o lado lúdico que me interessava deixou de existir, sendo substituído por uma eficácia de marcar golos e de ganhar por interesses económicos. Lembro-me de ter lido uma entrevista do Jesus Correia há muito anos em que ele dizia que o seu doping era o arroz doce que a mãe lhe fazia. Ainda havia aquele prazer como se encontrava no Brasil, de fintar e voltar atrás, como o Garrincha fazia.
Não pára o livro para ver um jogo do Benfica?
Não, já não. Tenho muita pena.
Mas teve conhecimento do murro do Scolari?
É-me completamente indiferente. Não acho normal nem anormal, é-me indiferente. Nem sei se deu o murro... Vi na televisão, foi uma patetice e não comento patetices.
Uma patetice de quem?
Eu não sei o que se passou. Vi o homem estender a mão mas aquilo nem me pareceu um murro, porque se eu der um murro não é assim. E considera normal que José Mourinho tenha mais biografias do que a maior parte dos escritores portugueses?
Acho natural. José Mourinho atrai mais que Camões ou Shakespeare, as pessoas vivem cada vez mais no sentido hedonista. Não me repugna nada, nem me faz diferença, porque não é isso que tira o público dos livros. As pessoas continuam a comprar livros, portanto esta situação não me incomoda nada.

3 comentários:

Anónimo disse...

Hoje todos os benfiquistas estão tristes...Não foi só o resultado..foi a exibição..a falta de empenho (de jogadores) que nem devem saber o que é o BENFICA"!"

Anónimo disse...

As duas melhores crónicas que li até hoje sobre o Benfica, e que eu gostaria de ter escrito, foram escritas pelo Lobo Antunes e pelo Mega Ferreira.

http://benfica-fc.com/slbenfica/

Anónimo disse...

Anda desaparecido!!!