terça-feira, 16 de junho de 2009

quem é o senhor que se segue



um francês, que jogava na segunda divisão francesa, há pouco mais de um ano foi comprado por 300 mil euros e vendido por 15 milhões a um colosso do futebol italiano, depois de toda a gente ter visto, quando jogava em setúbal, menos os responsáveis demissionários do meu clube, que podia estar ali um craque, ainda para mais depois da saída do léo.
um português, de seu nome, Jorge Fernando Pinheiro de Jesus, 54 anos, com passagens por clubes como o amora, felgueiras, moreirense, - desceu de divisão com os últimos dois - amadora, vitória de guimarães, belenenses e sabe-se lá mais o quê, e que até esteve para ser contratado o ano passado, quando o Camacho bateu com a porta, valeu 700 mil euros (140 mil contos na moeda antiga) a um clube satélite do campeão nacional.
ora, se pagámos 2 milhões de euros para mandar o quique orsiar para espanha, depois de mais um episódio vergonhoso da nossa história, e pagamos agora 700 mil euros para ter o bom do Jesus, é só fazer as contas. são 2 milhões e 700 mil euros (570 mil contos de réis).
essa quantia daria para comprar 9.5 cissokhos, i.e., quase uma equipa. claro está que não os há assim ao pontapé... mas ninguém me convence que não haverá pelo menos meio aí perdido pelos campeonatos da segunda divisão do cazaquistão.
e também ninguém me convence que os pseudo-craques que dizem estar ao serviço do Benfica não estarão a afiar as mãos para fazer a cama ao pobre do Jesus, assim que este os comece a insultar, como é seu apanágio, e que o "mestre da táctica"* (só me dá vontade de rir quando o apelidam disso) não seja mais um a finar-se no cemitério da luz. a questão agora é a de saber, que senhor se seguirá? aposto que as casas de apostas de londres já têm essa bet disponível.

*sobre esta alcunha, aqui fica uma pequena história contada por alguém que foi treinado pelo amadorense. certo dia, num treino, quando dividia as equipas para a famosa peladinha, o nosso treinador (será, a partir de agora o meu treinador), disse: bem, jogam 4 à defesa, 4 no meio campo e 3 no ataque. "oh mister, mas isso são 12?". o mestre responde: eu sei, mas é assim que eu quero que joguem. é de facto um mestre!
no tapete (pano) verde do subbuteo, que usava para jogar com caricas da schwepps, muitas vezes tentava pôr mais jogadores do que podia, porque não queria deixar de fora nenhum suplente do meu clube. para mim, qualquer jogador do Benfica era, nessa altura, um craque...

Sem comentários: