terça-feira, 23 de setembro de 2008

Campeonato Nacional de Futebol.

O SLB fez o que lhe competia e, com maior ou menor dificuldade, venceu o Paços de Ferreira por 4-3. Está agora com 5 pontos, os mesmos do FCP. O tempo, estou certo, vai encarregar-se de os colocar na frente da liga, onde vão lutar pelo título. Confio tanto no Quique, como confio no Jesualdo, por isso, estou convencido que o SLB vai ser campeão.

O campeonato começou como começam todos. Os grandes, por vezes, a tropeçar ou ainda a afinar a equipa; os pequenos, a aproveitar para fazer uns brilharetes e para sentir, ainda que efemeramente, o prazer de estar no topo do campeonato. Porém, a liga é uma prova de regularidade, longa e desgastante. Os clubes mais modestos não terão, por conseguinte, estrutura e capacidade para se manterem na frente por muito mais tempo.

No entanto, há já algumas certezas. Guimarães e Belenenses parecem mais fracos que o ano passado e o Braga, até ver, está muito aquém do que se esperava dele e de Jorge Jesus.

Na frente, nota máxima para Nacional e Sporting. O Nacional surpreendeu ontem, vencendo, sem apelo nem agravo, o Guimarães. O Sporting é uma lufada de ar fesco. É bom ver este histórico e simpático clube andar lá por cima, ainda que seja por poucas jornadas, lembrando os bons velhos anos 50, em que a sua equipa era temida e respeitada. Faço votos que o ano lhe corra bem e que consiga o apuramento para a taça UEFA, que bem precisamos de um Sporting a fazer uma gracinha lá fora, para bem dos pontos uefeiros de que Portugal precisa.

Para a semana, não deverá haver grandes novidades, com os dois crónicos candidatos ao título a receber equipas acessíveis em casa. Ficarão com mais 3 pontos e vão continuar irmanados, lado a lado, como convém a um campeonato que se pretende competitivo. Resta saber se o Nacional vai vencer o seu jogo com o Estrela e continuar, o malandro!, com as suas gracinhas, isolado lá na frente da corrida.

Nota mais para a Académica de Domingos Paciência. Espero que tenha um campeonato tranquilo e que consiga garantir, rapidamente, a manutenção na primeira linha do futebol português.

Está giro, o campeonato!

2 comentários:

santiago disse...

ainda me estou a rir com "(...) a receber duas equipas acessíveis".

Anónimo disse...

cheira a 2 derrotas sportinguistas na 2 próximas jornadas. e lá se vai o estado de graça do Sargentão, Filipe Scolari parte II, do cada vez mais insuportável Paulo Bento


Becas