sexta-feira, 30 de abril de 2010

ansiedade

esta coisa de ser Benfiquista e estar longe, muito longe, eleva os níveis de ansiedade para níveis nunca antes vistos.
faltam dois dias e parece que nunca mais começa.
ainda por cima amanhã é feriado e não se trabalha.
cenários e mais cenários toldam o pensamento.
CARREGA BENFICA!

quinta-feira, 29 de abril de 2010

pois é

não tenho dotes de adivinho, mas a semana passada acertei e nesta também.
quem quer que seja, CARREGA BENFICA!
"abres os olhos olegário, quando a bola passa o risco é golo no meu dicionário".
uma nota para a excelente performance de K na Rádio Macau esta tarde!

thiago mota

fez o mesmo que falcão e foi expulso...

quarta-feira, 28 de abril de 2010

imagens do debutante na Catedral!







estas fotos do puto que foi à bola pela primeira vez - e que estreia! - lembram-me a primeira vez que me lembro de ter ido à bola, aí por volta de 1981 ou 1982.
trajado a rigor, não sei por que bulas ou por que cunhas, mas cumprimentei o Néné e o Bento à entrada para o balneário depois dos exercícios de aquecimento. devo ter andado uma semana sem lavar as mãos.
hoje é mais difícil, mas imagino a emoção do miúdo a entrar na Catedral e a ver o Benfas espetar 5 ao olhanense!
pena é que seja impossível ir ao jogo contra o fóculporto. aliás, é uma lástima que as famílias não possam ir descansadas à bola. seja ao dragão (que é, ainda assim, o mais complicado) à Catedral ou a alvalade, em jogos de risco.
para este domingo decisivo, esperamos que tudo decorra de forma pacífica e que não haja mortos nem feridos. ao cabo e ao resto, deveria ser só um jogo de futebol, mas a cambada de selvagens acicatada pelos dirigentes, não deixa viver o futebol em paz.
ps - gosto particularmente da segunda foto onde parece que já vai à bola há muito: aquele papel para a coreografia na mão, o cachecol e a pose não deixam dúvidas de que estamos perante um grande Benfiquista!

terça-feira, 27 de abril de 2010

protesto de Becas

a propósito disto:
mas que raio de blog é o teu que, volvidos dois dias, nem uma única referência ao facto do Benfica ser campeão europeu de futsal.
como ex-treinadooooorrrr da modalidade fico verdadeiramente ofendido.
e também porque tenho acompanhado com atenção a modalidade que a nível nacional teve uma evolução fantástica, aliás, alguns dos meus treinadores adversários e clubes adversários nos meus tempos de alto do pina andam na I divisão a dar cartas.
quanto ao benfica....fez um extraordinário investimento e aposta na modalidade, super popular em Lisboa com praticantes espalhados por esses ringues de bola pela cidade afora. o benfica apostou e ganhou. e não só a nível nacional....ganhou, só, ao super campeão e super favorito.
cheguei a jogar num torneio de verão de amadores com 2 elementos do actual plantel. nessa altura eram jogadores dos tais ringues lisboetas com o sonho de um dia poderem fazer parte de uma equipa de futsal e ter um ordenado a fazer o que realmente gostam. e chegaram lá graças ao benfica. chapeau!
quanto ao Ricardinho.....fantástico!
e referência no teu blogue...nada!
shame on you!

a resposta:
tens razão Becas, mas queria juntar os 2 títalos numa só posta.
como isso não foi possível e tenho andado ocupado, aqui fica o mea culpa em forma de telegrama.
acordado até às 3:30 manhã segunda-feira STOP.
Ricardinho Futebol 11 já STOP
Benfica Magnífico STOP
abraço e até domingo STOP

Não resisti...

domingo, 25 de abril de 2010

a um ponto do título


foi mais uma exibição convicente da melhor equipa portuguesa. hoje podemos ser campeões. que estamos muito perto, parece não haver dúvidas. mas falta o quase. prefiro, como disse, para a semana. mas se for já hoje, arruma-se a questão e não se fala mais nisso.

sábado, 24 de abril de 2010

rituais de estreia


este puto da foto que já tem 6 anos (de idade, de sócio e de meu sobrinho), vai hoje fazer a sua estreia na Catedral.
apesar de não o poder apadrinhar, será, estou seguro, bem recebido pelos nossos. já informei quem de direito de tão grande acontecimento!
espero que saia com uma vitória que nos catapulte para o título.
é por estas coisas que às vezes penso o que estou a fazer tão longe de onde tudo acontece!
CARREGA BENFICA!

vacina contra o síndrome de penafiel

há uns anos atrás, nesta altura do campeonato, a equipa Campeã, treinada pela Velha Raposa, foi jogar a penafiel. saímos de lá com um melão do tamanho da légua da póvoa, a pôr tudo em causa. na semana seguinte era o derby contra o sportém, acabadinho de se qualificar para a final da taça uefa e as possibilidades de chegar ao título reduziam-se.
mas, nesse sábado, para além da tristeza de perder o jogo tive também um susto de uma vida. uma pessoa que me é muito querida tinha sofrido um acidente e teve de ser internada no hospital.
claro que, e apesar de todo o fanatismo que por vezes demonstramos e de que padeço, este acontecimento acabou por relegar para segundo plano a derrota do Benfica que, semanas mais tarde, foi rectificada. se se lembram, foi nesse dia que o LFV, com todos os defeitos que tem, reservou o estádio do bessa para a última jornada.
tudo isto a propósito do jogo de hoje. só espero que a equipa do Benfica não tenha nenhuma maleita como o síndrome (ou sindroma) de penafiel e que demonstrem que querem ganhar desde que o senhor do apito dê início ao pleito. são vários milhões espalhados pelo mundo que esperam por um momento de glória. vai ser um jogo de nervos, espero que com um resultado mais favorável do que aquele que tivemos em Olhão.
faltam apenas 4 pontos e mesmo que haja um little setback - pedindo licença ao Xô Vici para usar esta expressão, utilizada por ele no final do jogo de setúbal - acredito que ainda podemos ser felizes este fim-de-semana ou, na pior das hipóteses, daqui a duas semanas.
por falar em Xô Vici, só alguém com um espírito desportivo como ele tem, quiçá confiante com a equipa, pode marcar um vôo intercontinental para o dia do jogo. mas, que esteja descansado: quando chegar à escala, terá uma mensagem minha com o resultado que, espero, seja "falta 1 ponto para sermos felizes. golos de cardozo (2) e saviola".

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Bonito bonito era...

... depois da escolha deste senhor

para o Naval - Braga, com o claro objectivo de tirar uns pontinhos ao Braga para que este não vá à Champions no proximo ano, que o Benfica fosse ao Dragão garantir o segundo lugar à equipa do Choramingos Paciência..

terça-feira, 20 de abril de 2010

contra a euforia, s. tomé

já vi tarjas com "reservado" no marquês.
leio que todos preparam a festa este fim-de-semana.
aqui há umas postas também referi que seríamos campeões contra o olhanense. no entanto, ainda faltam 4 pontos para podermos gritar e largar os meses todos de ansiedade que nos fizeram empatar em olhão, alvalade, em casa contra o marítimo, em setúbal e perder contra o braguinha.
que cheira a título é uma verdade. que estamos fortes é outra. no entanto, que eu saiba ainda não ganhámos ao olhanense, nem a naval travou o braguinha. por isso, sou como o s. tomé: quero ver para crer. sábado, quando acabar o jogo da Catedral saberemos se nos faltam os mesmos 4, em caso de derrota, 3 em caso de empate ou 1 em caso de vitória. no domingo saberemos se nos faltam 4 em caso de vitória do braguinha e derrota nossa no dia anterior, 3, caso empatemos e o braguinha ganhe, 1 caso empatemos e o braguinha também, ou se seremos campeões caso haja um empate no sábado e uma derrota do braguinha ou uma vitória no sábado e um empate ou uma derrota do braguinha no domingo. bem, quase que me perdi!
até lá, nunca mais é sábado! aliás, nunca mais é domingo.
no que me toca, preferia termos de ir ao dragão sem o título no bolso. não porque não queira ser Campeão ou seja masoquista, mas porque acredito piamente que temos condições para ganhar sem espinhas, mesmo com o olegário a apitar.
sim, até ao final do campeonato, é lucílio ou paixão esta semana, olegário no dragão - era para ser o amigo dias, mas espetou-se na pedreira - e na última jornada ou proença ou sousa, para acabarmos em grande!
saudações orientais a poucos dias do fim de uma caminhada que se quer vitoriosa!

segunda-feira, 19 de abril de 2010

domingo, 18 de abril de 2010

perigosa deslocação

o Benfica tem uma deslocação muito difícil a Coimbra onde mora uma equipa bem armada. a euforia com que nos passeamos (eu nem por isso) pode ser má conselheira. no entanto, e ao contrário do que aconteceu no ano da Graça do Senhor do Trap, este ano temos soluções e sabemos que impomos respeito. até pode haver factores negativos como o facto do xistra ser um lagarto dos 4 costados e ter sofrido 2 facadas nesses costados esta semana. mas uma coisa é certa: o Benfica está forte, motivado e a jogar bom futebol. finalmente começa a ter algum tempo para recuperar entre jogos. a massa associativa irá encher o estádio da bonita cidade de Coimbra de forma que decerto impressionará. claro que é importante ter o apoio do público nestes jogos decisivos. no entanto, o que é de facto crucial é que os jogadores não pensem que já está ganho quando ainda faltam 4 jogos para o final e 7 pontos para ganhar. o braguinha fez o que lhe competia e ganhou. resta ao Sport Lisboa e Benfica arrecadar os 3 pontos que valem tanto como os do derby desta semana. são 11 da manhã de domingo e começo a estar com aquele nervoso miudinho.

só me apetece

gritar antes do jogo de amanhã:

CARREGA BENFICA!

sexta-feira, 16 de abril de 2010

O que me vai na alma...

O Sporting "Alija responsabilidades constantemente e corre o risco de deixar de ser um grande do nosso futebol (se é que ainda o é)". Pegando nesta frase bastante pertinente do Xô VICI presente na sua última posta, aqui vão alguns dos meus pensamentos sobre o clube de Alvalade e que decido agora partilhar convosco. Preparem-se para um post longo..

Em primeiro lugar, para responder às parvoices que o Costinha e o Moutinho vieram dizer sobre o jogo da última Terça-Feira deixo aqui este vídeo..


Benfica - Sporting 2010 Roubo de Catedral
Uploaded by ZeCambalhota. - More professional, college and classic sports videos.

Ou seja, mais uma vez os lagartos decidem dizer que a culpa da derrota foi do árbitro, preferem esconder a cabeça na areia e não ser intelectualmente honestos vendo estas imagens, para que possam daqui a dois anos vir dizer... ah e tal... em 2010 só nos ganharam porque o Luisão não foi expulso.. Preferem não ver qual o problema maior do seu clube. Preferem continuar a achar que perderam o campeonato de 2005 porque o Luisão fez falta sobre o Ricardo (facto que sempre achei curioso já que o Ricardo, a pessoa mais importante na jogada, no segundo imediatamente a seguir só se queixava de uma pretensa mão do Luisão que não existiu), preferem continuar a achar que perderam o campeonato de 2007 (acho) por causa da mão do Ronny, quando ainda faltava praí um terço da época na altura e quando, de certeza houve muitos mais erros de arbitragem além desse. Mas não.. O árbitro do jogo com o Paços sabia que aquilo ia decidir o campeonato.. Preferem continuar a chorar.. Eu por exemplo lembro-me que o Benfica perdeu o campeonato do ano passado pura e simplesmente porque o Quique não percebia nada daquilo..

Quanto à segunda parte da frase do VICI maiores certezas tenho..
Vamos chamar-lhe a "Teoria de Barbosa" (que brevemente será lançada em livro.. .;)) e que explica porque razão considero que só há dois clubes grandes em Portugal.
Passo a explicar:
Conceito de "Grande" (na minha opinião) : Um clube que tenha, comparativamente aos restantes clubes grande número de títulos acumulados na sua história e/ou um clube que no presente e passado recente tenha uma supremacia assinalável relativamente aos demais. Considero que o número de adeptos é uma mais valia e não um factor determinante "per si". (Na hipótese parva de um clube ter 50 milhôes de adeptos mas nunca ter ganho nada de que é que isso interessa?).
Vamos a exemplos.
Liverpool: Grande... apesar de não ganhar um campeonato há uma catrefada de anos, não deixa de ser um dos clubes com mais titulos em Inglaterra (senão o que tem mais) - preenche o primeiro requisito
Arsenal: Não Grande.. Não tem muitos campeonatos, ganha um de vez em quando, na Europa também não tem comparação com Liverpool ou Man Utd.
Lyon: Grande .. apesar de ter uma história recente tem uns 7 campeonatos nos últimos 10 anos. - preenche o segundo requisito.
Atlético de Madrid: Não Grande... Nem é preciso explicar certo?

Vamos aos clubes portugueses

Benfica: 66 títulos (esperamos que a caminho do 67), dos quais duas taças dos campeões, consequentemente o clube com mais títulos em Portugal. Se tudo correr bem 2 campeonatos nos últimos 6 anos. - Preenche o primeiro requisito. Aqui aplica-se a mais-valia... Não deixa de ser o clube com incomparavelmente mais adeptos a nível nacional.
Porto: 64 títulos, dos quais 2 taças dos campeões e 1 taça UEFA. 7 campeonatos nos últimos 10 anos. Infelizmente por enquanto preenche os dois requisitos.

Antes de passar ao resto da tabela um parêntesis. Causa-me espécie a mania que a lagartagem tem de se colocar em bicos dos pés e vir com determinado tipo de conversas de quem acha que o seu clube tem uma dimensão comparável à nossa. Passo igualmente a explicar.

Pergunta aos Sportinguistas. Que fariam vocês se há uns 4 ou 5 anos sempre que ficassem em terceiro lugar por exemplo, ou fossem eliminados da Europa ou fossem jogar com o Boavista estando 23 pontos à sua frente, viesse um adepto do Boavista e começasse a gozar, ou a dizer que iam perder com o seu clube quando o mesmo fosse a Alvalade, ou se começasse a dizer que os dois clubes estavam no mesmo patamar? Riam-se certo? Achavam que ele não percebia bem o historial das duas equipas, o contexto da sua comparativamente ao Sporting.. Ignoravam-no pura e simplesmente..

Voltemos à tabela..

Sporting: 41 títulos, dos quais uma Taça das Taças. A 26 do Benfica e 23 do Porto. Menos campeonatos que qualquer um dos dois. Menos Taças que o Benfica (O Porto pode igualar o Sporting este ano).

Boavista: 11 títulos. A 30 do Sporting... Será 30 assim tão diferente de 26???

Deixo a pergunta no ar..

Mais uma pergunta: Eu nasci em 77. Entre 83 (onde começam as minhas memórias do futebol) e 94 vi o Benfica ser campeão Nacional 6 vezes em 11 anos, ir a duas finais da Taça dos Campeões e a uma da UEFA. Ser, por isso, o maior clube dessa altura em Portugal. Algum Sportinguista se lembra do seu clube ser o maior clube do país resultado de épocas sucessivas de êxito, com excelentes prestações na Europa? Havia um senhor lá na minha rua que se lembrava. Aliás, ele até era bastante conhecido por todos já que tinha participado na Guerra de 14/18.

Saudações Benfiquistas!!

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Edu é nome de jogador.


Qualquer miúdo que goste de bola, certamente, terá sonhado um dia ser um jogador profissional de futebol. Entre pontapés dados lá no bairro e chutos no clube da terra, no encosto do travesseiro, todos os miúdos sonham um dia entrar no jogo e resolvê-lo a contento da sua equipa. Muitos sonham, poucos o concretizam. Estes alguns, para além da qualidade que inevitavelmente possuem, têm também os deuses do seu lado. Edu é um desses casos. Jovem transmontano, estuda em Vila Real e ganha 150 euros por mês para jogar no Chaves. Recentemente, em torneio de jovens como ele, onde se encontravam presentes miúdos do Real Madrid, Barcelona e afins, foi considerado o melhor jogador do torneio. Há dias, marcou dois golos que devolveram a festa à cidade de Chaves - festa que vai continuar até ao jogo do Jamor e, espero, prolongar-se bem para lá do apito final do árbitro. A humildade com que enfrentou a súbita fama é contagiante. Como transmontano que é, arrisco-me a dizer que tem costela benfiquista. Se assim é, há que contratá-lo já. Quem vê David, Amorim, Moreira ou Nuno Gomes a jogar, percebe que, mais do que por dinheiro, jogam pela águia que trazem ao peito. A força do Glorioso sempre foi essa. E este é miúdo em quem deposito confiança.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Surreal.

Depois das declaracoes de Joao Moutinho (que afinal e da mesma estirpe do Micael da Madeira), estou siderado com a conferencia de imprensa de um tal de Costinha. Com tudo isto, parece obvio que o Sporting e uma instituicao condenada ao fracasso. Alija responsabilidades constantemente e corre o risco de deixar de ser um grande do nosso futebol (se e que ainda o e). Enfim, as vezes e facil, basta nao ser parvo: o Benfica ganhou por que foi e e melhor equipa. E 26 pontos deixam-no claro. Ponto. 

faltam 7 pontos

7 pontos para o objectivo.
jogo complicado, sobretudo na primeira parte.
Aimar mudou o jogo na segunda.
não sei o que é que o Éder Luis andou ali a fazer.
as declarações do capitão do sportém no fim espelham bem o que é aquele clube. foi pena o jornalista não lhe ter perguntado o que achou da mão no final da primeira parte.
faltam 7 pontos.
faltam 4 finais e a próxima é já no próximo domingo.
só gosto de olés nas touradas.
gosto muito do Sport Lisboa e Benfica!

adenda, em tempo e com legitimidade, dedicada ao hipócrita do moutinho que deve ter escorregado



segunda-feira, 12 de abril de 2010

Sonho.

O campeonato aproxima-se do fim. Ruben Micael, mais um madeirense com nome pimba, do alto da sua sapiência, já afirmou que se o Benfica ganhar o campeonato não será um justo vencedor. Pelos vistos, ser a equipa que melhor futebol pratica, a que mais golos marca, a que menos golos consente e a mais consistente não é suficiente para o opinativo madeirense. Trata-se, de facto, de um loquaz visionário. Aliás, bem feitinhas as contas pelo mais recente cão de fila do fcp, o Glorioso ainda vai ficar é em terceiro. Vejamos: o Benfica – que em 25 jornadas perdeu somente 1 vez - perderá com o sporting, com a académica, com o olhanense e com o fcp (neste jogo, para Micael é Micael quem marca o golo da vitória). O braga perde na naval e, na última jornada, claudica frente ao nacional. O fcp, claro, ganha os jogos todos. Fcp é primeiro, braga segundo e Benfica terceiro. Os adeptos do porto levam Micael em ombros e fazem-se piadas sobre túneis. Entretanto, ele ouve um barulho de fundo, os olhos abrem-se lentamente e, a princípio, uma névoa tolda-lhe a visão. Aos poucos, ganha consciência do lugar em se encontra e os pensamentos, ainda turvos, ganham alguma consistência. Micael despertou do seu idílico sonho. Apercebe-se que, afinal, o Benfica foi mesmo campeão e o fcp ficou em terceiro. Só há uma coisa em que a realidade acompanha o sonho: naquela, Micael continua a ser um pateta.

tailândia


sempre tive uma simpatia pelo movimento. agora, sou menino para me juntar ao protesto.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Twitter Gabriel Alves

frases deliciosas a propósito do jogo de ontem aqui:

"
  1. Na hora da despedida, vale a pena recordar que só chora quem lá chegou.
  2. Intranquilidade ao conceder o primeiro golo alastra-se e resulta no segundo. Benfica deverá agora virar-se para o ataque.
  3. Francamente mal Júlio César. Frente a Kuyt, conhecido em Inglaterra como a "Cenoura", a fazer de burro.
  4. Início nervoso da equipa da casa em Anfield. Encarnados para já a gerir bem a partida.
  5. Imagem de Jesus benfiquista espalha-se pela Internet. Revelação pascal ou piada de mau gosto? http://bit.ly/a5q1Ji
  6. @pjeronimo Agradeço a sua chamada de atenção para o meu lapso. Devidamente corrigido.
  7. Do outro, Di Maria, Aimar, Cardozo - violino, viola e violoncelo - um trio de cordas que dita toda a harmonia musical do futebol encarnado.
  8. De um lado, teme-se Gerrard e Torres, uma dupla de sucesso jamais vista em Liverpool desde os tempos áureos de Paul McCartney e John Lennon.
  9. Com ou sem Cristo-Rei, Benfica tentará eliminar súbitos de Sua Majestade em grande encontro da Liga Europa, a não perder.

venha o sportém

quase que se confirmou a post programada. o que não estava no programa era o estoiro físico e psicológico da equipa. foi bonito o sonho enquanto durou. não tivemos pernas e o liverpool foi melhor.

agora, o jogo mais importante da época é contra o sportém. normalmente, depois de uma derrota damos boa resposta. ora, vamos a eles!


são 3:05 e já não estou aqui, mas seria muy lindo!

são 3:05 da manhã. começo a escrever este post às 10 e 19 da noite, hora de Macau, hong kong e pequim. o jogo começou há 5 minutos mas eu não estou aqui a escrever. envergo a Jersey do nosso Glorioso clube e estou fechado num cubículo com os headsets metidos. tenho papéis à frente com a constituição das equipas. o frio da barriga que tenho desde ontem, aquela borboleta que não costumo ter quando entro num estúdio, acompanha-me e aumenta. início personalizado do Benfica, digo. bola para Di Maria, falhanço incrível. liverpool é empurrado pelo público. talvez até já tenha acontecido um golo para eles. ou dois. não interessa. continuo a acreditar nele. no JJ que nos (re)encarrilou no caminho da história. Cardozo. grande falhanço. liverpool carrega. Benfica aguenta a pressão constante e começa a pegar no jogo. Di Maria parte os rins a carragher e faz um cruzamento de letra. Ramires chega atrasado. boas perspectivas para a segunda parte. entra Nuno Gomes. muita experiência do nosso Capitão para esta segunda parte. ele e Luisão, dois dos sobreviventes daquela noite de sonho em anfield. segunda parte começa como a primeira. Benfica personalizado a mostrar bom futebol. entra Coentrão sai Aimar. Di Maria, sempre ele, encosta-se a Cardozo e Nuno Gomes recua. canto para o liverpool, bola a passar rente ao poste. resultado em 2-0 para o livepool a 15 minutos do fim. entra Alan Kardec. carne toda no assador. pressing final do Benfica. remate perigoso de Javi Garcia ao lado. canto e Luisão, minuto 85, reduz a desvantagem e empata a eliminatória. minutos finais, livepool tenta evitar o prolongamento. agger passa para ponta-de-lança. livre perigoso para os reds da velha albion. Júlio César defende e lança rapidamente o contra-ataque. 3 para dois e Maxi, o herói da eliminatória francesa, corre que nem um desalmado e finaliza para gáudio dos 2500 adeptos que viajaram e dos milhões que seguem este jogo. minutos finais infernais com reina a subir à zona contrária. o liverpool ainda consegue um golo mas a bola já nem foi ao centro. Benfica na meia final. que seria muy lindo!
escrito às 10:35 da noite do dia 8 de abril de 2010, 4 anos e 1 mês depois do golo de bina do 30 no mesmo sítio!

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Vambora!


1890. Na savana africana, Serpa Pinto recebe uma carta pouco simpática de um tal Lord Salisbury. A indignação foi muita, mas o poderio militar falou mais alto e lá se foi o mapa cor-de-rosa. Resultado: ficaram com o Zimbabwe e com a Zâmbia. Não sei bem para quê. Em 1965, Ian Smith correu com eles; e em 1980 chegava ao poder a luminária “Uncle Bob” Mugabe. Da Zâmbia, foram postos a andar por Kaunda em 1963. E olhem para o estado daqueles países africanos agora – principalmente o Zimbabwe, o antigo celeiro de África. Ora, é caso para dizer que onde metem as mãos fazem asneira. Como tal, por causa da humilhação de há 120 anos e do estado em que deixam tudo aquilo em que tocam, cabe ao Glorioso lembrá-los que estão bem é quietinhos (leia-se, eliminados). E serem a cidade dos Beatles não é suficiente para me fazer pensar o contrário. Vambora, rapaziada, que a malta da Tuga está convosco (para falta de patriotismo bem bastam as bandeiras em Valença)!

quarta-feira, 7 de abril de 2010

em dúvida

isso mesmo. estou em dúvida para o jogo de amanhã. não por ser às 3:05 da manhã ou que alguma lesão me apoquente. apenas porque ainda não sei onde vou estar. no conforto de casa ou com o K a celebrar, perdão, a sofrer, num cubículo de 3 m x 3 m a comentar os feitos do nosso Benfica. a última vez que estudiámos demos 5 ao everton o que pode ser um bom prenúncio. aliás, das últimas vezes que temos visto os jogos juntos, em estúdio ou no estádio da surpresa, ganhámos. 3-0 ao clube que equipa de azul, 1-0 ao braguinha, 2-0 ao everton fora. sempre a ganhar, sempre a dar lições de futebol. a superstição tem destas coisas. por um lado nunca perdi quando fiquei em casa este ano (no jogo em que fomos gamados com o braguinha estava fora e com o guimarães estava a dormir). por outro, ganhámos sempre Benfiquei com o K. claro que esta última razão é mais do que suficiente para que vá com ele. mas, por outro, não menos importante, tenho medo. do coração, sobretudo. e daquilo que ele me obrigue a fazer. dos palavrões que podem sair caso haja uma perdida. de ver o futebol com ar de quem percebe daquilo. de comentar que o liverpool está a jogar bem (como se isso fosse possível). de cometer sacrilégio e dizer (como se isso fosse possível) que o Benfica está a jogar mal. de tudo e de nada. vou acabar por ir. nem que seja para fazer parte desta partida histórica.
na espn asia passa o resumo do braguinha com o vitória. "incredible decision from the referee... disaster! substantial advantage for Benfica... but what was the referee on that? maybe one was a penalty.
let's talk about Benfica: I am a big fan of Benfica. they play great football. I have seen lots of games this year. Ramires, Cardozo and Di Maria, they can play everywhere in Europe. Fantastic team to watch!"
bem, aqui não há dúvidas!
agora não que joga o Benfica:

terça-feira, 6 de abril de 2010

Wel(l) don(e)

a equipa entrou com a mesma atitude que o que vos escreve começou a assistir pela net: a dormir. excesso de confiança, sobranceria e, segundo o Di Maria, falta de humildade.
depois do segundo golo acordou e partiu para uma exibição a mostrar quem é o melhor clube da actualidade a jogar em Portugal.
fiquei muito contente por termos ganho desta forma. ainda achei que fosse um jogo igual ao do penafiel em 2005. no entanto, este ano tudo corre bem.
Weldon. da última vez que apareceu foi assobiado na Luz. ontem (hoje aqui nos orientes) marca dois golos e é decisivo.
faltam 4 finais para ganhar.
sem querer ter dons de adivinho acho que ontem demos um passo importante, quiçá decisivo.
mas, até que o ceptro seja definitivamente nosso, faltam 3 jogos em casa e dois fora. o jogo mais difícil é com o sportém que vem de uma goleada e que está a mostrar garra e profissionalismo. acossado pelo guimarães, conseguiu ganhar de forma convincente ao rio ave.
não por ser o próximo mas porque todos se lembram do que nos fizeram no ano do Mortimore.
para a semana há um outro jogo. também decisivo nas contas do título. se o braguinha encostar, como espero e desejo, em leiria, e a eliminatória de liverpool não fizer estragos, estamos lançados para a recta final. ninguém acredita, mesmo a pagar, que o olhanense ou o rio ave possam levar pontos da Luz. e o Benfica, com o apoio que terá em Coimbra, poderá aí fazer a festa. é que, assim, já nem precisamos de ganhar no dragão na penúltima jornada. se bem que é mesmo aí que haverá o crepúsculo dos ardinas dos túneis.

domingo, 4 de abril de 2010

15 segundos

um dia num jogo do meu Colégio, não sei se interno, se contra alguma outra instituiçäo, e perante um resultado negativo a poucos minutos do fim, o Marinho de quem já postei aqui, disse: Sr. Aluno atire-se para o chão que eu marco penalty (sem ser à veiga). dito e feito. a poucos segundos do fim, deito-me para o chão e o Olhinhos, acho que foi ele, a mais um que não se "malembra" pegaram em mim e carregaram-me para a o rectângulo do castigo máximo. Marinho apita e é penalte (à veiga, descarado!).
não sei por que bulas mas essa história veio-me à cachimónia por causa de uma rente ria. rir da palhaçada é o melhor que temos. e se for de um perfeito sabujo que a semana passada falou em 15 segundos, ainda me dá mais vontade de rir.
força rapazes porque se ganharmos na segunda, somos Campeões!

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Chapeau Benfica!

são já duas as vezes, ainda por cima consecutivas, em que o Becas se despede desta forma de um jogo na liga éropa, como diz o nosso grande JJ, em que o Benfica mostra qualidade.
qualidade sim, mas muito nervosismo. o liverpool é de facto uma rica equipa ainda por cima joga à latina, não fosse o benitez um especialista no jogo defensivo. tenho a certeza que o JJ com aquela equipa dava 6 no standard de liege.
o jogo foi difícil, nervos à flor da pele, e ficou ainda mais frenético depois da expulsão de um gajo que não pode pôr a mão na cara do nosso Capitão!
não sei se a aposta em Aimar na linha inicial foi a mais correcta. o que sei é que não me pareceu falta no golo deles e depois faltou a expulsão a quem fez o primeiro penalte (à veiga). não sou eu que o digo mas sim o comentador italiano do canal onde vi a segunda parte, depois de me ter fartado dos franceses na primeira. aliás, a este respeito, acho que os anti-Benfica deviam pelo menos uma vez na vida ouvir comentários noutra língua. os italianos elogiaram tanto, mas tanto o nosso Benfica que até pensei que não estava a ouvir bem.
estivemos bem e desta vez o JJ preferiu segurar o resultado quase no fim com a entrada do Airton. começo a não ter palavras para descrever o que é o nosso defesa lateral esquerdo. soberbo, é pouco. o Takuara lá quebrou a malapata dos penaltes. gostei muito da imagem de um miúdo a chorar emocionado quando, aquando (olá Gabriel) do primeiro golo. revi-me todo ali, há uns 25 anos atrás, mas ao contrário, i.e., a ver o c..... do ian rush a marcar-nos e eu a começar a chorar.
parece que equilibrámos as contas nos jogos com eles e, agora, muita cabecinha e pensar que é mais importante o jogo com a naval e com o sportém do que o da próxima quinta-feira.
este Benfica é já um caso sério no panorama futebolístico europeu. e, assim, resta-nos desfrutar o momento. e ser felizes! e, confesso, não há nada que me faça mais feliz do que o Sport Lisboa e Benfica em grande, nem mesmo os birdies que daqui a 3 horas espero fazer num qualquer campo da tailândia. é que esses são raros, mas as vitórias do Benfica estão a ser frequentes.
Chapeau Benfica!

quinta-feira, 1 de abril de 2010

sem El Conejo é mais difícil

mas o respeito que o Benfica está a impor por essa europa fora tem 2 momentos inesquecíveis nesta tarde de dilúvio tailandesa:
1. espn, chabi, um indiano que diz perceber de bola, no comentário a seguir ao jogo com o braguinha, comenta que o Benfica é dos melhores clubes a jogar à bola na europa ("one of the best teams playing footbal in europe"); o seu entrevistador disse-lhe mesmo que já tinha apostado no Benfica para esta eliminatória.
2. ainda na espn, o mesmo gajo que adivinhou que o arsenal empataria 2-2 com o barça, quando perguntado sobre o resultado de amanhã (hoje) à noite, responde: seven nihil to Benfica (deve ser do everton ou amigo de adepto Glorioso).
bem, ontem à noite ainda não sabia que o Saviola estaria de fora deste jogo que me faz recordar a infância. por isso, é melhor, como me dizia há pouco o Lai Jo Fai, rever em baixa as estimativas.

qualquer que seja o resultado, hoje irei jantar (ainda mais) orgulhoso já com a jersey envergada, preparado para ser provocado por algum bife.

finalmente, o el mano vai apitar-nos. humm, sem o saviola e com el mano, parece-me mais difícil passar a naval.

mas, com os nosso rapazes, vamos ser felizes!

Já agora...



... e seguindo a ideia do blog Céu Encarnado aqui vão as minhas...

O Porto merecia estar em primeiro lugar do campeonato, 3 jogos de castigo para o Givanildo pecam por excesso, o Conselho de Justiça da Federação faz um trabalho rigoroso e isento (ok... esta foi muito exagerada), o Givanildo é um dos 5 melhores estrangeiros a jogar em Portugal, a sua cláusula vai ser aumentada para 200 milhões, o David Luiz é mais sarrafeiro que o Bruno Alves, o Pinto da Costa fartou-se de dizer coisas próprias de uma pessoa séria na excelente entrevista que deu à RTP, os sócios do Porto, como querem limpar o passado do seu clube (associado a corrupção e vício do jogo) não o vão reeleger, o Givanildo é um dos 20 melhores estrangeiros a jogar em Portugal...

Isto podia ser esta data durante mais um mês que não custava nada... bastava pensar como alguns adeptos do FêCêPê e a coisa estava feita..

Já agora.. mais uma..

O Sporting e as suas conquistas futebolísticas a nivel nacional colocam-nos no mesmo patamar que nós e fazem com que eu lhes conceda o direito de botar faladura e equipararem-se a nós.. (agora é que, quem ainda não tinha percebido, me desmascarou)