quarta-feira, 31 de março de 2010

uma aula de direito

sem dúvida, tudo explicado como deve ser, ou não fosse o homem da melhor escola de direito do país.

terça-feira, 30 de março de 2010

Casa do Sport Lisboa e Benfica em Macau







esta é para ti, Becas

amigo Becas
isto é para veres que és um fac! e que não foi por isso que perderam o títalo. aliás, matematicamente ainda não está nada perdido nem, muito menos, no que nos toca, ganho.
abraço

segunda-feira, 29 de março de 2010

Segundo 6 não aconselhável a ouvidos mais sensíveis...

Duas ou três erupções destas do Vulcão da Luz davam um belo jeito na Quinta-Feira à noite.
P.S. Eu na agência de viagens chinesa a marcar um Hotel de Quinta para Sexta numa certa cidade deste país: "Arranje-me um Hotel perto do Aeroporto... tem é que me confirmar se tem net... "(que o GLORIOSO é que eu não posso perder, pensava eu). Pequeno-almoço, fotografias dos quartos do dito cujo Hotel, distância ao aeroporto... Só depois da net me ter sido confirmada e devido a esse "pormaior" ter dado o ok à reserva, por acaso lá me certifiquei da existência e qualidade desses pormeonores....


óscar para Guilherme Cabral

eu proponho um óscar especial para a melhor curta sobre o Benfica. este puto ganharia vários anos seguidos.


3 pontos importantes

foram 3 pontos importantes na luta pela conquista do Ceptro.
só isso. dominámos totalmente e o braguinha só teve uma oportunidade digna de registo durante todo o encontro. o que é pouco para quem diz querer ser Campeão.
bonito ambiente, mas muita ansiedade fruto da boa organização defensiva do braguinha que foi jogar para o empate.
com a naval a vitória vale os mesmos 3 pontos e é para aqui que temos de apontar, não sem antes tentar fazer uma gracinha com os de liverpool.
maio está tão perto e ao mesmo tempo tão longe. avizinham-se jogos muito difíceis onde é preciso ter muita cabeça e tentar descomprimir a ansiedade.
sem prejuízo de achar que o castigo imposto pela cd da liga, à luz dos regulamentos, foi justo e que o golpe de estádio, mais um, aqui relatado não espanta nada, gosto muito que o ivanildo da banda desenhada esteja de volta. é bom para quem gosta de futebol.

sexta-feira, 26 de março de 2010

Espectador de futebol.

Um steward (anglicismo escusado, diga-se) é agora considerado um espectador da bola - equiparado a um qualquer sujeito do público. E ficar a sabê-lo até nos pode vir a ser útil. Doravante, sabemos que se provocarmos um daqueles tipos que pensa com as chuteiras, e se ele nos der no toutiço, levamos com dez pontos no cachaço e ele com três jogos na bancada (e, cheira-me, com uma indemnização paga pelo contribuinte). Em Inglaterra, um tal de Eric ficou 9 meses a ver os jogos pela televisão e a prestar serviço comunitário por causa de uma brincadeira do género. Muito gostava de ver o João Moutinho assapar num bombeiro (com a devida vénia pelos soldados da paz), a ver o que é que aquelas luminárias do CJ decidiam. Cada vez vale mais a pena ir à bola em Portugal. Isto está bom é para as claques.

quinta-feira, 25 de março de 2010

bilhetes para a bola

a partir de agora teremos nas bilheteiras dos estádios:
sócios - 5 euros
acompanhantes de sócios - 10 euros
público em geral - 15 euros
público steward - 20 euros
público bombeiro - 20 euros
público polícia - 20 euros
público apanha-bolas - 18 euros
o sistema contra-atacou.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Os Jesuídas Canto VIII

Grito como nunca e quase me fico
A atitude de Encarnada gente lá no canto
Depois da tormenta do golo fortuito,
Das trevas escuras fiquei em pranto.
Jesus profetizou o belo e o bonito
Milagre, e Maxi deixa a Gália em espanto,
Forças buscamos ao cair do pano
E Espírita atira e recorda Vata con la mano.

Imperador pouco ou nada mostra
Suspiro de Maxi a Gália espantou
Luisão, o gigante altivo como gosta
O guerreiro David marselha embolsou
Fina classe do Fábio às cordas encosta
Franceses arrogantes, Oui, Jean Jacques Rosseau
Enorme também, Javi, o Castelhano
E que dizer de Ramires, aquele que cora castanho.

Oh! Martins por onde andaste
Que tanto falhaste Di Maria
Saviola que exibição nos guindaste!
E tu, Cardozo, com remate e maestria,
No canto do cisne Pablitotaste
Para um desconhecido Kardec a vingança serve-se fria
Descontos Miguel nos Vitoriou.
E ninguém pára o Benfica Ouehou!


Ossana, Jesus, Ossana! Domo!
És Profeta, Rei e Sabedor.
Golos se marcariam no velódromo,
És tu a quem chamam Andor.
Vimos tango e flamenco de sambódromo
E à Europa faremos furor
Contigo sonhamos com grandes glórias
Ansiosos que estávamos por estas Vitórias!

Liga Europa.

Sao 4 da manha em Macau e ainda aqui ando. E valeu a pena! O SLB foi a Marselha escrever mais uma bela pagina da sua historia, vulgarizando o clube local. Uma grande exibicao que, com uma arbitragem mais atenta, teria resultado numa vitoria ainda mais categorica e menos dramatica. Parabens aos jogadores e equipa tecnica. E, agora, venha a final da Taca da Liga e o Braga.

 

Em contraposicao, ligo a televisao e fico a saber que alguns adeptos do Sporting acabam de escrever uma das mais negras paginas da historia do futebol portugues! Violencia inaceitavel!, propria de gente pequena e mesquinha. Enfim, quando sao os proprios dirigentes que incentivam a agressividade, o resultado nao poderia ser diferente. Que dira agora essa luminaria do Salema Garcao? Que sao um clube diferente? La isso sao. Apesar de tudo, que consigam ser mais fortes em campo e passem a eliminatoria, porque, fora dele, os adeptos ja macularam definitivamente a presenca do clube na europa. 

eu escrevi!

aqui.

quinta-feira, 18 de março de 2010

allons enfants du Benfica

allons enfants du Benfica
le jour de gloire est arrivé!
quoi ! ces cohortes françaises!
feraient la loi dans nos foyers !
quoi ! ces phalanges marseilleises!
terrasseraient nos fiers guerriers !
Grand Jesus ! par des mains enchainees
nos fronts sous le joug se ploieraient !
de vils despotes deviendraient
les maitres de nos destinees !

quarta-feira, 17 de março de 2010

segunda-feira, 15 de março de 2010

Cardozadas benignas

ninguém percebe por que é que o bom do Tacuara com um registo miserável em penáltes (lido à zé veiga) decisivos ainda é escalado para os marcar.
eu acho que o de ontem foi falhado de propósito e tudo o resto bem encenado. o Cardozo está farto de ver os comentadores a dizer que o Benfica só ganha com lances duvidosos o que nem é verdade. e, apesar de ter achado que foi penálte (ver acima), como eu acho depois de ver 52 repetições, considerou saudável para o futebol falhar. assim, permitiu aos rui madureira moreira, ao alguidar, ao eduardo e a outros que mais, arrumarem a trouxa e ficarem à espera de melhores dias.
mas, para o vitor pereira lhes fazer a votnade, contra o braguinha ou é ferreira ou proença e para a semana é sousa super-dragão.
se bem que o querença não esteja fora de hipótese.

sofrimento

não há Campeões sem ele.
nem sequer sem adeptos que vão para a cama às 11, acordam às duas, ligam a telefonia, ouvem os primeiros acordes do prélio, deixam-se dormir a pensar naquela frase célebre de preguiçoso "já me levanto", acordam já com o sportém a dar, descem para ver o resultado e têm uma alegria sem sofrer. este ano ainda não tinha experimentado a sensação de ganhar a dormir. e, depois dos ecos de quem viu, talvez tenha sido bom para o ritmo cardíaco.
faltam 21 pontos.

sexta-feira, 12 de março de 2010

baldeados com cold water(loo)

um balde de água fria ao cair do pano atirou-me para uma manhã de pesadelos. não que tivesse conseguido dormir. longe disso. quando tentei ir para a cama depois do prélio, a imagem de um tunisino, que também é francês, a cabecear para o fundo das redes aparecia sempre que fechava os olhos. vai daí, levantei-me e fui para a minha caminhada matinal onde tentei sempre acertar com o taco na bola a pensar que se o fizesse aquele golo desapareceria da minha mente.
jogámos de igual para igual com uma boa equipa do futebol europeu, treinada por um campeão do mundo e da europa, que até já levou outra equipa francesa a uma final europeia de boa memória para as cores portuguesas.
entrámos mal. acho que a aposta em Aimar não acrescentou nada. Carlos Martins deveria ter sido a opção. o marselha apresentou-se com muitos cuidados defensivos e mostrou classe. aquele rapaz com uma cara que é uma mistura de joão godunha da vila faia e de actor de filme pôrno de segunda categoria da venezuela é de facto um senhor jogador e a razão de este ano não termos uma concorrência tão forte por parte dos azuis. quando falam em túneis e o diabo a sete, esquecem-se que lucho gonzalez é um jogador de outro planeta. o marselha até dispôs de boas oportunidades na primeira parte e, friamente, merecia empatar. mas, caramba, tinha de marcar no preciso momento em que já fazia contas à vida para apanhar o standard liège nos quartos e sonhar com as meias?
tal como há 20 anos vamos para a segunda mão em desvantagem. será que teremos um Vata?
não sei porquê mas estou a ver-me para a semana perto das 4 da manhã a ter de levar com um prolongamento. aí, quase no fim, Kardec, o espírita encarna Vata e marca o golo da qualificação. é que esta, perdoem-me o francês, merda de ter de cair aos pés do marselha, é coisa que não quero, não me apetece ou, como dizia o outro, não gosto, chateia-me! se isso significa ganhar a liga sagres, ok, concedo. mas queria tanto ir a hamburgo... vai ser uma batalha terrível com adeptos ruidosos. ainda assim acredito nos nossos rapazes.
agora que voltamos ao futebol normal e cá do burgo, não percebo por que é que a prioridade é a liga e a equipa-base é a que entra de início. será para confundir o cretino do bintém?

terça-feira, 9 de março de 2010

sousa algo tavares

foi esta a resposta a "algo" que o RAP terá dito num dos seus textos a propósito do sousa algo tavares:

"PS 2 — Ó Araújo Pereira, venho constatando a atenção que você dedica aos meus escritos passados — embora não todos, mas incluindo alguns de que eu próprio já não me lembrava. E ocorreu-me se você, entre dois daqueles tão imaginativos anúncios ao MEO, não quereria fazer uma perninha como meu arquivista, que bem precisava? (E só não o trato por Ricardo também, porque você me trata por Sousa Tavares, e só há duas coisas que eu odeio, quando se referem a mim: que me tirem o Miguel do nome e que me ponham a dizer uma palavra que eu nunca uso: «algo»)."

diz que é uma espécie de amnésia.


segunda-feira, 8 de março de 2010

Airton é um senhor jogador, rédeas no pescoço e retomar a mão

acho que neste o JJ acertou. o puto com 20 anos parece que foi titelar desde a pré-época. na ocupação dos espaços, no ritmo que imprimiu, nos passes que acertou. claro que se torna mais fácil quando o resto da orquesta toca de ouvido. o que teria sido o Benfica se um João Vieira Pinto ou um Michel Preud'Homme tivessem apanhado um naipe de jogadores com a qualidade dos que temos oportunidade de ver evoluir na Catedral?
o jogo, ao contrário do que vi anunciado no Record (ou achei que vi), deu na rtpi. por falta de informação, lá fui eu a correr para a internet e só na segunda parte, depois de ter saído da sic internacional e ter ido para um outro canal, e ter visto que era o hélder conduto a relatar, liguei o televisor lá de casa.
na primeira, fomos o rolo compressor a que o mané zé fez referência até à meia-hora. aí, estranhamente, e sobretudo depois da saída do outro mané zé, o paços tomou as rédeas da partida. mas foi um tomar de rédeas concedido. quem monta a cavalo sabe que depois de algum esforço, esses seres nobres gostam de ser recompensados com umas festas e com as rédeas no pescoço. foi isso que aconteceu. nesse período de "rédeas no pescoço" e numa daquelas subidas completamente "estrambelhadas" do David Luiz, descompensámos as ajudas e deixamos que o equídeo fizesse das suas. essa cangocha no final da primeira parte pôs-me apreensivo. é que, de repente, o paços começou a mostrar o porquê dos bons resultados da segunda volta.
ah, e claro, o amigo soares também achou que a sua veia de lugar cativo nas antas tinha de vir ao de cima. amarelos com fartura, para aqueles que estavam em risco de ficar em risco. o único merecido foi o do Di Maria que já nos habituou a ganhar o prémio de cartão mais estúpido da jornada.
mas, na segunda parte, as indicações do equitador JJ surtiram (gosto desta palavra) efeito e retomámos a mão. aconchegadas as pernas foi um "rompe, rompe..." por aí fora e só não ganhámos por mais porque um coelho quis aparecer e fazer a exibição da sua vida. o normal!
gostei e no final escrevi: "superioridade inquestionável".
o pensamento agora está na europa mas o meu diz-me que se ganharmos para a semana ao cretino vintém, daremos um passo maior que os passos que demos contra o paços de ontem.

a foto com o Chefe de Estado no dia da entrega do emblema

antes de vos dar conta da alegria que é ver o Benfica e do vigor e entusiasmo com que me levanto às 4 da manhã ao som dos uhf, mesmo depois de ter ido para a cama três horas antes, uma pequena nota para celebrar os 25 anos de dedicação à causa de um dos nossos colaboradores. o orgulho e alegria do Lai Jo Fai na manhã de sábado, transbordou de tal forma que, a milhares de quilómetros de distância, é como se também lá estivesse estado. estou seguro que, para o ano, quando o receber, ele ficará igualmente contente.
25 anos em que, sei, sofreu a bom sofrer com os períodos mais negros da nossa história mas também com anos de grande alegria, como na última vez em que fomos aquilo para que nascemos, campeões. a verdade é que, poucos foram os anos de alegria como o que estamos a passar. assim se mantenha até ao fim da época e se prolongue por mais 25.
da cerimónia, deixo-vos a foto com o Chefe de Estado.
e o momento da entrega em que, orgulhoso, e na certa emocionado, o nosso Lai Jo Fai ostenta o primeiro de muitos reconhecimentos que merece.
parabéns, Pá!

sexta-feira, 5 de março de 2010

o meu Benfica marselha de há 20 anos

o jornal a bola tem vindo a dar destaque e a apresenta-se com uma rubrica especial sobre o Benfica marselha, cuja primeira mão vai jogar-se para a semana.
isso traz-me à memória alguns dos grandes momentos que passei na segunda metade da década de 80 e primeiro terço da década de 90.
nessa altura, o meu Colégio, que fez há poucos dias 206 anos e que alguma comunicação social (será que isso ainda existe) tenta denegrir a todo o custo, tinha excelentes colaboradores.
já sei que o Becas me vai contradizer, mas, à cabeça, estava o Marinho.
eram curiosas as afinidades clubísticas dos empregados do refeitório que nos trataram por "senhor aluno" desde que o dia em que tomámos a nossa primeira refeição.
dos que me lembro os mais fervorosos lagartos eram o Carlos (de quem se dizia que tinha um caso com a Dona Teresa, facto nunca confirmado, apesar de sempre se dizer: "aquilo é que foi, Carlos!") e o Santos (de quem se dizia que tinha um caso com a Dona Águeda, facto nunca confirmado, apesar de sempre se dizer "aquilo é que foi, Santos!").
nessa altura, como agora, o sportém nada ganhava, mas nem isso arrefecia os grandes despiques futebolísticos que aquele refeitório presenciou. por seu turno, o Marinho era um daqueles, se é que é possível escalpelizar tanto adjectivo para quem se diz do Glorioso, fervorosos, indefectíveis, doentes, fanáticos e ferrenhos Benfiquistas que até bigode à Jorge Máximo ostentava. escusado será dizer que, alturas havia em que o Marinho e os dois adeptos do sportém nem se falavam, por mor das paixões clubísticas que tinham. coitados do Santos e do Carlos. nos oito anos que lá andei, nunca tiveram o prazer de ver o seu sportém ganhar, com excepção dos 7-1, no ano em que acabámos campeões, e de umas taças de honra da associação de lisboa que, amiúde, íam arrecadando contra as nossas reservas.
dos do porto acho que só havia o infelizmente falecido moreira que era mais dado aos vapores etílicos e tinha os dedos das mãos mais castanhos do que o soalho do quarto da minha casa, fruto de uma apetência para fumar maior do que a minha em dia de jogo da pré-época contra o carouge.
quando o Benfica ganhava - e nessa altura ganhava-se à grande - o Marinho chegava à segunda ou à quinta com um ar fanfarrão (quem o não tinha nessa altura?) e os pobres Santos e Carlos "amochavam". era também nesses dias que a corrida ao jornal "A Bola" - nas companhias ou na Biblioteca - era maior. claro está que as cores clubísticas dos alunos - ou não fossem eles os verdadeiros Meninos da Luz! - eram predominantemente encarnadas, salpicadas com algum azul - como o Becas e o Olhinhos - que perdia para os verdelhos, nessa altura ainda na linha da frente. mas, e o Becas sabe-o, nem por isso deixei de comemorar a vitória do porto na taça dos campeões como se fosse nossa. pena foi que os meninos do moreira (sd) tenham comemorado as vitórias do psv e do milan nas duas finais em que estivemos depois deles, e que tivesse deixado de achar piada a qualquer vitória, mesmo contra clubes da coreia do norte.
tudo isto vinha a propósito do Benfica marselha. nesse prélio estava eu a bordo da fragata sacadura cabral.
não que estivesse embarcado, mas porque a marinha - como a força aérea e o exército - tentava cativar-nos para uma vida castrense. por isso, todos os anos, um grupo de alunos era convidado para uma semana a bordo, onde fazíamos de tudo, desde estar ao leme, a ajudar na sala dos radares ou na cozinha. enfim, uma experiência única daqueles 8. por falar nesses 8, uma nota curiosa: 7 deles tinham o mesmo nome, Pedro. num dos dias, o aluno "Pedro" foi chamado pelos altifalantes (gosto desta palavra) à ponte alta. apareceram os 7 em fila. curiosamente, o único não Pedro, andava há três dias agarrado a um balde Fruto(s) dos balanços e das vagas que eram de facto grandiosas. pelo menos para nós. para os embarcados há muito - sobretudo a sargentagem que gostava de nos praxar - era só uma pequena amostra do que nos esperava.
era suposto irmos nessa semana para a Madeira. no entanto, um torpedo de um outro navio perdeu-se e os nossos planos foram por água a baixo (neste caso, a dentro) e passámos dias à procura do pobre coitado. quando me falam em submarinos para a marinha, lembro-me sempre de não termos - como não temos agora - um tuste para mandar cantar um cego e de andarmos à procura do pobre torpedo com draga-minas e tudo. fomos a sagres e a vila real de santo antónio - e foi um pau! - e, na quarta-feira europeia, estávamos atracados ao largo do bugio, em cascais.
eu tinha um transistor cor-de-laranja de uma marca qualquer emblemática em onda média (am) e já era fanático e ferrenho Benfiquista - o "já era" não quer dizer nada mais do que "desde que me conheço que o sou" - e como nunca mais desfaziamos os golos da primeira mão, fui para bombordo ouvir sozinho os últimos minutos do relato. acontece o célebre golo do vata - disse há poucos dias que foi com o peito, quem somos nós para o chamar de mentiroso como o moreira (rui) ou o tavares - e já com a companhia de alguns marinheiros, gritei de tal forma que, temo, ainda hoje, as paredes do farol do bugio têm rachas.
acabado o jogo, foi uma festa nunca antes vista a bordo. vários marinheiros, sargentos e outras patentes que usam divisas e não galões, ofereceram do seu bolso várias grades de minis sagres. um dos cozinheiros, de tão entusiasmado que estava, fez um pão com uma forma curiosa cujos pormenores dispenso contar.
20 anos depois, não vou estar embarcado. mesmo assim espero que o nosso Benfica chegue a bombordo contra o marselha mas, acima de tudo, contra o paços já no domingo.

quarta-feira, 3 de março de 2010

o hábito que vem de longe

ainda que não tenham recorrido nessa altura.

in a bola de hoje
Artigo que condenou Hulk já fora utilizado
Fernando Mendes foi suspenso por agressão a bombeiro Acórdão 13 meses depois FC Porto não contestou argumentação da CD da Liga
Oantigo jogador Fernando Mendes foi suspenso três meses, a 3 de Abril de 1998, depois de agredir um bombeiro no Estádio José Gomes, no E. Amadora-FC Porto, ao abrigo da mesma norma pela qual Hulk e Sapunaru foram castigados, a 19 de Fevereiro deste ano, depois dos incidentes no túnel da Luz, ocorridos a 20 de Dezembro, nos quais ficaram provadas agressões a assistentes de recintos desportivos.

Na altura do caso Fernando Mendes, o departamento jurídico dos dragões não contestou a interpretação da Comissão Disciplinar Liga Profissional, que entendeu ser o bombeiro uma pessoa com direito a permanência no recinto de jogo. Desta vez, o FC Porto recorreu para o Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol, alegando, em comunicado, que os assistentes de recintos desportivos não são intervenientes no jogo.

No processo que envolveu Fernando Mendes, a Comissão Disciplinar da Liga à época demorou 13 meses a julgar o processo. O antigo jogador dos dragões agrediu um bombeiro a 28 de Fevereiro de 1997, mas o acórdão só foi publicado a 3 de Abril de 1998, mais de 13 depois do incidente. Fernando Mendes, porém, não foi suspenso preventivamente, por não ter sido expulso pelo árbitro, ao contrário de Hulk e Sapunaru. Os dois estiveram suspensos preventivamente quase dois meses (o Benfica-FC Porto jogou-se a 21 de Dezembro de 2009 e a decisão da Comissão Disciplinar da Liga foi tomada a 19 de Fevereiro de 2010), tendo sido castigados, respectivamente, com quatro e seis meses de suspensão.

O caso de Fernando Mendes não foi, porém, o único que foi julgado pela Liga, na qual Guilherme Aguiar era director-executivo, com base na infracção do artigo 115.º, nº1, alínea f) do regulamento de disciplina. O antigo defesa portista Lula, por exemplo, foi suspenso dois meses por empurrar com a mão a cara do então treinador do Benfica, Graeme Souness, no final do Benfica-FC Porto de 2 de Maio de 1998. A decisão da Comissão Disciplinar da Liga foi conhecida a 23 de Outubro, mais de cinco meses depois.

O leiriense Emmanuel Duah foi também punido com dois meses de suspensão depois de ter pontapeado a perna de um maqueiro, num jogo em Guimarães, a 30 de Agosto de 2008. A decisão surgiu dois meses depois, tendo sido o jogador considerado culpado de infracção disciplinar pelo artigo 115.º nº1, alínea f)."

segunda-feira, 1 de março de 2010

empresa de demolições JJ, sociedade ilimitada

são já 13 as goleadas, sem contar com os jogos treino e as peladinhas.
sábado, a empresa de demolições JJ, si, fez mais uma vítima e enviou, pela segunda vez, o xões para a reciclagem. quantos faltarão? assim à primeira vista, faltando pelo menos 12 jogos para o final e tendo o Sport Lisboa e Benfica uma média de 1 goleada em cada 4 jogos, faltam pelo menos 3 goleadas.
também falta a visita à choupana, ao porto, a coimbra e à figueira da foz. ou seja, a norte, onde o Benfica muitas vezes encostou, só vamos ao porto na penúltima jornada. claro que ainda há muitos pontos para jogar. no entanto, recebendo o braguinha do augusto na Catedral, seria bonito, à semelhança do que acontece em espanha, que o Benfica fosse recebido já na condição de campeão na penúltima jornada.
gostei da prenda do djaló e companhia.
ah, e até ao final do campeonato, o braguinha do augusto ainda vai ser muito prejudicado. não para dar o título ao Benfica. apenas porque isso significa salvar a galinha dos ovos de ouro dos últimos anos azuis: a champions. claro que vão dizer que é para levar o Benfica ao colo. e que é o andor. o normal para os sem vergonha que pululam pelos jornais e se juntam a criminosos em manifestações com o objectivo que aqui escrevi há um ano: serem presidentes do clube lá da terra.