domingo, 28 de fevereiro de 2010

Tri Maria

começa a causar-me distúrbios no sono tanta vitória e tanta goleada. sim, porque isto de ir para a cama pela meia-noite a um sábado para estar acordado às 5 da manhã, tem muito que se lhe diga.
hoje, mais um capítulo nesta caminhada "muy linda" para o ceptro.
faltam 24 pontos para sermos campeões e o Di Maria espeta 3 ao Xões. para os que começaram a desvalorizar a vitória, comentadores da rtp incluídos, pela fraqueza da equipa do estádio do mar, "que lo sigan".
o sportém bem que nos podia dar mais uma alegria esta época.
hong kong, a bordo de um ferry que me levará a macau, muito contente, agora que são 730 da manhä do dia 28 de Fevereiro de 2010, dia do nosso 106 aniversário. parabéns, Sport Lisboa e Benfica.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

pois é... manifestação já!


e, este fim-de-semana, deve sair um dos primos costa, só não sei se o paulo ou o rui.

hoje houve nota artística

vitória mais do que natural de um Benfica q.b. que dominou todos os aspectos do encontro.
pressionou como há muito não se via e não deixou o adversário jogar.
Di Maria transcende-se e mostra o porquê de estar a ser cobiçado, ao que se diz, por meia europa.
os do hertha, pouco ou nada mostraram, com excepção de um remate para boa defesa do Júlio César, o qual, foi um mero espectador. por falar em espectadores, bonita a imagem do RAP com o casaco de chuva do Sport Lisboa e Benfica, estava lá para apoiar.
ele e mais 30 mil, numa terça-feira, dia 23 de fevereiro, chuvosa.
é a mística no seu esplendor que, espera-se, continue acesa já no próximo sábado no estádio do Xões!
sinto um orgulho muito grande por ser Benfiquista.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

a arte da mentira segundo moreira e tavares

a arte da mentira segundo o envagelho de s. rui moreira e cónego miguel sousa tavares.
o que vale é que, até ver, o Jesus não lhes dá grande importância.

fora dela e a europa desenxabida

algures no meio do centro norte da indochina, a 3g dessa invenção a que dão o nome de bb, permitiu-me acompanhar ao minuto o que se passava a alguns quilómetros de distância em berlim.
ainda não tinha conseguido ver nada e já uma bolacha Di Maria ultrapassava a linha de golo. a partir daí, e apesar de sermos especialistas em tentos na própria, não jogámos a ponta de um chavelho.
começa, claro, a ser preocupante. são muitos titulares fora dela. e, pior, alguns dos suplentes nada interessados em agarrar o lugar, preferindo ficar ao copo, expressão imortalizada pelo meu amigo do fcp Becas, que, a esta hora deve estar deslumbrado com a exibição alpina do seu conjunto de jogadores calimero que encheram o papo contra a até aqui (diziam alguns) melhor equipa da liga...
adivinham-se tempos difíceis. já amanhã, com o berlinenses, acordados perante tamanha façanha de empatar com o Benfas sem sequer marcar um golo. depois, no mar, onde o clube do Becas se afogou. na semana a seguir, dia importante, contra o paços, em que um colaborador ausente da escrita, mas presente no espírito, receberá o símbolo em prata de 25 anos de dedicação ao clube (infelizmente, não posso estar presente em tão grande festa, mas já marquei viagem para o ano. sim, apesar de fazer 25 anos em 2010, só terei o prazer de A receber para o ano). emblemáticas vitórias é o que queremos para os próximos 25. que tal começar já amanhã, contra os alemães, ainda por cima com transmissão directa na TDM?

domingo, 14 de fevereiro de 2010

pastel de massa tigre

aqui onde estou, algures no vietname, há um ancestral conto de um pastel feito de massa tigre. isto ganha alguma importância porque o jogo do Benfica se iniciou precisamente na hora em que no horizonte se viam fogos de artifício que deram as boas vindas ao ano do tigre.
deixando as histórias carvalhalescas em tempos de carnaval, vi o jogo pela net e, infelizmente, seguimos a tendência de setúbal, i.e., não jogámos patavina.
o golo cedo ajudou à festa, é verdade, mas pede-se mais a quem faz da profissão de futebolista o ganha pão. claro que um dos medos do início da época era que o JJ rebentasse a equipa a meio do campeonato, como parece que tem feito ao longo dos anos, nos sítios por onde tem espalhado maestria. ora, o JJ com os poderes divinos que tem, está obrigado a gerir o esforço de atletas pagos a peso de ouro. eu não ouvi, no ano passado, falar-se em cansaço na equipa do barcelona que arrasou na europa e internamente. por isso, JJ, toca a pôr os reforços a correr e a entrosarem-se rapidamente na dinâmica colectiva. faltam 10 jogos, temos de fazer 27 pontos para podermos festejar o ceptro. de que estão à espera, rapazes, para se superarem a cada dia que passa?
feliz ano novo do tigre que se dá bem com a Águia.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

xistrema verde

MEDO! xistra, o homem que chora quando o sportém perde, e que levou 4 facadas (diz ele que é o que sente quando o sportém sofre um golo), vai arbitrar sábado.
depois do super dragão só faltava um membro da juve leo.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

"Farto de barbas, gordos e shreks!"

isto foi o que disse o carvalhal.
antes do jogo, a uns milhares de quilómetros de distância, disse para com os meus botões e, por sms, para o estádio "não tenho emenda. depois do sofrimento de sábado, aqui estou eu de jersey vestida à espera do prélio. será que um dia vou ganhar tino?".
comecei a sofrer estupidamente a partir do primeiro golo. até lá, estava calmíssimo, no silêncio cortante de um beco da cidade do nome de Deus, confiante de que, mesmo com espíritas e jogadores travestidos de futebolistas na frente de ataque, o Benfica ganharia.
o facto de o Cardozo não jogar de início descansou-me, tal é a fúria que ainda tenho ao homem que bateu o castigo máximo com o intuito de nos fazer sofrer, passando a liderar o ranking das causas de aumento de pressão arterial da semana passada.
mas também a confiança que tenho no Benfica deste ano. baixas de forma à parte, Javi Garcia e Ramires à cabeça, a equipa deste ano transborda confiança de tal forma que, apanhando-se a ganhar por 2 golos de diferença, excede-se nos bigodes, cuecas e adornos saídos de banda desenhada. seria a isto que o coitado do carvalhal se referia quando deu mostras do enfado com barbas, gordos e shreks?
talvez não.
apesar de tudo, não estou a ver o carvalhal a dirigir-se ao nosso barbas ou ao presidente da mesa da assembleia geral do seu clube, por isso só pode ter sido para o faisal.
nem ao jô soares ou ao eduardo barroso.

o shrek só pode ser este. não o estou a ver falar do oliveira e costa.

por falar em eduardo barroso, um vídeo dedicado ao famoso cirurgião, com o som inconfundível da rádio.



domingo, 7 de fevereiro de 2010

cardozadas

é assim o futebol dizem alguns.
para mim, não jogámos uma carica e merecemos empatar.
podia ser o jogo chave neste campeonato.
não o foi, mas como me dizia o xô Vici agora mesmo que lhe tinha dito o Pai ontem, o Ceptro é nosso.
terça vamos alvaladar.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

provocação

só pode ser uma provocação a escolha do super dragão para arbitrar no bonfim. ou isso, ou querem mesmo dar a volta ao texto através da arbitragem.

oh gustavo, mete aí a jogada do segundo golo com uma câmara em que se veja se está fora de jogo

foram estas as palavras do relatador de serviço da sportv para o, presumo, realizador, no final do jogo quando a transmissão que estava a dar nos estados unidos e que tive oportunidade de acompanhar não saiu para um pequeno intervalo para compromissos comerciais no final do jogo e manteve-se em canal aberto (estava com o logo da sic???).
ora, para o miguel prates, conhecido sportinguista, no final do jogo o que interessava era ver se o Saviola estava fora-de-jogo no segundo golo.
pois, meu caro, não estava.
e depois de alguém lhe ter dito que não estava, lá confirmou no resumo final, quando o lito vidigal e o JJ demoravam a ir ao flash interview, com um "não está em fora-de-jogo" que o golo do Benfica tinha sido regular.
ainda sobre os comentadores da sportv, gostei muito da postura desenvolta e sabedora do Pedro Henriques (não, não é o árbitro, é aquele jogador que nunca se afirmou verdadeiramente no Benfica).
do jogo, fica o golo de Cardozo numa das grandes jogadas sul-americanas que temos tido oportunidade de apreciar este ano e que, infelizmente, caso algum dos executantes deixe o Benfica no final da época, só daqui a uns anos poderemos ver.
depois, gerimos como bem entendemos sem que o leiria fosse uma ameaça real. fiquei irritado com tanto falhanço. é que, mesmo com 50 golos marcados, nunca é demais pôr em sentido os adversários.
destaques: Saviola. classe, classe e mais classe. até a andar este argentino de 168 cm pisa como deve ser.
agora, que venha o setúbal e o belenenses. para aumentar a vantagem, digo eu.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

dia d de rumo ao título

há dias em que tudo pode dar certo mas, se não der, muito pode correr mal. pareço o la palisse.
é essencial ganhar o jogo de hoje. psicologicamente passaremos a ter aquilo que até aqui nunca conseguimos: ser líderes a 3 pontos. vão dizer-me que mesmo assim têm um jogo a menos. no entanto, comparando calendários, talvez tenhamos, nos próximos jogos, a tarefa menos difícil.
setúbal este fim-de-semana. depois belém em casa e a seguir seria este leiria (no mesmo dia em que jogam fcporto e scbraga) que, recorde-se, já ganhou em alvalade no fim do ciclo negativo que, curiosamente, durou até ontem.
hoje, se ganharmos, estaremos com mais 3 pontos e a faltar-nos menos um jogo do que os opositores. jogar-se-ão mais 12 jogos, 36 pontos. se fizermos 30 desses 36 (10 vitórias), seremos campeões.
estranhamente, sinto-me apreensivo. o que até pode ser bom sinal. carrega BENFICA! que estaremos aqui, às 5:15 da manhã, agarrados ao mac para te ver.

então e o bruno alves?

continuo sem perceber:
1. sem dúvida que o Javi é bem punido pelo que fez, o que prova uma baixa de forma;
2. mas, e o bruno alves? nunca é castigado?


então e o super dragão sousa fica sem castigo?

vamos lá ver se percebo:
1. o árbitro assistente viu tudo;
2. o árbitro principal expulsa o Cardozo por ter levado;
3. o vandinho leva 3 meses;
4. o mossoró leva 3 jogos e ainda joga contra o porto daqui a umas jornadas;
5. o sportém de braga vai a correr comprar o oberlam ou oberldam ou lá como se chama a correr, sabendo que o esperava uma punição.
e a equipa de arbitragem fica impune?
e o Cardozo que apanhou para tabaco foi castigado?
ah, e os meninos que andaram por aí a dizer que é o Benfica que é o denominador comum em todos os túneis - até têm razão nesta parte, não pelas razões que apresentam, mas porque a melhor equipa desta liga provoca mau estar nos velhos sistematizadores- e que provoca tudo e todos e podem continuar a escrever?
bem, isto pouco interessa. o que nós queremos é ganhar amanhã e no sábado e na terça e no outro fim-de-semana e todos os jogos até ao dia 12 de maio.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

adrientarantado

acho muito bem que o adrien silva considere que o importante é ganhar ao Benfica. no entanto, com dois jogos até lá, talvez fosse melhor responder: "pensamos jogo a jogo e o próximo é contra o fcp e pode dar-nos acesso a uma meia-final da taça de portugal". não. o importante é ganhar ao Benfica.
mas vindo de um clube que tem um treinador que diz que o pedro mendes, que considero um excelente executante, é uma aposta de futuro (aos 30 anos), já nada pode espantar. pena é que não se tenham preocupado em ganhar ao líder do campeonato até amanhã.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

não vacilar e as imagens do túnel

grande jogo a que assisti na rede. Benfica com grande primeira parte podia ter chegado ao intervalo com vantagem maior não fosse o el manito ter feito vista grossa a um penalty de moreno. o golo do empate do guimarães foi de excelente recorte técnico a demonstrar que o nuno assis até poderia ter lugar no nosso plantel. depois, duas bombas do mal-amado Martins que, estupidamente, é expulso e nos deixa a sofrer 20 minutos. mas, mesmo com esta contrariedade, estivemos perto do resultado que previ ao intervalo, em ligação directa à Catedral. o Cardozo não me quis fazer a vontade. ok, fica para quarta.
tenho para mim que, a partir da próxima quarta, em caso de vitória, nunca mais largaremos liderança até ao final da época. é um palpite.

mas, infelizmente, o que parece que está na moda são imagens dos túneis. ora aqui vão mais algumas que põem o jornal oficial do fcp a desmentir a Bíblia.