quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

nova década

como vai ser a minha passagem de ano?
simples.
já que a casa do Benfica de Macau não organizou nenhuma festa, vou passar a ver isto com uma garrafa de champagne igual às outras duas que abrirei lá para maio.
a todos os que aqui vêm, um excelente 2010, com saúde e o Benfica Campeão.

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

homónimos, parecenças e comissões

um é parecido - assim quase como o akwá e o Eusébio - ao robinho (o que jogava bem, claro).
o outro o novo jardel (também o que jogava bem, claro) e homónimo do pseudónimo do grande sistematizador do espiritismo do final do século XIX Hippolyte Léon Denizard Rivail.
há um que tem nome de corredor de fórmula 1, infelizmente falecido que ainda não é parecido com ninguém, exceptuando com o Javi Garcia.
será que há dinheiro para tanta parecença?
só espero que não acabem com o grupo com esta incursão de inverno que tresanda a novoriquismo. será que os miúdos da cantera não servem?
quem é o homónimo que fica com as comissões?

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

obrigado Benfica

santiago: desde o golo do francês que não sentia a emoção de ganhar a um clube que tem ganhado (tenho dúvidas, mas acho que o ciberdúvidas diz que é assim) quase sempre nos últimos anos. toda a gente a dizer que íamos perder e isto e aquilo e que não jogava o não sei quantos e o não sei que mais. mas veio um monte vi eu e conseguimos matar os hereses.
vici: olha, eu fiz 30 horas seguidas - Macau Lisboa - para ver a bola! E sempre disse, no meio da viagem a uns acólitos aí da terra, que o menino Urreta era de jogar. Era ou não era? Foi difícil, árduo e competitivo! Nem sempre bem jogado; sempre com dúvidas . Mas ganhámos. O Urreta é, na minha opinião, jogador de ficar. Hoje, digo eu - que sou moçambicano, do norte de Portugal -, ganhámos o título!
santiago: foi emocionante. fiquei lixado com os meninos que não se sentaram. um gajo paga cativo, vai duas vezes ao estádio no ano e ainda tem de ver o jogo de pé? ainda por cima por sócios do Benfas? o que vale é que os meninos que viajaram do norte não fizeram grande barulho. foi calminha a equipa contrária. gostei muito do Urreta, caro Vici. mas fiquei triste porque houve um penalte que não foi assinalado. só faltou aquele remate do Luis Filipe (hoje escrevo com maiúsculas) ter entrado. era o golo do século.
vici: Já ganhámos! Que querem que vos diga mais? Eu creio em Jesus!
santiago: amén
isto são seis e cinco da manhã. e o David Luiz diz na sic notícias: amo o Benfica e amo jogar no Benfica.
que me perdoem os do obrigado sá pinto. eu só digo, obrigado Benfica! pelo Natal que nos deste.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

nome a fixar: Roderick

personalidade, classe, jogo simples e eficaz. é disto que é feito um miúdo de 18 anos que entrou na primeira linha do Glorioso.
só por isso valeu a pena fazer mais uns quilómetros.
quanto ao resto, por mais golos de letra que o Di Maria marque, não vou perdoar-lhe a expulsão no jogo da semana passada.
foi importante ganhar, claro, mas há jogadores do Benfica que não merecem vestir a camisola.
ouvi hoje uma história de um deles que aparecia na lista de lesionados até há poucas semanas que só não conto porque dos 3 leitores do blogue para além da minha mãe, do Becas e do que vos escreve, 2 podem ter alguma ligação ao Benfica e isso pode desestabilizar para domingo.
por falar em domingo, mais uma vitória não era nada de deitar fora.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

nervos e fantasmas

lá fiz uns 300 quilómetros para ir ver um jogo ao Algarve.
estádio sem condições para a nossa liga maior.
entrámos mal na partida. começa a ser preocupante que cada lance de bola parada possa criar tantos tremeliques na nossa defesa. a jogada que dá origem ao primeiro golo não teve qualquer acção do Ramires. carga de ombro, no máximo. mas jogo antes do futebol clube do porto é o ideal para conseguir enervar os nossos jogadores.
depois conseguimos empatar. aí pensei que a reviravolta fosse possível. mas não. um lance perfeitamente estúpido dá o segundo golo. 3 (três) jogadores do olhanense aparecem sozinhos frente a um desamparado Quim. minutos depois, Di Maria perde o único neurónio que tem e agride um contrário. expulsão.
os de olhão bateram-se bem. pena que não joguem assim contra todos os outros clubes. parece que foi do psicólogo contratado pelo fcp para ajudar na preparação deste jogo. deste e do outro que vai ter lugar na semana que vem. objectivo era enervar e foi conseguido quase na perfeição.
jogámos pouco, é verdade, mas o suficiente para ganhar.
os fantasmas de outras épocas começam a pairar. resta ao profeta acabar com eles para a semana.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

mst convertido a Jesus

ele sempre foi Benfiquista, mas ainda não deu conta.
mst, n'A Bola
"E, assim, o melhor que vi, este fim-de-semana, acabou por ser o Benfica. Volto a dizer que me impressionou muito bem a capacidade de criação de jogo de ataque daquela equipa, em especial Saviola (o Real Madrid é, de facto, uma fábrica de desperdício de talentos, como só os milionários o podem ser…), e Cardozo — que, na época passada e contra a opinião de muitos benfiquistas, estranhava que ficasse tantas vezes de fora. Sem dúvida que o Benfica teve a sorte do jogo em vários detalhes, começando logo pelo golo marcado aos 6 minutos, no primeiro remate à baliza. E, embora a Académica tenha sido inofensiva em termos de ataque, não se fechou atrás e mostrou qualidade para mais do que aquilo. Mas aí, sim, é que é marcante ver a atitude de conquista e a facilidade de criação de jogadas de golo por parte do Benfica, e, para mais, num terreno difícil, como estava. Vai ser curioso constatar se, daqui a quinze dias, quando receber o FC Porto na Luz — no que será o seu primeiro grande teste de fogo da época — o Benfica vai conseguir manter a mesma atitude de conquista, face a uma equipa que faz justamente disso o seu grande trunfo. Em minha opinião, vai ser um jogo sem favorito à partida. Porque, se o Benfica me parece bem melhor na frente, é mais fraco atrás — em especial no flanco esquerdo da defesa, onde David Luiz e César Peixoto oscilam facilmente, se apertados. Caminhamos para um potencial grande jogo e, a quinze dias de distância, só espero que não comecem, dum lado ou do outro, os «jogos por fora» — porque, quanto ao clima de intimidação e violência criado pelas claques, isso, infelizmente, vai ser como de costume. Que bom que seria um jogo grande sem claques!"

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

o flamengo de Javier Pedro Saviola Fernández

com um nome destes só podia ser um grande jogador. mas mais do que um grande jogador, é classe pura. à semelhança do que disse Maradona de João Vieira Pinto, "tem classe até a andar".
jogo de campeonato num relvado impraticável a partir de certa altura. claro que o amigo villas já veio dizer que não é só o relvado do sportém que está mal. mas quer comparar? choveu mais ontem durante o jogo do que choveu em toda a época em dia de jogo no estádio de alvalade...
boa entrada do Benfica na partida, a contrariar a pressão alta dos comandados sósia do Mourinho. um golo cedo altera o jogo. e, apesar de o ter sofrido, a académica mostrou-se bem organizada. talvez a melhor equipa que praticou futebol na Catedral este ano. quando já tinha mais posse de bola do que o Benfica e sem que tivesse até aí nenhuma verdadeira oportunidade digna de registo, aparece o génio do El Conejo. grande golo. uma chapelada só ao alcance dos maiores da bola. é verdade que foi contra a corrente de jogo (qual corrente?), mas o chipping do pequenito levantou o Estádio e só não me levantou a mim porque estava a passar do primeiro (bem, meio) andar para o rés-do-chão para ver confortavelmente o jogo na segunda parte. quando liguei finalmente toda a panóplia de electrónicas, eis que já lá estava a batata. esperei pela repetição e perdi ao vivo um dos melhores golos do Sport Lisboa e Benfica esta época.
até ao intervalo pouco mais houve, tirando mais uma jogada de génio do Javier Pedro a desmarcar o Di Maria que rematou à figura de um mais gordo Nereu.
segunda parte, eficácia em forma de Tacuara.
destaques: Aimar, Ramires e Maxi, para além do Cardozo e do Saviola.
pelo Saviola, estarei no próximo sábado em Olhão (ou será estádio do Algarve?). vale a pena ver jogadores como este ao vivo. são oportunidades únicas que poucas vezes se repetirão no futuro.
uma palavra final para a comunicação social que já falava em crise: que la sigan!

do outro lado do atlântico o Flamengo sagrou-se campeão do Brasil. o Clube Regatas Flamengo sempre foi o meu clube nas terras de Vera Cruz. por causa do Zico. por causa de uma camisola que o meu pai me trouxe no início dos anos 80 que guardo religiosamente.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

vitória e desestabilização

vencemos como nos competia os bate n'avó e ficámos em primeiro do grupo.
a mini-crise de resultados parece ter acabado e esperamos um dezembro gordo, com mais 4 vitórias.
não gosto de comentar a tristeza alheia. no entanto, abro uma excepção: liedson.
é um dos melhores jogadores que passou pelo futebol português nos últimos anos. irrita de tanto jogar. e não é só marcar golos. são todas as movimentações, os espaços que cria, a desestabilização que provoca nas defesas adversárias. muito da crise do sportém tem a ver com a crise de liedson. no tempo do jardel o sportém nem tinha uma grande equipa. mas tinha o jardel que resolvia de toda a maneira e feitio.
a desestabilização que provoca nas defesas parece ter agora um outro destinatário: o grupo em que se insere.
amanhã, aqui no estaminé, vou dizer que não gosto do sistema e dizer para pôr outro a fazer o lugar.
podia ser que me indicassem a porta da rua.
o sportém está mal e isso é mau para o futebol português. talvez fosse bom que alguém com dois dedos de testa (não, esse alguém não é o novo director desportivo) fizesse ver isso mesmo ao liedson que já tem idade para ter juízo. carvalhal vai ser, infelizmente, a próxima vítima. já está em lume brando.

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

o que o Benfica pode pedir à UEFA

se a irlanda for ao mundial, acho que o Benfica tem legitimidade para pedir para ser ressarcido da não ida à champions este ano.
proenças, henriques, sousas e outros larápios encartados sabem do que estou a falar.

próximos

os prélios que se seguem serão decisivos.
o Benfas vai receber a académica em nítida subida de forma, depois da entrada do villas-boas que até nas conferências de imprensa imita Il Speciale.
o braga, sucursal do terceiro classificado, irá a matosinhos jogar com o sempre incómodo leixões, por muitos o clube dos Benfiquistas da área do grande Porto, cidade.
o fóculporto irá a guimarães.
na jornada seguinte vamos a olhão. se tudo correr como espero, e na estreia em derbies este ano (já fui ver os bate n'avó), receberemos o campeão nacional em boa posição para aumentarmos a vantagem.
claro que isto são só análises de adepto quando estamos apenas a dobrar o primeiro terço do campeonato, mas é essencial chegar ao fim de dezembro em boa posição para, com alguns ajustes em janeiro, podermos lutar pelo título até ao fim.
esta quarta, lá estarei outra vez acordado (mais cedo) para ver o carimbo para a próxima fase da liga europa. convém ficar em primeiro para não termos de apanhar com os repescado da champions.