domingo, 29 de novembro de 2009

sai uma água Benfica, sem gás, xáxavor


diz quem sabe que começa a faltar gás ao nosso Benfica.
eu acho que falta qualquer coisa. a impetuosidade dos outros jogos. acaso seja gás, a menina da foto pode ajudar o JJ.
uma coisa garanto: ao ver o jogo na internet (há quanto tempo não ía para a cama à meia-noite de sábado) às 5:15, nunca estive com aquele nervoso miudinho que caracteriza estes jogos. nem quando o liedson, o polga ou o velosito estiveram perto do golo. só quando o Ramires, na cara do golo atirou para fora. aí soltei um vocábulo que não pode escrever-se neste pequeno escrito.
de resto, achei sempre que podíamos ganhar e que os outros, que estão a lutar por um lugar no meio da tabela, não iriam marcar.
sabe a pouco, mas ainda falta muito campeonato e a menina da foto ainda está a tempo de entregar umas quantas bilhas ao JJ.

sábado, 28 de novembro de 2009

igual a si próprio (RAP n'A Bola)

A chama imensa
Atenção ao criativo
Por

ricardo araújo pereira

QUEM será o elemento mais perigoso para o Benfica, no derby de hoje? A resposta é evidente: o nosso adversário mais criativo será o árbitro Pedro Proença. Quem se lembra do modo como, no ano passado, inventou um penalty a favor do Porto por falta inexistente de Yebda sobre Lisandro Lopez, reconhece nele um criativo com muita imaginação e capacidade de decidir uma partida. Na dúvida, Pedro Proença decide sempre contra o Benfica. Prejudicar o clube que alegadamente prefere foi a forma que encontrou de exibir uma suposta imparcialidade. Outra hipótese era arbitrar de acordo com as leis do jogo, mas é mais difícil. A comissão de arbitragem retribui nomeando-o sistematicamente para jogos importantes. É mais um factor de interesse para o jogo de hoje: como vai Pedro Proença prejudicar o Benfica para mostrar a toda a gente que é um benfiquista imparcial? Com Yebda a jogar em Inglaterra, será mais difícil, mas para Proença não há impossíveis.

Repare o leitor na dualidade de critérios que grassa no futebol português: o Porto foi a Oliveira do Azeméis jogar com um desses clubes pequenos cujo relvado é reconhecidamente péssimo. O jogo foi adiado até que haja condições para jogar. O Benfica vai a Telheiras jogar com um desses clubes pequenos cujo relvado é reconhecidamente péssimo. O jogo realizar-se-á na data prevista.

Pior para nós, uma vez que o Sporting atravessa um bom momento. Tem um treinador, mas comunicou a sua contratação à CMVM de madrugada e ainda não o apresentou. A primeira vez que apareceu, foi na internet — como os boatos e os vírus informáticos. É um treinador clandestino, o que constitui uma vantagem: assim, os adeptos não sabem na direcção de quem agitar lenços brancos.

Há uns meses, o presidente do Sporting disse que o fundo de jogadores do Benfica era uma vergonha. Agora quer, sem grande sucesso, imitá-lo. O que desejo para o derby desta noite é exactamente isso: um resultado que os sportinguistas considerem hoje uma vergonha e que, no futuro, pretendam, sem sucesso, imitar.

Não será fácil, visto que o Benfica vive tempos difíceis. O derby joga-se precisamente na altura em que o clube se vê mergulhado num escândalo. Há uns anos, se bem se recordam, a Selecção Nacional passou por escândalo muito semelhante: num estágio, os jogadores tinham estado agarrados a senhoras cuja profissão dizem ser, embora eu não concorde, pouco digna. Esta semana, calhou ao Benfica: Jorge Jesus apareceu na imprensa abraçado a uma pessoa cuja profissão é, de facto, pouco digna. Foi repugnante e esperamos todos que não se repita.

Cada vez gosto mais da série Liga dos Últimos. Na semana passada, o episódio era especialmente divertido: foi preenchido com a transmissão integral de um jogo entre os Pescadores da Costa da Caparica e outra colectividade cujo nome já não recordo. O costume: treinadores patuscos, adeptos rústicos, jogadores com mais vontade que talento. Na primeira parte, os Pescadores dominaram. Os adversários não pareciam capazes de vencer onze peixeiras, quanto mais pescadores. Na segunda parte, porém, algum excesso de confiança dos Pescadores permitiu uma surpreendente reviravolta. Quem diz que nos escalões inferiores não há emoção?

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Em busca da vitória 69!


Já o disse e repito: o SCP-SLB nunca foi jogo que me preocupasse demasiado. Enquanto jovem que cresceu no norte de Portugal, a minha adolescência futebolística continha um só clássico: os jogos do Benfica com o FCP. Jogar com o SCP não me incomodava mais do que ir a Guimarães ou ao Bessa. Primeiro, porque o Glorioso ganhava quase sempre; segundo, porque, aparentemente, não havia muitos sportinguistas para os meus lados - vim a perceber mais tarde que até havia alguns, andaram foi escondidos durante quase 2 décadas (e, pelos vistos, andam outra vez muito fugidos). Seja como for, a malta de Lisboa gosta deste desafio e chama-lhe derby. Em 150 jogos para a Liga Portuguesa, o SCP venceu 45 e o SLB ganhou 68 dos confrontos. Espero que o Benfica consiga mais uma vitória no jogo de amanhã. Se bem que, objectivamente, o empate serve os interesses do Glorioso. Veremos.

alguém me explica?

por que é que ainda me vêm as lágrimas aos olhos quando vejo imagens como estas?

da semana do derby dos derbies

as semanas de derby custam mais a passar do que as ditas normais. ainda hoje é sexta de manhã aqui em Macau e já começo a ter aquele nervoso miudinho, salpicado por umas pequenas cólicas.
será que ganhamos? será que chegamos ao alvalade xxi e fazemos boa figura?
tudo isso faz parte dos dias que antecedem o porquê de sermos rivais.
há muitos anos fui a um derby ao estádio da luz. perdemos na última jornada e oferecemos o título ao porto. foi um momento triste. depois seguiu-se o 1-7 de má memória, mas acabámos por ser campeões nesse ano. até que, em plena década de 90, tivemos o 6-3 e o 4-1. há sempre uma goleada em cada década. ora cá está o jogo para que isso aconteça até porque só haverá, no máximo, mais dois derbies esta década.
a estratégia do sportém passará por jogar em contra-ataque. até se diz que o carriço irá marcar o Aimar hxh e que o miguel veloso será defesa-esquerdo. a ver vamos, como diz o cego.
não estou confiante. não por termos perdido contra o guimarães. mas porque se sente que estamos a baixar de forma e porque os de alvalade têm um gajo chamado liedson que só de escrever o nome me dá uma dor de barriga do catano.
que seja um bom jogo e que ganhe o melhor até porque como me escrevia um ilustre sportinguista com quem mantenho relações profissionais: "como bom sportinguista que sou, como compreenderá, o meu interesse pelo futebol foi esmorecendo até ao quase total desinteresse actual. Será uma defesa ou terá qualquer outra explicação: mas é um facto. De qualquer modo, o derbi lisboeta arrebanha as réstias de ânimo clubista e obrigará ao sofrimento inerente ao mesmo e quiçá a alguma surpresa agradável a final… A esperança é a última morrer e no meu caso por definição! Que não ganhe o melhor, porque se fosse o melhor a ganhar (sou forçado a reconhecê-lo), teria que lhe dar os parabéns desde já!"

terça-feira, 24 de novembro de 2009

golo irregular e semana de derby

esta é uma das mais importantes semanas do ano para o sportém, actual oitavo classificado.
depois de uma vitória estrondosa contra os pescadores da costa da caparica, recebem um dos primeiros classificados, ferido pela derrota em casa com o guimarães.
claro que estas coisas agora já não interessam, mas reparem na acção do jogador do guimarães sobre o Fábio Coentrão no lance do golo.

Original Video - More videos at TinyPic
onde estão agora os que disseram que tinha sido falta quando o Cardozo tocou com as unhas compridas no jogador do braga, no golo anulado ao Luisão?
pois. adiante.
perdemos porque não conseguimos anular a desvantagem de um golo irregular.
agora o derby.
vamos ver o que o carvalhal nos reserva. se uma equipa cheia de medo ou uma equipa que tem de ganhar para ainda sonhar com qualquer coisa. se for a segunda, teremos espectáculo garantido.
estamos a decair de forma. sente-se que as notícias abalaram o Di Maria, que o Luisão faz muita falta, que o Ramires está de rastos e que, em janeiro, mais do que um avançado, temos de ir buscar um defesa esquerdo, se possível que não passe o tempo todo lesionado, como o Peixoto.
a ter de acontecer um mau resultado, que tenha sido na taça. gosto muito do calor do jamor, mas agora passamos a ter mais tempo para preparar as outras competições onde estamos envolvidos.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

quando um gajo percebe que está a envelhecer

um dos meus ídolos de infância, a par do Bento, do Chalana, do Filipovic e do Carlos Manuel, faz hoje 60 anos.
Tamagnini Manuel Gomes Baptista ou apenas Tamagnini Néné era um jogador de fino recorte técnico que passeava classe pelos campos, cuja maior curiosidade era o dizer-se que nunca sujava os calções.
eu, a jogar futebol, era um esgravulha, que sujava sempre os calções, a camisola, e tudo o que havia para sujar. o meu irmão era mais parecido com o néné.
uma vez, numa das minhas primeiras idas à Catedral, tive oportunidade de o cumprimentar, a ele e ao Bento, antes de recolherem aos balneários depois do aquecimento.
acho que andei uns dias sem lavar as mãos. fez a sua carreira toda no Benfica, algo que hoje seria impossível. a mística é também obra deste Senhor nascido em Leça da Palmeira e que viveu muito tempo em Moçambique.
jogou 421 jogos e fez 362 golos.
60 anos. cum cacete! ainda há 25, ontem, portanto, tinha só 35!

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

acto de contrição



confesso ao Jorge Jesus todo-poderoso
e a vós, leitores e leitoras,
que pequei muitas vezes
por pensamentos e palavras,
actos e omissões sobre a nossa ida ao mundial.
por minha culpa, minha tão grande culpa não confiei no carlos queiroz com "z".
e peço à nossa senhora do caravaggio,
aos anjos e santos,
e a vós, leitores e leitoras,
que rogueis por mim a Jesus, nosso treinador.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

a bósnia e a boa imprensa

do que vi no sábado, a bósnia é uma equipa miserável. depois de tudo o que escreveram, sempre pensei que era uma equipa cheia de bons jogadores e não é nada. são lentos, dão muita fruta e apenas têm um ponta de lança acima da média. os jornais é que estão sempre a proteger o merdoso do mister queirós, por muito que isto custe ao meu bom amigo Xô Vici. claro que os prejuízos que pode causar uma não qualificação ajudam, e de que maneira, a esta boa imprensa e à existência de casos e de climas de terror que até já foram desmentidos pela gnr em missão herzegovina. acho, sinceramente, que vamos perder porque não jogamos uma carica como disse o meu também bom amigo Lai Jo Fai ou um caracol, digo eu, e não porque os outros sejam muito melhores ou aquilo que apregoam. oxalá esteja enganado. ainda assim, mesmo que consigamos passar, como espero e desejo, para o ano, com esta equipa, nem um pontinho fazemos na fase de grupos do mundial.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

provocação carvalhalesca

será que o facto do sportém ter contratado o carvalhal está relacionado com os conhecimentos avançados deste treinador em como colocar o autocarro frente aos nossos (vide marítimo na primeira jornada)?

sábado, 14 de novembro de 2009

sexta-feira 13, o cr e o Pauleta

sempre fui avesso à sexta-feira 13. mas, desde que estou na China que isso me passa ao lado.
o mesmo não poderia dizer se fosse adepto do sportém. é que o tal villas-boas poderia ser uma boa opção. não por falar à mourinho, com sotaque do porto. mas porque é jovem, ambicioso e parece ser competente, algo que muita falta faz àquela agremiação. ao não ter conseguido contratar o treinador, abriu-se um problema ainda maior: o que vem, será sempre visto como a segunda opção.

num outro registo, acho perfeitamente absurdo o destaque que está a ser dado à falta do ainda melhor jogador do mundo fifa no confronto da selecção no play-off. em todos os jogos em que não esteve presente, jogámos melhor. por isso, com ou sem ele, estaremos no certame do próximo ano.

Pedro Pauleta foi o nosso melhor ponta-de-lança dos últimos anos. merece a homenagem que lhe prestam hoje e merece que seja o Benfica a apadrinhar a I Taça Pauleta. é que, segundo julgo saber, quer ele quer a família são verdadeiros Benfiquistas. e esses, ainda por cima se forem açoreanos, merecem tudo.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Robert Enke e a Explicação dos Pássaros

cumpriu o contrato que celebrou connosco. pareceu sempre um ser humano correcto, apesar de algumas críticas por não ter renovado.
era um dos melhores em tempos de jogadores mauzinhos.
substituiu o nosso melhor guarda-redes de sempre, Michel.
não quis continuar e foi para o barça em busca de uma vida melhor.
passou tempos difíceis mas chegou a titular da selecção alemã.
como ontem, há coisas bem mais importantes do que um jogo de futebol.
a propósito deste acontecimento, lembrei-me da "Explicação dos Pássaros", do Lobo Antunes:
"Um dia, em miúdo, ao fim da tarde, achávamo-nos na quinta e um bando de pássaros levantou voo do castanheiro do poço na direcção da mancha da mata, azulada pelo início da noite. As asas batiam num ruído de folhas agitadas pelo vento, folhas miúdas, fininhas, múltiplas, de dicionário, eu estava de mão dada contigo e pedi-te de repente Explica-me os pássaros.”
aí, o Rui S. entra em ruptura (família, amor) e desagrega-se do mundo em que vive. o suicídio torna-se inevitável perante tal degradação.
mas será cobardia ou coragem? espero nunca solucionar esta dúvida que me assola desde as aulas de filosofia dos bancos da escola.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

a importância relativa de coisas pequenas

ontem, a seguir ao almoço tive uma notícia, daquelas que estomagam, que nos fazem pensar que Deus, por vezes, anda distraído ou ocupado com outras coisas, e que fez com que tudo o resto, incluíndo o Benfica - e tem de ser dura a notícia, para que isso aconteça - passasse para segundo ou terceiro plano.
ainda assim, com esperança que pudesse, em 90 minutos, esquecê-la, coisa que a esta hora ainda não aconteceu, nem vai acontecer nos próximos tempos, assisti ao jogo pela tugavisão, via justintv.
acabei por comemorar efusivamente o golo, como poucas vezes o fiz nos últimos tempos. sobretudo pela importância que um resultado destes, arrancado a ferros, tem para o resto do campeonato.
e, também, porque sei que, Benfiquista como é, o Puto, que agora luta pelo que mais importante tem(os), se soube da vitória, ficou pelo menos um bocadinho feliz.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

batalha naval

hoje é o dia em que podemos dar o definitivo passo para nos assumirmos como o mais sério candidato à vitória na liga sagres.
sem menosprezar os adversários directos, futebol clube do porto, sportém (o de braga) e comissão de arbitragem, se conseguirmos levar de vencida a naval, será muito difícil arrancarem-nos a liderança. bem sei que ficaremos, em caso de vitória, com os mesmos pontos do spórtem (o de braga), com vantagem para os braguistas (como lhes chamou marcelo rebelo de sousa, se bem que para mim, braguistas são pessoas que vestem bragas de desporto e alpercatas) no confronto directo.
a próxima jornada será também importante, pois vamos jogar com um sportém (o verdadeiro) em crise. e, normalmente, as equipas que estão pior classificadas são as que acabam por ganhar os derbies. por tudo isto, é importantíssimo sair com uma vitória contra os pupilos do sr. inácio.
por falar em sportém, fico sinceramente triste pela instituição e pelos muitos amigos que tenho que, ninguém é perfeito, têm esse handicap, ao vê-los a jogarem tão pouco futebol e tão mal comandados por um cabeça de cotonete que de futebol sabe tanto como eu de um lagar de azeite.
esperemos, a bem do nosso futebol, e de uma sã rivalidade, que consigam recuperar a tempo de não se boavistarem.
é que, Benfica sem sportém, ou sem os que equipam de azul, não é verdadeiramente Benfica. e ganhar é mais saboroso quando todos os grandes estão ao mesmo nível desportivo, o que, em abono da verdade, não tem acontecido, por razões desportivas e sistemáticas, nos últimos anos.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

dar-lhes o arroz (con leche)

gosto muito quando os jornais, sobretudo aqueles que têm uma linha editorial que nem sempre nos é favorável, permitem ler, na primeira linha da crónica ao jogo de ontem, "acabaram-se as dúvidas".
não tenho dúvidas que estamos a construir uma equipa cuja classe vai dar que falar, como disse ainda ontem o treinador do everton, que foi só o quinto classificado da premier league do ano passado.
a partida afigurava-se difícil, sobretudo depois das peripécias de braga. aimar ficou no banco e ramires, um dos nossos melhores jogadores desde que vejo Benfica de forma consciente (será que isto é possível?), já lá vão 28 anos, assumiu o lugar, de forma nem sempre feliz, ainda para mais por ter saído lesionado.
mas, equipas como a que o Benfica tem este ano, acontecem uma vez em cada década.
lembro-me daquela da final da taça contra o defunto boavista, em que ganhámos por 5-2 ,e uma outra da primeira passagem do manager do notts county pela Luz.
as outras duas que nos deram finais europeias, em 1988 e 1990, não eram tão fortes.
de todas elas, a desta época é a que me parece ter mais classe. por isso, companheiros de luta Benfiquista, toca a ir à Catedral na segunda-feira. nem que seja pelos emigrantes que se emocionam com os cânticos dos valentes Benfiquistas que estiveram em Goodinson Park. e é tão bonito ouvir comentadores ingleses da star sports a fazer referência à nossa força: "as those that are here singing, millions and millions of Benfica fans are happy with this result".
esta madrugada, os Nossos nem conseguiram uma daquelas grandes exibições a que já nos habituaram. o Benfica que se apresentou na terra dos Beatles, fez-me lembrar uma equipa italiana dos anos 90 "deixa-os poisar que na segunda parte já lhes damos o arroz".
foi um arroz com leche à moda argentina, confeccionado pelo Di Maria, o Saviola e o Aimar, com a ajuda do Cardozo, cuja receita vos deixo, em castelhano, para o jantar de hoje:

Elaboración de ARROZ CON LECHE (argentino):

Colocar en una cacerola, la leche con la sal y la canela, así como la cáscara de limón, dejar hervir, durante 10 minutos, y agregar el arroz, cocer durante 1 hora (hasta que esté blandito), agregar el azúcar y removiendo intermitentemente durante 5 minutos. Se vierte en moldes individuales o en una fuente grande. Mezclar un poco de canela en polvo junto con azúcar y repartir por encima.

é tão bom ser Benfiquista. e é tão bom saber que o Rei, Eusébio da Silva Ferreira, foi mais uma vez objecto de uma homenagem.
é tão bom ler isto:
"By the final whistle, when the home crowd reserved applause only for Benfica, they had again been outclassed.", in The Guardian, 6.11.09.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

4 da manhã, boa hora para ver bola

quem diz que deitar cedo e cedo erguer dá saúde e faz crescer, nunca viveu na ásia.
saúde, até pode dar, se ganharmos, como espero.
caso contrário, dá uma indisposição permanente até segunda-feira.
crescimento, da equipa, dos automatismos, da crença.
programa para a próxima madrugada:

STAR Sports Asia (chl32)
2009-11-06 Friday
04:00
L
Everton vs. Benfica
é isso, em directo, na star sports. por estas e por outras é que é sempre bom calhar com equipas inglesas nas competições uefeiras.
por dar o jogo em directo e por podermos repetir liverpool, numa das mais gloriosas jornadas do nosso Benfica das últimas décadas.

domingo, 1 de novembro de 2009

domingo(s) de bruxas num dia sem apóstolos nem santos

há jogos que têm tudo para dar para o torto. este era e foi um deles.
o braga acaba por ser um justo vencedor. marcou dois golos, conseguiu sempre controlar os acontecimentos e teve a sorte do jogo do seu lado.
parabéns ao vencedor. pode ser que assim a euforia acalme e que seja uma daquelas derrotas que fará com que possa ver-se se temos ou não estofo de campeão.
preocupa-me não ter Cardozo contra o sportém. ainda por cima por uma perfeita estupidez, primeiro do banco dos senhores de braga, depois a natural reacção do Di Maria.

ps - em tempo e com legitimidade, sobretudo a parte do "têm tudo para dar para o torto" não invalida que não tenhamos sofrido na pele o que é ser apitado por um ex-super dragão e árbitro de futebol. dúvidas? esclarecimentos no vídeo