sábado, 24 de janeiro de 2009

fraco Benfica

quando ainda estamos em primeiro lugar, e ainda sonhamos com a possibilidade de ganhar no final - é de sonho que se trata - uma palavra para o que se passou ontem: fraqueza.
somos fracos e pouco consistentes para poder manter uma regularidade exibicional de qualidade. 8 vitórias, 6 empates e uma derrota, demonstram bem que, se é verdade que não perdemos muito, também não ganhamos por aí além.
o jogo do restelo é (era) um jogo em que podemos (íamos) empatar. não podemos é empatar em casa com o nacional (verdade que com dedo, ou mão, de um tal de henriques) nem com o setúbal (dedo de um tal que não me lembro do nome). e são esses dois jogos, que nos fazem estar em vias de perder a liderança.
apesar de dos fracos não rezar a história, o Benfica deste ano, apesar de todas as vedetas com que se apresentou no início, está a praticar mau futebol e com pouca eficácia ofensiva. já é tempo de pôr o Cardozo a jogar. quanto ao que disse o espanhol que nos treina sobre o andaluz que enverga a camisola 6 - e que é aproveitado para capa do pasquim record - esperemos que sirva para espicaçar o menino andaluz que já demonstrou este ano ser um bom reforço e que não sirva para o encostar até ao final do ano.
uma outra palavra, final, para o Quique: será que não tinha sido mais prudente tirar o Di Maria em vez do Rúben?
para a semana recebemos o rio ave em casa,já a saber os resultados deste fim-de-semana. até pode ser que estejamos em terceiro na sexta-feira. mas, como normalmente o porto faz sempre pior do que nós na jornada a seguir àquela em que perdemos pontos (veja-se leixões e, porque não, trofense), também pode ser que dê para chegarmos na condição de líder ao estádio das antas, perdão, do dragão na jornada imediatamente a seguir.
até lá, um feliz ano do búfalo e que os votos para o ano de 2009 aqui deixados se renovem e dobrem. seria bom, no ano do búfalo, comemorar o título de campeão.

ps i - fala-se que o fcp, equipa com uma organização elogiada diariamente de há anos a esta parte, pode ter infringido o regulamento da taça da liga. se fosse o Benfica, já tinha caído o Carmo e a Trindade nos pasquins da terra.

ps ii - rui moreira, comerciante, e futuro presidente do futebol clube do porto, veio insurgir-se contra a taça da liga, defendendo que o porto não deveria participar. rui moreira que irá fazer equipa com o vítor baía, décimo oitavo guardião da história para aquela entidade que está sempre a dizer que o sportém é a melhor equipa portuguesa, na direcção do fcp, revela-se, desde já, aquilo que irá, certamente, provocar em todos nós, benfiquistas: saudades do actual presidente (suspenso e arguido)...

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

máfia



um tal de antónio salvador diz que foi a itália e que lhe disseram que a máfia se tinha mudado para Portugal.
não sei quem é que vê a liga sagres em itália. no entanto, depois de ver as nomeações para os jogos deste fim-de-semana, estou em crer que, se calhar, o tal do sr. salvador (ou o seu amigo transalpino) é capaz de ter razão...

braga-porto - paulo costa;
belenenses-Benfica - elmano santos;
nacional-sportém - artur soares dias.

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Deus na Catedral

amanhã vai ser daqueles dias em que tenho pena por não poder estar na Catedral.
o meu Deus do futebol vai lá estar.

solidariedade

apesar de vir no record, que adoptou o tão badalado acordo ortográfico - confesso que me custa ler português escrito desta forma - diz respeito a uma boa causa e ainda por cima ao Benfica e à sua casa de Abrantes:
"A Casa do Benfica de Abrantes vai organizar, no próximo dia 18 de Janeiro, na Quinta das Telheiras, um almoço de solidariedade inserido na campanha “Vamos todos ajudar o Guilherme”, um menino a quem foi detetado um tumor na cabeça.
A criança já foi operada mas ainda necessita de ajuda para resolver o problema. As inscrições para o repasto podem ser efetuadas no local ou através do 241377026."

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

statlerado ou waldorfado?

depois do único caminho para a felicidade, não ver, não ouvir e não dizer nada, que me atingiu com a derrota da semana passada, esta semana, mesmo com duas vitórias seguidas, estou com um sentimento igual ao de um velho dos marretas.
não sei se waldorf ou statler.
o que sei é que o Benfica actual fica a léguas daquele dominador, que dava espectáculo, que echia os estádios de alegria e que era realmente o melhor clube a praticar futebol em Portugal e um dos melhores da velha europa.
daquele Benfica que há quase 25 anos passou a contar com o que vos escreve nas suas fileiras (gosto muito da palavra "fileiras") associativas, porque de sentimento já contava com ele desde sempre.
na verdade, o Benfica de hoje não joga uma carica. mas, como me dizia hoje ao almoço um conhecido e fervoroso adepto e sócio aqui da terra, proprietário de um famoso restaurante: eu quero lá saber se foi fora-de-jogo ou não. eu quero é que o Benfica ganhe!

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

caminho para a felicidade

sobre o que se passou ontem (esta madrugada aqui na terra):