domingo, 28 de setembro de 2008

Reyes mago

começo por justificar o título desta posta.
como alguns dos que aqui vêm já se devem ter apercebido (vide foto infra) é o mesmo do jornal "a bola". pois bem, nada mais errado. o título desta posta é igual à sms que enviei a 3 amigos meus esta madrugada logo após o golo do Reyes.


por isso, denuncio o plágio às entidades competentes - incluindo a asae - que apenas se terá dado por mor das escutas ou da intercepção de sms ilegais de que fui alvo por parte da PIRTB (polícia internacional de roubo de títulos para a "a bola").
no entanto, se o jornal "a bola" o entender conveniente e para que este caso não desencadei a iii guerra mundial, podemos chegar rapidamente a acordo se me contratarem para capista.
feita a denúncia, vamos à partida.
gostei de ouvir, pela primeira vez, o tal do joaquim rita a dizer bem do Benfica.
isso quer dizer que jogámos de forma excepcional.
a primeira parte deixou-me nervoso e, mais uma vez, desgostoso com o Nuno Gomes. depois de ver o resumo alargado (gosto da expressão "resumo alargado", que me leva aos anos 80 quando o mestre Gabriel, poucos minutos depois do fim do jogo, normalmente na Catedral ou nos jogos a sul, em plena tarde de desporto na rtp2, quando os jogos eram à tarde, me dava uma lição de futebol e de bom português) o falhanço do Nosso Capitão fez lembrar-me aqueloutro, e permita-me a expressão, caro Gabriel, que usou no jogo dos 6-3, "quando aquando" do Benfica espanol de barcelona para a taça uefa.
aí, explodi como devem ter explodido todos os benfiquistas. sobretudo aquele que se senta no meu cativo quando não vou ou não vai ninguém que conheça.
já estavam os senhores da antena 1 a dizer bem do Benfica (gosto mais da antena 1 sem o jorge coroado) quando tive uma explosão de alegria. ouçam o simultâneo relato de rádio/imagem da posta anterior e digam se não é divino ouvir um golo do Benfica.
ainda mal refeito do golo e dos berros que mandei - aproveito para informar que tenho uma nova estratégia para que os vizinhos não venham cá a casa ou chamem a polícia a meio da noite, que passa por gritar com uma toalha na boca - e já está uma segunda batata lá dentro. agora Sidnei. uma fruta (das boas) e pêras que só parou no fundo da rede da equipa do sportém.
depois, e apesar de estar convicto de que o Benfica ganharia, já vi equipas como o paços de ferreira quase a empatarem no final da partida, sofri. e quando o Carlos Martins que já deve andar na noite - desde que continue a fazer centros milimétricos e a festejar como no segundo golo até pode andar nos after hours até às 4 da tarde - rebentou, fiquei apreensivo.
foram 5 minutos de sofrimento escusado. é que esta coisa da pdi pode não acabar bem.
hoje, sinto-me nas nuvens e, claro, confiante de que levaremos de vencida a ex-equipa do Diego Armando. por falar nisso, e por forma a motivar o Aimar, decisivo nesta partida, deixo-vos com uma réplica da camisola assinada por ele que, finalmente, adquiri.
quer dizer, no ano passado, arrematei, num leilão de caridade, uma igual e acabei por ceder a minha posição. agora, está aqui em frente ao sofá e juro que daqui não sai nem que a troquem por uma, de época, assinada pelo Eusébio! é que já tenho duas do Rei e para ter a assinatura dele é só ir onde, muitos e muitos benfiquistas, dançaram o samba após o jogo de ontem!



toma lá e vai buscar

com os créditos do simãofcp, aqui ficam as duas batatas.
são 6:00 da manhã e estou feliz.



sábado, 27 de setembro de 2008

derby dos derbies

na próxima madrugada, palpita coração.
espero ficar feliz.

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

vão para o diabo que vos carregue

o senhor da imagem é o "Diabo".
o senhor da imagem está a contas com a justiça.
o senhor da imagem teve um comportamento reprovável mas que, na minha óptica, não deve ser punido da forma de que se fala. porquê?
1. porque o senhor da imagem apenas teve um momento mau;
2. porque o senhor da imagem é do Benfica;
3. porque o senhor da imagem não pode ser o bode expiatório de um sistema viciado e de dirigentes incompetentes;
4. porque o senhor da imagem é do Benfica;
5. porque o senhor da imagem já teve a sua conta de exposição mediática e terá aprendido com o erro;
6. porque o senhor da imagem parece ser bom rapaz e é do Benfica;
7. porque o senhor da imagem está farto da podridão do futebol português;
8. porque o senhor da imagem já foi demasiado castigado durante vários anos: ver o martin pringle, o zoro, o uribe e outros que tais a jogar no glorioso é um castigo pior do que pagar uma multa para se safar da prisão;
9. porque o senhor da imagem é do Benfica;
10. porque o senhor da imagem só quer ver a bola e não é nenhum criminoso que se esconde atrás de uma qualquer claque.
ao mp e aos órgãos de polícia criminal: preocupem-se com os (verdadeiros) crimes que vão sendo cometidos e deixem o Diabo em paz!

terça-feira, 23 de setembro de 2008

obrigado, OSP

a navegar pela rede, encontrei este blogue.
excelente: obrigado sá pinto!
apesar de já ter visto, encontrei também este vídeo. o que escrevem sobre o nápoles Benfica, é delicioso.
este vídeo, que já tinha visto, é fantástico: obrigado, OSP!


Campeonato Nacional de Futebol.

O SLB fez o que lhe competia e, com maior ou menor dificuldade, venceu o Paços de Ferreira por 4-3. Está agora com 5 pontos, os mesmos do FCP. O tempo, estou certo, vai encarregar-se de os colocar na frente da liga, onde vão lutar pelo título. Confio tanto no Quique, como confio no Jesualdo, por isso, estou convencido que o SLB vai ser campeão.

O campeonato começou como começam todos. Os grandes, por vezes, a tropeçar ou ainda a afinar a equipa; os pequenos, a aproveitar para fazer uns brilharetes e para sentir, ainda que efemeramente, o prazer de estar no topo do campeonato. Porém, a liga é uma prova de regularidade, longa e desgastante. Os clubes mais modestos não terão, por conseguinte, estrutura e capacidade para se manterem na frente por muito mais tempo.

No entanto, há já algumas certezas. Guimarães e Belenenses parecem mais fracos que o ano passado e o Braga, até ver, está muito aquém do que se esperava dele e de Jorge Jesus.

Na frente, nota máxima para Nacional e Sporting. O Nacional surpreendeu ontem, vencendo, sem apelo nem agravo, o Guimarães. O Sporting é uma lufada de ar fesco. É bom ver este histórico e simpático clube andar lá por cima, ainda que seja por poucas jornadas, lembrando os bons velhos anos 50, em que a sua equipa era temida e respeitada. Faço votos que o ano lhe corra bem e que consiga o apuramento para a taça UEFA, que bem precisamos de um Sporting a fazer uma gracinha lá fora, para bem dos pontos uefeiros de que Portugal precisa.

Para a semana, não deverá haver grandes novidades, com os dois crónicos candidatos ao título a receber equipas acessíveis em casa. Ficarão com mais 3 pontos e vão continuar irmanados, lado a lado, como convém a um campeonato que se pretende competitivo. Resta saber se o Nacional vai vencer o seu jogo com o Estrela e continuar, o malandro!, com as suas gracinhas, isolado lá na frente da corrida.

Nota mais para a Académica de Domingos Paciência. Espero que tenha um campeonato tranquilo e que consiga garantir, rapidamente, a manutenção na primeira linha do futebol português.

Está giro, o campeonato!

classe, raça, ingenuidade, ricardices e sofrimento

4 da manhã em ponto, o transistor começou a dar antena 1 num volume considerável. para que não voltasse a deixar-me dormir, programei também o blackberry. estava acordado. estranhamente a ouvir o relato. pensem no que é acordar às 4 da manhã depois de termos ido para a cama às 11:30 da noite. claro que demora um bocado a ganhar as faculdades de acordado. foi o que aconteceu. quando dei por mim a pensar que estava a ouvir o relato e que não liguei o televisor, quase que me insultei. finalmente, isto é, 3 minutos depois do jogo começar, liguei a tdm em cadeia com a rtpi. não por nenhum assomo patriótico, mas simplesmente por causa da diferença de alguns segundos na transmissão entre uma e a outra. na tdm o jogo dá uns segundos antes. isto é, quando é golo na tdm a bola ainda está na linha lateral na rtpi.
por falar em golo, o primeiro foi um contra-ataque de grande classe, com o Reyes finalmente a fazer qualquer coisa a que não será alheio o facto de também finalmente o Quique o ter posto no lugar onde me lembrava de o ver no arsenal. na ponta esquerda. cruzamento milimétrico e o nosso capitão, Nuno Gomes, de primeira, remata com classe para o fundo da baliza. pouco mais de uma mão cheia de minutos tinham passado e o Benfica vencia, como lhe competia, num campo (para mim estádio é outra coisa) sempre difícil.
estranhamente, há um lançamento de linha lateral ou um canto, Reyes lembrou-se de borrar a pintura, alivia mal, há um jogador com nome de marca de mesinha de cabeceira que remata, a bola bate em Sidnei e anicha-se na rede de Quim.
empate alcançado e, a partir daí, o Benfica só conseguiu descansar quando o Maxi, na sequência de uma jogada bem gizada por Ruben Amorim, que centrou para o nosso capitão, que bem desmarcado remata de cabeça e, depois de uma defesa incompleta do guardião do paços, na raça remata para o 1-2.
pensei que o Benfica iria descansar os adeptos e arrancar para uma exibição convincente. mais convencido fiquei quando o Ruben Amorim centra e a bola é cortada com a mão por um defesa do paços, com um tal de paixão a apontar para a marca de grande penalidade. Tacuara, como já disse aqui, especialista nestes lances, remata à Batistuta, fazendo o 1-3.
chega o intervalo e o Benfica, estranhamente, e ao contrário do que o Quique tentou por diversas vezes evitar com as indicações que dava para dentro de campo, recua demasiado numa falsa sensação de controlo de jogo que normalmente acaba em golo do adversário. foi o que aconteceu. quer dizer, eu continuo a achar que golos daqueles não deviam ser atribuídos aos avançados, mas sim ao Quim. na ficha do jogo deveria figurar: 0-1, Nuno Gomes, 1-1, nome de marca de mesinha de cabeceira, 1-2, Maxi, 1-3, Óscar Cardozo, 2-3, Quim (p.b.)...
desde o jogo com a Dinamarca que o Quim, normalmente seguro e calmo, anda a fazer tudo para ser substiuído. será que o facto de o Moretto ter voltado ao plantel tem a ver com isto? gostei do que disse Quique no final da partida sobre o golo na própria do Quim: "uma vez em cada cem". mas o problema é que para já, e contando com a selecção, foi mais do que uma vez em cada jogo.
não sei se fui só eu que reparei mas o Nuno Gomes quando foi substituído parece dizer ao companheiro de banco: "viste aquele falhanço do Quim? dasse!".
depois lá tivemos um momento de inspiração do irmão do Nuno Ribeiro, vulgo Maniche. ganha a bola a um contrário e remata fulminante com a bola a fazer aquele barulho lindo que é tocar no poste e, ao contrário do que já vi muitas vezes, a ir beijar a rede.
tudo certo, Benfica de novo com dois golos de vantagem. mas começava aí o sofrimento. depois de estar mais o menos descansado, tive de me levantar da cama e ir para a sala ver o resto da bola. pensei em várias coisas. uma delas foi que um ataque de ansiedade àquela hora, 5:40 da manhã, poderia pôr em causa as 3 horas de sono que ainda me faltavam e provocar danos irreparáveis nas batidas do órgão a que chamam coração. pior fiquei quando em mais um lance de bola parada, a defesa fica a olhar, o Quim com medo de falhar e eles reduzem para 3-4. já não estava em mim quando o paixão deu 5 minutos de tempo de compensação. aliás, é estranho como é que o treinador do paços depois do golo diz que faltam 10 minutos quando faltavam apenas 5. será que o árbitro das placas lhe disse que ía dar 5 minutos de desconto? ainda conseguimos fazer duas faltas que atendendo ao rumo dos acontecimentos podiam ter protagonizado a reviravolta no marcador. felizmente não. mas infelizmente só me consegui deixar dormir às 6:30 da manhã, quando acabou o "relatório e contas" na antena 1 sobre a visita do Benfica a Paços de Ferreira.
merecemos sem dúvida ganhar. fomos eficazes na primeira parte e o paços, tirando as bolas paradas, pouco ou nada fez até para marcar 2 golos ao Benfica (sim, um dos golos foi do Quim na "p.b." ou "o.g." em inglês).
penso que a chave do jogo foi a entrada do Ruben Amorim. foi com esse sistema que andámos durante toda a pré-época e o Amorim fez uma meia assistência e ainda centrou para a mão do pacense.
agora, ganhos que estão os primeiros 3 pontos, resta ter calma e pensar que para a semana estaremos com 8 pontos.

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

ligas

é verdade que, como diz o nosso treinador, "não se ganham ligas em setembro". mas, talvez seja bom que o nosso treinador perceba que "perdem-se ligas em setembro". se, por acaso ficarmos a 7 pontos do sportém com um derby na próxima semana, vai ser muito complicado recuperar.
resta ganhar, na madrugada de amanhã, com transmissão na rtpi.

sábado, 20 de setembro de 2008

BENFICA, O MELHOR CLUBE DO MUNDO

grande texto do Bruno Carvalho, Benfiquista e bloguista do Novo Benfica



“O Benfica é o maior do mundo!!!”
Já todos ouvimos isto várias vezes. Muitos o dizem, mas será que o sentem mesmo? Será que estão mesmo convictos do que dizem?
Então vamos lá ver se o Benfica é ou não o maior clube do mundo.
Quando se fala de maior clube do mundo, afinal, fala-se de quê? De títulos ganhos? Do número de sócios ou adeptos? De capacidade financeira?
Vamos então fazer uma análise áqueles que são comummente aceites como sendo os clubes mais importantes do Mundo.
Comecemos pelo Real Madrid. O Real Madrid é o clube com mais títulos europeus, tendo sido por 9 vezes Campeão Europeu. O Real Madrid tem igualmente uma enorme capacidade financeira, tendo até alegadamente feito uma oferta de 100 milhões de euros para comprar o passe de Cristiano Ronaldo.
Mas isso faz do Real Madrid o maior clube do mundo?
Há uns anos atrás, numa conversa com Camacho, em Madrid, ele disse-me uma coisa que não me saiu da cabeça. Ele disse-me que o Real Madrid era muito grande e muito importante, mas que fora da cidade de Madrid o Real não era número 1 em lado nenhum. Camacho disse-me mais: o Real Madrid é respeitado e temido pelo mundo fora, mas não é amado.
Com o Manchester United ou Liverpool passa-se algo de semelhante com a diferença de terem ganho menos que o Real Madrid. Onde estão os verdadeiros adeptos do Manchester ou do Liverpool, a não ser nas respectivas cidades? Haverá algum sítio do mundo em que esses clubes são o emblema mais importante para além das suas cidades? Mesmo em Inglaterra, será que em Newcastle, Birmingham ou Leeds as pessoas são maciçamente do Manchester ou Liverpool? Tenho a certeza que não.
E o Barcelona? Se fossemos olhar para os títulos o Barcelona está muito longe do Real Madrid e em termos sociais ainda vale muito menos que o Real. O Barcelona é um clube parecido com o Porto, assim como o Atlético de Madrid é parecido com o Sporting.
De facto, o Barcelona representa um sentimento regionalista e com isso domina na Catalunha e vive por oposição ao Real Madrid. O Porto tem um papel semelhante em Portugal, tem no Benfica a sua obsessão, mas ao contrário do Barcelona não consegue sequer dominar o Norte de Portugal nem ter a capacidade financeira do clube catalão. Quem quiser confirmar o que digo que vá a Braga, a Famalicão, Viana do Castelo, Mirandela, Bragança ou Vila Real e verifique qual é o clube com mais adeptos. É, de longe, o Benfica.
Mas ter mais adeptos será um critério suficiente para se ser o maior clube do mundo? Manuel José, treinador do Al-Ahly, dizia há uns tempos que este clube do Cairo era enorme porque tinha cerca de 40 milhões de adeptos no Egipto. Mas fará isso do Al-Ahly um grande clube? Seguramente que não. Se fizesse, rapidamente qualquer clube chinês ou indiano poderia vir a dizer que é o maior clube do mundo.
Outros clubes como o Milão, Inter, Juventus, Bayern de Munique, Boca Juniors, Flamengo ou São Paulo têm o mesmo problema. São muito importantes nas suas regiões ou nos seus países, já ganharam muita coisa, alguns têm muito dinheiro, mas fora da sua área de influência directa não são nada. São muito respeitados. São adversários temíveis. Mas têm aquela coisa especial que faz deles o maior clube do mundo? A resposta é não.
Então, afinal, qual é o maior do clube do mundo?
É o Benfica. E porquê?
O Benfica é o maior clube do mundo não por causa de qualquer recorde do Guinness Book como alguns ignorantes nos querem fazer crer. Só pode dizer isso quem não percebe nada do que é ser benfiquista.
O Benfica é o maior clube do mundo porque num desenvolvimento histórico singular e irrepetível ganhou o respeito mas, acima de tudo, conquistou o amor de milhões em todo o mundo.
O Benfica conseguiu encarnar a diáspora portuguesa como nenhum outro clube do mundo o conseguiu fazer relativamente à história do seu próprio país.
Assim, o Benfica é o maior clube de Portugal, mas é também o clube nº 1 em Angola, Moçambique, Timor, Cabo Verde, Guiné e S. Tomé. Mas não só. Qual é o maior clube de Paris? Será o PSG que foi fundado em 1970? Não. É o Benfica. O Benfica que também é o maior clube na Suíça, no Luxemburgo e que tem uma enorme força na Alemanha, em Nova Iorque, em Toronto, na África do Sul ou em qualquer lado onde esteja um português.
O Benfica personifica a nostalgia e a alma de um povo, mesmo daqueles que não são simpatizantes do clube. E isso sente-se especialmente quando se sai de Portugal. Não há mais nenhum clube do mundo assim.
E o Benfica teve e tem Eusébio. Bem sei que o Real Madrid teve Alfredo di Stefano e o Manchester United Sir Bobby Charton. Mas Eusébio era outra coisa. Eusébio não era argentino nem inglês. Eusébio era africano, de Moçambique, o que representava a vocação universalista do Benfica. Eusébio era um rapaz simples e humilde com um talento incomparável. Eusébio carregou aos ombros todo um país no mundial de 1966. E chorou. As lágrimas de Eusébio deram a volta ao mundo e lavaram a alma de todos os portugueses que com ele sofreram.
E há mais. O Benfica é do povo. É popular no sentido literal do termo. É feito por gente simples que ama o Benfica mais do que tudo na vida e é capaz de sacrifícios espantosos pelo clube do seu coração.
Arrepia-me ver os novos jogadores estrangeiros do Benfica, quando chegam ao aeroporto da Portela, começarem logo a dizer que o Benfica é igual ao Real Madrid como se isso fosse algum elogio. A culpa não é deles. É claro que são instruídos por alguém dentro do Benfica para dizerem isso. Alguém que pensa que isso engrandece o Benfica. Nada mais patético. Faz-me lembrar quando os artistas brasileiros chegavam a Portugal e começavam logo a dizer que éramos um país lindo, maravilhoso e irmão. Soava a falso, como soam a falso as declarações dos jogadores recém chegados. Isso só acontece porque as pessoas que estão no Benfica não percebem verdadeiramente o que têm nas mãos. Estão lá, mas não sabem o que é o Benfica. Se vissem o Benfica como ele é não ficavam todos felizes com a comparação com o Real Madrid, mas proibiam-na.
Para se dirigir um clube como o Benfica é preciso ter-se categoria, algo que há muito anda arredado da Luz. Assim como para se ser jogador do Benfica é preciso ter-se algo de especial. Não é, de facto, coisa que esteja ao alcance de qualquer um.
Por muito que outros clubes possam ganhar nunca serão o Benfica. Não há nenhum clube do mundo que tenha a herança do Benfica. É preciso que o futuro do Benfica esteja à altura do seu passado. E para isso são precisas vitórias. Vitórias com honra, com glória, com humildade e com dignidade.
A minha última palavra vai para as Casas do Benfica espalhadas por Portugal e por esse mundo fora. Elas fazem um trabalho notável e desempenham um papel fundamental na manutenção da mística do Benfica. Mística essa de que todos falam, mas muitos não sabem o que quer dizer.
O Benfica é, de facto, um caso único no mundo do futebol.
O Benfica é, sem favor e sem exagero, o maior clube do mundo!
Bruno Carvalho
PS 1: Este postou deixou-me feliz e esgotado porque não foi escrito com a cabeça nem com os dedos, mas com a alma. Dedico-o a todos os benfiquistas, aos frequentadores deste blog e ao meu avô, que foi a razão de eu ser benfiquista.
PS 2: Queria deixar aqui saudações muito especiais a todas as Casas do Benfica, as que estão em Portugal e as que estão por esse mundo fora. Aproveito para retribuir o abraço que a Casa do Benfica do Porto me enviou. Não preciso explicar que a vocês calhou o papel mais difícil, pois estão no coração da cidade do principal adversário. Mas deixo-vos aqui uma palavra de louvor e digo-vos mais: a nossa hora chegará!"

in novo Benfica

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

estou farto de um tal de joaquim rita

quem não tem a possibilidade de ver a maior parte dos jogos do seu clube, tem de contentar-se com o relato na antena 1 ou numa outra rádio que transmita na internet.
quando o jogo é às 3 da manhã, a solução passa quase sempre pela antena 1, em cadeia com a rádio macau. isto porque vai-se para a cama às 11 da noite, mete-se o despertador para as 2:55 e em vez de me levantar da cama para ir buscar o portátil, basta ficar a ouvir o relato no transistor que tenho na mesinha de cabeceira.
assim aconteceu esta madrugada.
e, infelizmente, ficamos a pensar que o jogo que os senhores relatam e, sobretudo, comentam não é o mesmo que está a passar. tantas e tantas vezes no velhinho estádio da luz levava comigo um pequeno transistor para ouvir os resultados que estavam nos outros campos e verificava que o que relatavam não era o mesmo que estava a ver.
ontem, quando num ápice o nápoles faz 2-1, começou o chorrilho de críticas à equipa do Benfica.
só acalmou com o golo do boca de tubarão. e, a partir daí, foi só elogios.
estou farto de um tal de joaquim rita mas agrada-me o facto de não já não ter de ouvir o inefável jorge coroado, espero que definitivamente.
não quero fanáticos a comentar. quero independência e, sobretudo, competência.
do que ouvi e li, fica a impressão de que está tudo em aberto para a segunda mão.

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

o Rei também erra

não que já não o tenhamos dito aqui, mas de facto o Rei Eusébio às vezes também erra:



"O Eusébio disse que o Cristiano Ronaldo pode ser melhor que ele. Eusébio erra ao ser demasiado humilde. Não há comparação possível. Eusébio foi único e nunca mais aparecerá no futebol mundial um jogador como ele. Eusébio tem de pensar que os tempos são outros. Ele jogava em campos pelados ou de terra lavrada. Algo semelhante com relva era pura coincidência. Eusébio jogava com chuteiras que pesavam mais que um leitão assado... e com atacadores, os quais muitas vezes faziam desviar a trajectória da bola. Bolas que pesavam chumbo, especialmente quando chovia. Os massagistas no tempo de Eusébio, apesar do mestre Manuel Marques, não tinham os conhecimentos científicos que hoje se verifica. As lesões do Eusébio eram tratadas a realizar jogos. Hoje o Cristiano Ronaldo vive num berço de ouro e joga em relva de platina. Tem os melhores médicos e massagistas do mundo, chuteiras especialmente fabricadas para si, bolas que nem se sente o seu peso e condições de treino e de vida que são absolutamente incomparáveis às vividas pelo 'pantera negra'. Eusébio será sempre o melhor jogador português de todos os tempos. Eusébio a jogar nos dias de hoje nem 200 milhões de euros chegavam para pagar a sua transferência de clube. Ainda está para nascer quem faça ouvir um relator radiofónico a gritar ao microfone: "pegou na bola no seu meio-campo, deriva um pouco para a direita e passa um adversário, finge que deriva à esquerda, entra no meio-campo adversário e passa outro, arranca a grande velocidade, passa outro adversário, finta outro e deixa-o a beijar a relva, ainda outro, o guarda-redes sai ao seu encalço, passa por ele, remata e golo, goooooooooooooooooooolo de Eusééééééébio! É um goooooolo fantástico! É o quarto golo neste encontro! Um espectáculo jamais visto num campo de futebol, amigos ouvintes!"."
João Severino, aqui

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

o dia do nosso director desportivo

quem disse que era fácil trocar o lugar de jogador pelo de director desportivo?





a ida à Catedral


a jersey, que resulta melhor ao natural, teve a sua estreia num derby - na foto acompanhada da jersey de manga comprida do La Jo Fai.
o mesmo se passou com o cativo.
o que vi?
1. um Benfica à procura de identidade.
2. um porto forte mas com debilidades que, com a equipa completa, podiam ser aproveitadas.
3. um árbitro a apitar um penalty que se fosse na área contrária era falta atacante.
4. um jogador grego que, depois do que fez, só tinha um caminho: o da saída com rescisão com justa causa.
5. um Benfica inteligente depois de o jogador grego ter acabado com o jogo.
6. o aplauso dos adeptos do porto na passagem do Nélson e dos restantes olímpicos. gostei.
7. um árbitro que não expulsou um jogador uruguaio depois da entrada sobre o Quim.
8. um equívoco táctico ao colocar Reyes e Di Maria de início.
9. um Yebda que é um fernando aguiar evoluído. podia ser pior.
10. um jogador uruguaio assobiado cada vez que tocava na bola.

ficou àquem das expectativas mas ainda assim foi um bom derby.

o delírio do record...

o pasquim record entrou em delírio.