segunda-feira, 31 de março de 2008

caixa e maestro

o homem não dá uma para a caixa.
é impressão minha ou foi esta mesma pessoa que disse qualquer coisa como:
"temos o melhor plantel da última década"
"vamos ser campeões da europa"
"temos um óptimo plantel"
"..."
e um sem número de frases do mesmo tipo que me levam a concluir que está a mais.

Maestro marcou um grande golo. Cebola um "Golaço"!
Léo foi dos melhores em campo.
sem Maestro, Cebola e Léo na próxima temporada... vamos lutar pela taça cerveja?

segunda-feira, 24 de março de 2008

adivinha e férias

qual é coisa qual é ela que tanto reclama com as arbitragens e os penalties não assinalados, teve cinco para marcar e mesmo assim falhou 3?
este interregno faz bem a um Benfiquista sofredor. não perdemos pontos, vamos lendo umas entrevistas do treinador-interino e até temos oportunidade de ver o grande jogo entre o chelsea e o arsenal logo a seguir ao manchester liverpool.

sexta-feira, 14 de março de 2008

o último suspiro do lfv e as minhas 3 escolhas

o orelhas, figura cada vez mais caricata, tem a sua última oportunidade quando escolher o próximo treinador do Benfica.
é esse senhor (ou, senhor que se veste como uma senhora como aquele que tem nome de ex guarda-redes do guimarães) que irá ditar se o bom do orelhas continua ou não como presidente do maior clube do mundo nas próximas eleições.
a época está perdida. Chalana (interessante como ainda ninguém chama ao Pequeno Genial, Fernando Chalana. todos os antigos jogadores que passaram a treinadores, foram rebaptizados com um segundo nome) o máximo que pode fazer é manter-nos no segundo lugar e tentar ir ao wc carimbar um lugar na final do jamor.
não interessa agora elencar as razões para a época estar perdida. são muitas e quem ainda nos faz o favor de ler, não terá paciência para um blogue inteiro sobre elas. está perdida, está perdida. trancas à porta. mas fica uma achega: ler o que disse o grande António Simões.
para o ano interessa planear com conta peso e medida. não cometer erros. contratar 3 ou 4 jogadores de nível mundial. mandar fora os excedentes (com luís filipe à cabeça) e esperar que o novo "salvador" faça um milagre.
só há dois portugueses em condições de serem treinadores do Benfica: o Special One e o Carlos Queirós.
ora, o segundo até pode ser hipótese visto que tem sempre bilhete de volta para manchester na época seguinte (ou ainda com a época em curso).
o primeiro está de malas aviadas para milão. é fácil fazer o totobola à segunda-feira (cada vez mais à terça). mas talvez a história tivesse sido diferente se o vilavinho não fosse tão apaixonado e o mourinho tão ambicioso.
depois, há os estrangeiros. fala-se em vários nomes. aí dou razão ao orelhas quando diz que o Benfica é um clube apetitoso (cada vez menos, mas ainda é prestigiante treinar o Benfica).
fala-se nos italianos que treinaram o director-treinador. nenhum dos nomes de que se fala me agrada. tenho a oportunidade de ver de perto o campeonato italiano e, salvo raras excepções, os jogos são uma seca.
queremos espectáculo. queremos bom futebol. queremos ganhar.

para isso, e contrariando a máxima de que um treinador não deve voltar, só há um nome: Sven-Göran Eriksson. é essa a minha primeira escolha. claro que com uma condição: voltar a usar o boné da Macieira que o celebrizou!

a segunda escolha é Frank Rijkaard. em desgraça no Barcelona e conhecedor do futebol ibérico, teria de ter a ajuda de um português competente para poder vingar.

finalmente, caso nenhum dos dois anteriores esteja disponível, e mesmo sabendo das limitações de tempo para preparar a época que existem, opto pelo Sargentão. o que o Benfica precisa é de alguém que consiga impor disciplina e que não pactue com meninos mimados e birras no balneário. seria também uma boa opção para a condução dos sul-americanos que tomaram conta do plantel...

quinta-feira, 13 de março de 2008

não se manca

hoje, no Record:

"Luís Filipe Vieira assumiu o peso da derrota mas resolveu lançar farpas a quem deseja tomar conta do Benfica. “Perdemos hoje [ontem] mas as nossas vidas não acabam aqui. Se cometemos algum erro foi o de andar muito depressa com este projecto. O Benfica é muito cobiçado e eu tornei-o apetitoso. Nesta fase é fácil ser demagogo mas vou cumprir o meu mandato até ao fim, o clube não pode ficar à mercê dos aventureiros. Há pessoas que não sabem tomar conta da sua casa, quanto mais de uma nação como o Benfica. Essas pessoas que fizeram negociatas no passado não voltam a fazer agora”, afirmou, peremptoriamente, o presidente dos encarnados. O projecto é para continuar. “Há coerência neste projecto, não há ordenados em atraso. E não queremos ganhar a qualquer preço. Nos últimos 6 dias ouvi coisas às quais não respondo. Trabalho no Benfica 24 horas por dia para colocar dinheiro no clube. João Vale e Azevedo branqueou muita gente mas hoje o clube tem uma posição privilegiada”, disse Vieira, que fez questão de agradecer o apoio dos adeptos e aos quais pediu, mais uma vez, paciência."
3 notas:
1. nesta fase é fácil ser demagogo: sr. lfv, v. exa. é o rei da demagogia barata e, perdoem-me os Benfiquistas, de baixo nível.
2. e aos quais pediu, mais uma vez, paciência. acabou-se a paciência para a incompetência.
3. trabalha 24 horas por dia no Benfica. acredito que sim, mas prefiro uma hora de um presidente competente a 24 horas de incompetência.
saudações Benfiquistas.

quarta-feira, 12 de março de 2008

Chalana o melhor treinador do mundo

sou do Benfica desde que me conheço.
as minhas memórias mais longínquas são curiosamente aquelas em que tinha 4, 5, 6 anos (1979-1980-1981).
dessas memórias guardo a linha inicial, que dizia de cor com muito orgulho:
Bento, Pietra, Humberto, Bastos Lopes e Álvaro, Shéu, Carlos Manuel, João Alves e Chalana, Néne e Jorge Gomes.
Chalana foi sempre o meu preferido. fiquei triste quando foi para bordéus e contente quando voltou, apesar de nunca mais ter sido o mesmo.
agora como treinador é, para já, o melhor treinador do mundo. é treinador do Benfica, logo é o melhor do mundo.
oxalá esteja à altura!
hoje vai ser um jogo de sofrimento. tenho para mim que o Benfica vai passar...

segunda-feira, 10 de março de 2008

salir a perder

está na imagem o treinador interino do Sport Lisboa e Benfica depois da saída de Camacho.
apenas as boas exibições e resultados do sportém adiaram o inevitável.
Camacho tem culpas, mas será o menos culpado da sua própria saída.
é muito fácil despedir um treinador ou, neste caso, obrigá-lo a sair, quando o balneário está totalmente esfrangalhado.
quem é o culpado disto? tem um nome e ocupa o lugar mais alto na estrutura do Sport Lisboa e Benfica: Luís Filipe Vieira.
10 razões para o fracasso:
1. despedimento de Fernando Santos. disse-o na altura e volto a dizê-lo: a ser despedido, tê-lo-ia sido no final da época passada. à primeira jornada, depois de um empate fortuito contra o leixões, apenas alguém que não percebe de futebol o poderia ter feito.
2. o folhetim "Rui Costa". Luís Filipe Vieira, perante a falência desportiva dos últimos 3 anos, assumiu que a solução passava pelo mais carismático jogador do Benfica da actualidade. lancá-lo para um "qualquer cargo" foi, talvez, o pior acto de gestão desta direcção. um bom sapateiro não é, forçosamente, um bom industrial do calçado. um bom jornalista não dá, forçosamente, um bom director de jornal. um bom jogador não é, forçosamente, um bom director-desportivo.
Rui Costa foi, como homem honesto e que acredita nas pessoas que é, atirado às feras sem o saber. foi esta, na modesta opinião de quem vê as coisas de longe, que o Luís Filipe Vieira conseguiu estragar o balneário. Deus queira que o Rui Costa não seja mais uma acha na fogueira que é a tentativa de manter o poder do Orelhas.
3. saída de jogadores que faziam a diferença: simão, fabrizio e karagounis.
4. gestão física deficiente. e aqui entra Camacho. já na primeira passagem que as lesões musculares foram mais do que muitas. na altura, a desculpa eram os campos de treino. e agora?
5. muitos estrangeiros no plantel: há quase uma dúzia de nacionalidades no plantel. é fácil criarem-se grupos quando há sul-americanos de origens diferentes.
6. gestão das renovações do plantel e dos salários: léo, cebola e nélson.
7. contratações caricatas: luís filipe não consegue jogar no Benfica.
8. dispensa dos juniores: dispensam-se jogadores que até nem estiveram mal para contratar deconhecidos ou jogadores medianos?
9. falta de um gestor profissional para a área do futebol.
10. gestão da questão das claques e, claro, impaciência dos adeptos que têm de apoiar a equipa e perceber que a nossa equipa não dá mais do que isto e não pode ombrear com uma estrutura montada há vinte anos que, com e sem apito dourado, está realmente a anos luz da nossa.
nota final: boa sorte para Chalana, o único treinador que passou pelo Benfica com 100% de vitórias!
ps - ouvi, quase por acaso, o relato esta madrugada. se nem ao Leiria ganhamos...

sexta-feira, 7 de março de 2008

auto da barca do cardozo*

Vem um Cardozo, e diz ao Arrais do Inferno:
CARDOZO Hou daquela!
DIABO Quem é?
CARDOZO Eu sou. É esta a equipa nossa?
DIABO De quem?
CARDOZO Dos tolos .
DIABO Vossa. Esmurrai!
CARDOZO De cotovelo, ou de punho? Oh pesar de meu avô! Soma vim agredir, e fui má‑hora morrer, e nela pera mi só.
DIABO De que esmurraste?
CARDOZO De quê? Samicas de caganeira e um morro na fuça.
DIABO De quê?
CARDOZO De caga merdeira! Má rabugem que te dê!
DIABO Entra, e põe aqui o pé!
CARDOZO Hou lá! Não tombe o zambuco!
DIABO Entra, tolaço eunuco, que se nos vai a maré!
CARDOZO Aguardai, aguardai, hou lá! E onde havemos nós d'ir ter?
DIABO Ao porto de Lucifer.
CARDOZO Ha-á-a… esmurro!
DIABO Ó Inferno. Entra cá!
CARDOZO Ó Inferno?… Eramá… Hiu! Hiu! Barca do cornudo, beiçudo, beiçudo! Construtor d'Alverca, huhá! Orelhas! Sapateiro de Murcia! Antrecosto de carrapato! Hiu! Hiu! Caga no sapato, filho da grande aleivosa! Tua mulher é tinhosa e há-de parir um sapo chantado no guardanapo! Neto de cagarrinhosa! Furta Cebolas! Hiu! Hiu! Excomungado nas igrejas! Boca de Tubarão lesionado! Burrela, cornudo sejas! Toma o pão que te caiu! A mulher que te fugiu pera a Ilha da Madeira! Ratinho de Getafe! Cornudo atá mangueira! Toma o pão que te caiu! O demo que te pariu!Hiu! Hiu! Lanço-te uma pulha! De pica nàquela! Hiu! Hiu! Caga na vela! Cabeça de grulha! Perna de cigarra velha, caganita de coelha, rabo de forno de telha, pelourinho da Pampulha! Mija n'agulha, mija n'agulha! Toma lá um murro!
resultado final: 1-2
* (versão adaptada do Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente)

saudades do passado

lá empatámos contra o sportém.
custa-me ver aquele que dizem ser o próximo director desportivo a comemorar um empate.
hoje, mais um suplício. diz quem sabe que o getafe é a equipa que mais corre em espanha nos tempos que correm. não sei porquê, mas tenho pouca fé, muito pouca fé...
que saudades desta equipa...

sábado, 1 de março de 2008

táctica ao nível do relvado


(quase) todos os adeptos de futebol são treinadores de bancada.
é, aliás, através da panorâmica privilegiada que a bancada dá ao adepto, que as suas qualidades vêm ao de cima.
por vezes pergunto-me como é possível que um treinador, sentado ao nível, ou em nível inferior ao do relvado, pode ler o jogo de forma conveniente.
não sei se é por essa razão que em inglaterra os misters se sentam num plano mais elevado.
o que sei é que, por exemplo, contava-se no velhinho 3º anel que o Velho Capitão teria dificuldades de visão. mas isso aplicar-se-ia a todos os níveis em que estivesse.
como estou longe dos relvados há algum tempo, apenas amiúde consigo ir à Catedral ou a outro estádio, penso que gozo de uma melhor perspectiva do que o nosso treinador.
pelo que, deste delta do rio das pérolas, cada vez mais parecido com o mississipi, onde, à semelhança do Benfica, parece não haver rei (sem ser o King) nem roque, aqui vai a minha linha inicial, indicações específicas e táctica para amanhã:

gr - Joaquim, Quim (pá, não te esqueças de defender para longe, não vá o cérebro parar ao Luisão, como no golo com o braga)

dd - Nélson (pentea-te de outra forma. e faz uma exibição como no ano passado em que deste bailinho à lagartage)

dc - Luisão (um golo com a nuca, está bem?), se recuperar ou, caso não recupere, Edcarlos (desculpa, mas não temos outro!)

dc - Katsouranis (dedos no ar, só para assinalar fora-de-jogo)

de - Léo (assina o contrato por mais um ano no intervalo)

mdc - Gilles (pá, nem sei o que hei-de dizer: olha, não sejas expulso)

mdc - Maxi pereira (um golinho como contra o milan?)

mc - Maestro (deixa-te lá de tretas de seres isto ou aquilo. o teu lugar é a jogar e mais dois anos)

me - Cebola (o corte de cabelo não ajuda. olha, joga como já fizeste e para a semana assina por mais um ano. o tal do pereirinha é isso mesmo, uma pereira pequena)

av - Makukula (que tal marcares um golito?)

av - Tacuara (quero vinte golos já hoje!)


táctica:
será um 4-2-2-2 que se pode transformar em 4-2-4 em situação ofensiva e em 4-4-2 em acção defensiva.
as transições defesa ataque são essenciais.

resultado final: 1-2, vitória do Benfica.