segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

está tudo maluco?


esta notícia deixa-me a pensar o que passará pela cabeça dos nossos dirigentes.
esta notícia deixa-me a pensar que para além de incompetentes e sem qualquer capacidade para gerir o futebol do nosso Clube, os dirigentes do Sport Lisboa e Benfica andam a brincar com os sócios e simpatizantes.
pior do que esta notícia é estar a 10 pontos do clube que alinha de azul à entrada para a segunda volta...
ps - entretanto, já desmentiram...

quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

lusco fusco, Tacuara e Catedral a uma semana de distância

foi com som lusco fusco que ouvi no passado domingo o jogo entre o Benfica e a briosa.
som lusco fusco: às 3:45 da manhã, antena um no transistor que acompanha a cama.
quando já estava meio a dormir, ainda que ao longe ouvisse que o Benfica pressionava, em cima dos 45 minutos e, desse modo, quase a acabar o sleep de 59 minutos do rádio, facturamos dois golos de rajada. um do luisão seca lagartos e académica e outro do agora inevitável Tacuara.
os 59 minutos de sleep chegaram ao fim e já não tive forças para aguentar a segunda parte. eram 4:45 da manhã. aqui para nós, ainda bem que não tive forças, tal foi a má exibição do Benfica na segunda parte. devem ter-se fartado de nos fazer sofrer nos últimos minutos e agora preferem marcar durante a primeira parte. como diria um Benfiquista dos quatro costados, com o pé, com a mão, com erro do árbitro, depois da hora, em fora de jogo... o que interessa é ganhar e é isso que fica na estatística.
a uma semana e pouco de distância, e ainda com o sempre difícil belenenses (espécie de segundo clube dos lagartos - não podiam ter outro sem ser o belenenses) este fim-de-semana, aproxima-se vertiginosamente o grande dia em que me sentarei no meu cativo da Catedral, dia 20 de Dezembro de 2007, poucas horas depois de aterrar na capital!
estou ansioso. é um dos momentos mais esperados do ano: a ida à Catedral onde não presto culto desde que, curiosamente, ganhámos ao belenenses por 4-0 num jogo em que não jogámos nada mas saímos vitoriosos... até já!

quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Casa do Benfica em Macau

Vem aí a Casa do Benfica de Macau
Decorreu ontem no Club Militar de Macau um jantar de simpatizantes benfiquistas residentes em Macau. Foi um ajuntamento muito agradável e considerável, pese embora algumas notadas ausências de notáveis benfiquistas do Oriente. De todo o modo estão de parabéns os organizadores do repasto, o grandioso Galamba e companhia.Ficou-se a saber que já está constituída uma associação de direito macaense que dará lugar no futuro à Casa do Benfica de Macau. Circularam fichas de inscrição de associado da Casa, que cada um de nós subscreveu (quem não esteve presente e se queira inscrever, pode recolher uma ficha de inscrição no Club Militar de Macau ou na “delegação da Taipa”, o Restaurante “O Santos”, sito na Rua do Cunha, na Taipa. Grande Santos, um benfiquista dos sete costados e um Homem com H grande). Fixou-se o dia 15 de Janeiro de 2008 como o prazo limite para inscrição como associado. Depois, decorrerão as eleições. Está formada uma comissão de trabalho para melhorar os estatutos e os adaptar à situação de Macau. Integram o grupo juristas de renome entre os quais avulta o jurisconsulto Araújo e Sá e o criminalista Pedro Leal.Uma ideia fundamental unanimemente defendida no jantar é a ligação estreita que se quer ter com o Sport Macau e Benfica, agremiação que de forma tão briosa e frutífera tem levantado bem alto o nome do Glorioso nestas latitudes e junto da juventude de Macau. Foi uma festa bonita que contribuiu para cimentar uma convicção, já de si inabalável, que tenho para mim: o Benfica é o maior.
superiormente escrito pelo Claudio Cannigia in www.tugamacau.blogspot.com

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

salir a gañar segundo S. Tacuara


quando aterrou em Portugal, José António Camacho disse: "salir a gañar".
chamou os seus jogadores, fraquejados pela longa noite santista, e disse-lhes: "salir a gañar, ha que salir a gañar".
naquele dia, Camacho assumiu um sério e ousado compromisso. até então aqueles homens nunca haviam pensado em grande. a maior parte deles não sabia o que era ganhar fora na europa, nem tinham noções de psicologia humana. não tinham estofo psicológico. não acreditavam o suficiente nem tão pouco pensavam como tal. os defeitos pessoais pesavam mais do que as virtudes. cada um pensava para si, sem olhar para equipa e para aquilo que é importante em futebol: o colectivo. mas aquele a quem chamam Mister deu conta do recado até ao momento. o sucesso absoluto de Camacho como preparador e treinador de homens tem agora um destino: estádio do manchester city, final da Uefa.
sermões à parte, ao contrário do que acontece várias vezes, hoje dormi umas horas antes da partida. de tal forma que, quando acordei, não tinha visto o primeiro golo do S. Tacuara.
vi o segundo. bem vindo, Nélson! e que golo do S. Tacuara (7 pontos na Champions, 6 foram dele...). à ponta-de-lança, de cabeça, num remate potente depois de um cruzamento milimétrico do Maximiliano Pereira.
a partir daí, o jogo ofensivo do Benfica decaiu e de que maneira.
um aluvião de ataque, nem sempre com pés e cabeça, desabou sobre a nossa defesa.
até que chegou o "minuto quase fatal".
já aqui disse que o tal do "Xerife" é bom jogador. mas tem tanto de bom jogador como de ingénuo. ainda por cima com o mais experiente dos avançados em campo, lucarelli, com a manha toda do campeonato italiano.
Quim quase defendeu. o David Luiz já tivera sido o responsável pelo golo da equipa que alinha de azul no fim-de-semana. voltou a fazer das suas. o golo da equipa de azul é muito parecido com outro que sofremos no estádio olímpico de montjuic o ano passado frente aos periquitos.
adiante.
a segunda parte prometia uma nova avalanche. aconteceu. aí, foram bravos!
a jogar com 4 graus negativos, perante um público hostil, com apenas a taça uefa no pensamento, os jogadores do Benfica superaram-se e defenderam tudo o que havia para defender. durante o jogo, os bifes da espn (não foi, como esperava, na star sports) quase que punham o Benfica na Taça das Feiras ou naquela que os lagartos vão ganhar este ano.
ora, no final, já em estúdio, as palavras foram estas: "Benfica was terrific. They have defended well and they did it! We cannot forget that Benfica is Benfica. A great club and a great name in the world of football." toma lá que é fresquinho!
gostei do Petit. foi enorme.
Nélson, já falei.
Katsouranis foi importante sobretudo na fase de maior assédio.
Luisão esteve desastrado.
David Luiz, ingénuo.
Cardozo, soberbo.
Maestro, apagado, mas muito importante a segurar a bola.
Quim é o melhor guarda-redes português em actividade.
Di Maria esteve bem a defender.
Maxi é reforço.
Leo, apesar de alguns falhanços também esteve bem.
quanto aos substitutos, apenas um reparo: o luís filipe, com a bola controlada, conseguiu criar uma jogada de perigo para os "ucrânios".
tenho pena que não tivesse dado para continuar na Champions e estou com o Camacho quando diz que o celtic não foi superior. mas o que conta são os resultados. agora o lema é "RUMO A MANCHESTER!".
mas antes, ainda temos que ganhar à académica já este fim-de-semana, para a Taça de Portugal.
obrigado Benfica. é tão fácil fazer-nos felizes.
ps - já não consegui dormir nada depois do jogo acabar, às 5:35 da manhã.

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

adeus champions

sem nenhuma hipótese de nos qualificarmos para a próxima ronda, nem por isso deixarei de estar em frente ao televisor/écran a partir das 3:00 da manhã para ver o "provavelmente" último jogo do Maestro na Champions League na star sports.
como ele próprio disse, esperamos que não seja o último na europa...

domingo, 2 de dezembro de 2007

o banal e o ordinário


um derby é um derby e este não fugiu à regra.

agora num derby costumam jogar duas equipas.

hoje, infelizmente, sobretudo na primeira parte, só jogou uma equipa e a que alinha de azul mereceu, infelizmente, ganhar.

foi a vitória do colectivismo, dos automatismos e, desculpem, da equipa com mais classe que tem, entre outros, dois jogadores acima da média: lisandro lopez e quaresma.

foi daqueles jogos em que cheguei a irritar-me com o relato. como era um derby, a antena 1 fez aquilo que já é clássico: estão dois relatadores, um para uma equipa, o outro para a outra.

o pior é que durante a primeira parte, apenas se ouviu um deles, o que acompanhava o relato do porto.

não cheirámos a bola e, no meu caso, não ouvi o Benfica a atacar.

ainda achei que fosse um problema na transmissão. não. foi mesmo um vendaval de bola em direcção à nossa baliza.

depois veio ao de cima o pior do Camacho: falta de visão táctica, teimosia e pouca astúcia.

com um treinador com, desculpem o meu francês, "tomates" o Nuno Gomes estaria em campo até ao final e a equipa que vinha para a segunda parte seria diferente.

do que ouvi, quer parecer-me que o meio-campo do Benfica não esteve à altura a que não é alheio o facto do Sr. Teixeira ter voltado há pouco tempo. sempre que a bola ía para ele, era o início de um ataque para o porto.

depois, claro, houve sempre aquele mau ganhar que caracteriza algumas pessoas que gostam de cuspir no prato onde comeram. jesualdo é um ordinário que não se apercebe que, com o plantel que tem à disposição, até aquele treinador holandês foi campeão. já o ano passado tinha tido uma atitude reprovável, este ano repetiu. deve achar que se impõe ao arguido dessa forma.

uma palavra para aquele que se diz ser o presidente de todos os Benfiquistas, quer dizer, de quase todos, porque meu não é:

1. veja o que anda a fazer ao plantel;

2. fale com o bes para disponibilizar umas massas e compre reforços a sério;

3. renove o contrato com o Leo.

já estivemos a 8 pontos e conseguimos recuperar 4. agora resta esperar que o ciclo se repita o que é uma tarefa difícil, mas não impossível.

vamos acreditar.