sexta-feira, 30 de novembro de 2007

SLB-FCP.

No sábado (madrugada de domingo em Macau), joga-se mais um SLB-FCP. Enfim, joga-se aquele que é o grande clássico dos últimos 30 anos!

Apesar de Jesulado Ferreira, o FCP tem uma estrutura organizada e é sempre uma equipa difícil de vencer, quer jogue em casa, quer jogue fora do Dragão. O SLB começa agora a estabilizar o seu futebol e está galvanizado pelos bons resultados alcançados. Independentemente do resultado de sábado, o FCP sabe que irá continuar em primeiro lugar; o SLB tem necessariamente de vencer para se aproximar do seu rival, ficando, em caso de vitória, a um ponto de distância do emblema nortenho.

Como diria o imorredouro (pelo menos nas nossas memórias) João Pinto: "prognósticos só no fim do jogo"... ;)

Apesar da imprevisibilidade destes embates, nada impede que nós benfiquistas desejemos uma vitória "encarnada". Aliás, não espero alcançar menos do que o resultado obtido no jogo abaixo! Nessa grande equipa do benfica, pontificavam jogadores como: Aílton, Rui Costa, Vítor Paneira, Kulkov, Schwarz, Veloso, João Pinto, Rui Águas e muitos outros... Um verdadeiro luxo!


P.S.: Também publicado aqui.

quinta-feira, 29 de novembro de 2007

amargo dever cumprido e prenúncio!

na senda do que já escrevemos neste post nada há a apontar à raça, à força e ao querer dos nossos jogadores.
apenas quando Camacho treina o Benfica, conseguimos que os adeptos aplaudam a equipa perante uma eliminação da Champions e depois de um empate.
isso diz muito do carácter que consegue imprimir aos jogadores e da força interior que estes demonstram no rectângulo de jogo.
mais uma vez não fomos felizes com equipas italianas.
mais uma vez não conseguimos ganhar ao milan.
mas estou satisfeito e confiante que a tendência só pode ser para melhorar.
gostei do Maxi Pereira.
gostei do Rodriguez (apesar daquele falhanço).
gostei do Nuno Gomes (poupo-lhe adjectivos por ter passado a bola ao maxi quando deveria ter rematado; gilardino remataria).
gostei do Maestro e quero que continue pelo menos mais uma época.
não gostei (a 100%) do Camacho. acho que com o resultado que estava (1-1) não faz sentido que tenha acontecido isto: "88' - SUBSTITUIÇÃO no Banfica. Entra ADU e sai David Luiz."
aos 88 minutos?
claro que o miúdo até tem marcado nos últimos minutos, às vezes até nos descontos. mas isso é contra o estrela, o setúbal ou a académica!
contra o milan, pia mais fino e são precisos pelos menos 15 minutos.
adiante.
agora resta ganhar aos "ucrânios", parafraseando um adepto Benfiquista, entrevistado pela rtp (jornal da tarde), quando comprava bilhete para o jogo de ontem, para chegarmos pelo menos à Taça UEFA que, este ano, não se afigura tão fácil como no ano passado... quer dizer, tem o sportém!
mas, mais importante do que ganhar aos "ucrânios" será ganhar ao clube que equipa de azul às riscas, se possível pelo mesmo resultado que os encarnados de liverpool fizeram. em tom de graça, até nem será nada descabido, visto que, à semelhança do Benfica, o liverpool parece talhado para marcar nos últimos minutos dos jogos e o clube que equipa de azul a sofrer nos últimos minutos (vide ontem e contra o estrela da amadora) ... o que não deixa de ser um bom prenúncio!

quarta-feira, 28 de novembro de 2007

basta!

faz em março de 2008 treze anos que fui a milão ver o Benfica perder por 2-0 contra o ac milan, golos de marco simone.
antes disso, em Maio de 1990, fomos derrotados na final de viena pelo ac milan, com um golo do actual treinador do barcelona.
em 1963 perdemos uma final da TCE contra o ac milan por 2-1, com dois golos de josé altafini.
em 1995, na segunda mão que teve lugar na antiga Catedral, empatámos 0-0, com duas defesas excelentes do poste do ac milan, a remate de Isaías.
já este ano, o poste de dida também fez uma defesa impossível a remate de Cardozo: resultado final - 2-1 para o ac milan.
contas feitas, em 5 jogos temos 4 derrotas e 1 empate contra esta besta negra. desses 5 jogos, 2 foram finais, ou seja, teríamos neste momento mais duas TCE no nosso Museu.
é tempo de dizer BASTA!
com sorte, e Camacho tem sorte, podemos levar de vencida a equipa do ac milan e esperar que, na última jornada, seja repetido o resultado de dniepr, onde a coqueluche dessa campanha, Lima, apontou dois golos nos quartos-de-final, alcançando os oitavos-de-final da Champions ou, pelo menos, a Taça Uefa.
inspirem-se neste vídeo produced by Bakero e num jogador que foi dos melhores que vi passar pelo Benfica desde que, em 1981, comecei a ver jogos (pelo menos de que tenha memória!).
e, já agora, um escrito com piada.

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

sorte ou nem por isso.

discordo do Camacho.
acho que a vitória no sábado (madrugada de domingo) no municipal de coimbra deveu-se apenas à atitude guerreira da equipa e não ao factor "sorte".
sorte porquê?
sorte, nos dias que correm, seria por exemplo se o luís filipe fosse emprestado ao porto para o jogo da próxima jornada.
ou que o Gilles fosse menos impetuoso nas suas entradas assassinas.
isso sim, seria sorte.
estou como o Maestro: se jogámos mal e marcámos 3, como seria se tivessemos jogado bem?
segue-se o ac milan e aquele clube que equipa de azul que está a quatro pontos de distância.
nesta altura do campeonato, qualquer resultado que não seja a vitória, será negativo...
vamos ter esperança que o Camacho consiga comandar a equipa de forma a conseguir a primeira vitória na Luz frente ao porto desde que é treinador do nosso Clube (já a contar com a primeira passagem).

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Elites...


Venho falar-vos do pseudo-clube da elite: a lagartagem!

Há não muito tempo, Herman José realizou um sketch em que, novamente, usou a mais que gasta imagem estereotipada dos adeptos dos mais representativos clubes de Lisboa: SLB e SCP. De um lado, os populares, broncos e impulsivos; do outro, os educados, sobranceiros e elitistas. Uma imagem gasta, tal como ultrapassada está a imagem de HJ.

A pertencer a algum destes clubes, prefiro realmente ser do SLB. Por ser mais genuíno. De facto, não me dou bem com elites “de trazer por casa”. Principalmente, quando a lagartagem tem de elitista, o mesmo que eu tenho de sueco...

Vem isto a propósito da constante teoria da vitimização lagarta. Já chega! Setenta e sete grandes penalidades em 7 anos (SLB e FCP juntos contam 92) e ainda se queixam que ficaram mais uns 77 por marcar... Agora até já têm ex-presidentes arguidos, mas continuam na deles: são perseguidos! Inconcebível as queixas sobre arbitragem que deram agora azo à punição dos respectivos árbitros!

Um clube onde pontificou Sá Pinto (relembrar episódio com Rei Artur), teve como treinador Octávio Machado e como presidentes, Jorge Gonçalves e Sousa Cintra, pode ser muita coisa, mas não é de certeza algo aparentado com a nobreza...

E, ainda que fosse, convenhamos que a malta das revistas cor-de-rosa só serve mesmo para fazer rir a malta do SLB.

Bem haja!

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

à antiga


duas semanas depois, consigo arranjar tempo para escrever umas linhas.

dirão os mais pessimistas que me deu uma letargia pelos resultados e pelas exibições do nosso Benfica. mas não, trata-se de uma outra coisa. a visita dos meus ascendentes não permitiu que tivesse tempo para acompanhar condignamente este espaço.

e o que aconteceu nessas duas semanas:

1. fomos eliminados da taça da liga. não acordei. acho que a taça da liga é uma competição feita à medida do sportém, tipo a antiga taça de honra da associação de futebol de lisboa, que aquele clube de verde ganhava amiúde.

2. fizemos uma exibição miserável na capital do móvel, que acompanhei num hotel de pequim, onde felizmente havia rtpi. foi uma exibição à antiga, mas à má antiga. felizmente ganhámos, e isso é que interessa.

3. perdemos contra aqueles que têm a segunda camisola mais feia da europa do futebol. não temos equipa para nos mantermos em várias competições. mas ainda acredito em recuperações à antiga!

4. terminei estas duas semanas num hotel de hong kong. como me acontece por variadíssimas vezes, sempre que há jogo e não ponho o despertador, acabo por acordar naturalmente, tal deve ser o relógio biológico que por aqui anda.

quando acordei, li uma sms que dizia: "estamos a ganhar 1-0, mas não jogamos nada".

deixei-me dormir e acordei uns 45 minutos depois, com o resultado mais volumoso de que há memória nos tempos recentes. uma goleada à antiga, numa jornada onde ganhámos 8 pontos: os nossos 3, os três do braga e os dois do estrela da amadora.

finalmente, e quando muitos já estavam descrentes no nosso Camacho, as bolas entraram. e de que maneira. fiquei apenas com um sentimento amargo: o falhanço do Bergessio, porque assim a vingança daquilo que há uns anos o clube com camisolas aos quadrados nos fazia o favor de fazer, teria um sabor ainda melhor.

agora vem a selecção e já só penso na académica.