sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Champions!


estamos nos oitavos!

milan, vitória nos dois jogos.

celtic, vitória nos dois jogos.

shakhtar donetsk , um empate e uma vitória!

quinta-feira, 30 de agosto de 2007

pé quente, décalage e Champions



ao contrário do engenheiro, José António Camacho é pé quente, qualidade que vem ao de cima quando há competência.

estivemos 15 minutos a ver jogar. massacrados totalmente pelos dinamarqueses. na primeira (sim, na primeira) vez que vamos lá à frente, em jogada de laboratório bem gizada, um livre à Camacho na versão moderna, dá-nos a vantagem no desafio.

estou convicto que, neste jogo, fosse outro o treinador (fosse o treinador um senhor chamado Fernando Santos) e, naqueles 15 minutos, duas batatas teriam entrado na baliza do Joaquim Sampaio. é um feeling, apenas isso. mas, digam-me, há quanto tempo não marcávamos um golo de bola parada, fruto de trabalho específico? dirão, desde o Koeman, contra o Liverpool... pois é. estivemos um ano sem marcar um golo de bola parada com as características daquele que o Konstantinus marcou esta madrugada. e isto, meus caros, não é obra do acaso.



mas agora vamos ao prélio, depois dos 15 minutos.

foi uma peleja estranha. muita luta no batatal criado pelo Michael Philip Jagger.

só em cima dos 45 minutos consegui encontrar um canal na net que transmitia o jogo. a TVI anunciou que iria transmitir o jogo. a TVTUGA estava a transmitir. mas em nenhum dos dois para os pobres dos emigrantes, que tentam ver a bola... a rever!

a décagalage era menor do que no jogo da primeira mão (de menos de um minuto). a qualidade de imagem bastante melhor e, acima de tudo, consegui ver sem interrupções.

destaques individuais:

Miguel Vítor: ainda há dúvidas de que o Edcarlos vem para ir directamente para o banquillo? ok, dirão, fez um penalty. mas como diria um senhor que defende as cores de outro clube: o árbitro não marcou, pois não? então não foi penalty.
Petit: enorme. a raça Benfiquista em pessoa. o grande patrão da equipa. o carregador de piano do Glorioso.
Rui Costa: mostrou, acima de tudo, num campo pesado, num campo que não estava fácil, uma coisa que falta ao futebol português: CLASSE!

Katsouranis: obrigado Engenheiro. o grego é talvez o melhor legado que nos deixaste.

Angel Fabian Di Maria: que saudades (sim, o Simão já foi há quase um mês) de ver um jogador vestido de escarlate partir para cima do adversário sem medo.

Capitão Nuno Gomes: sem pré-época, fez o que lhe competia.

Nélson: a demonstrar o crescendo de forma que atravessa. pena a lesão, mas antes de sair, trocou literalmente os olhos a um nórdico... perdeu a bola logo a seguir, mas o pormenor é divinal.
Nuno Assis: esforçado.

Léo: qual Miguelito, qual carapuça.

Luís Filipe: cumpriu.

Cardozo: sem grandes oportunidades, desgasta as defesa que se farta e ainda conseguiu vir atrás salvar um golo quase certo, naquela fase de grande assédio nórdico.


Romeu Ribeiro: lutador, batalhador... oh Engenheiro, mas será que o problema era de vista? é que se sim, o facto de seres sócio dá desconto na Optivisão.

Bergessio: nada a registar.

Quim: titular indiscutível!

e vamos, pelo terceiro ano consecutivo, para a Champions.

quem quero:

liverpool, para ter dois jogos garantidos na ESPN ou Star Sports.
marselha, para ganhar os dois jogos; se não puder ser, então o Celtic (para vingar os 3-0 do ano passado. não, ainda não estou contente com a vitória em casa por 3-0!)

glasgow rangers, para aspirar a poder ver mais dois jogos na ESPN ou Star Sports. se calhar o celtic no pote, que venha o slávia de praga que ontem eliminou o ajax.

uma nota final: obrigado, Benfica, pela melhor das prendas a que podia aspirar no dia em que completei mais um aniversário!
aqui fica o vídeo, chamando a atenção para um pormenor: reparem em Camacho depois do golo do Benfica e comparem com o que tinhamos até há uma semana atrás!




quarta-feira, 29 de agosto de 2007

o tudo ou nada e Puerta


hoje joga-se o tudo ou nada contra os nórdicos, cujos adeptos vão encher o estádio nacional da dinamarca para receber o Maior Clube do Mundo.

é hoje, o jogo do título para o qual partimos em vantagem.

tal como quando defrontámos o rosenborg, com Camacho ao leme, é preciso acreditar e sofrer.

temos equipa para eles, ainda para mais reforçados pelo Di Maria.

é verdade que o ajax foi eliminado na época passada por estes senhores, mas não é menos verdade que nós somos simplesmente melhores do que o ajax e muito melhores do que o copenhaga. mas isso é no papel, no campo, se verá.

força Rapazes e pensem que não há nada mais emocionante do que ouvir o hino da Champions com a bola gigante a balançar no centro do terreno.

até porque já estou, de há dois anos para cá, habituado a acordar a horas menos decentes para ver (a maior parte das vezes em retrato radiofónico) o Benfica na Champions!


num outro registo, triste para quem gosta de futebol, Puerta acabou por falecer ontem, vítima de várias paragens cardiovasculares durante o jogo e, posteriormente, já no balneário, no passado sábado.
parece que já tinha tido várias paragens cardíacas, algumas delas recentemente e que os médicos nunca conseguiram detectar o problema de que padecia. o presidente do Bétis, grande rival do Sevilha, já veio apresentar as condolências e pôr o seu clube à disposição da família e do Sevilha. é pena que só nestes momentos, a feroz rivalidade seja posta de parte e se lembrem que estamos apenas em presença de clubes de futebol que não vivem uns sem os outros.
já tivemos essa experiência, que foi sol de pouca dura, quando o reinaldo teles se deslocou à Catedral, para homenagear o nosso futebolista em Janeiro de 2004, num dos dias mais tristes da vida de um adepto.

terça-feira, 28 de agosto de 2007

edcarlos


é este baiano que está a caminho do Benfica.
desde 2001 que representa o são paulo futebol clube.
palmarés:
ao serviço do s. paulo
2002 Campeão da Copa Zico
2004 Vice-campeão da Copa São Paulo de Juniores
2005 Campeão Paulista
2005 Campeão da Copa Libertadores da América
2005 Campeonato Mundial de Clubes da FIFA
2006 Campeão Brasileiro
ao serviço da canarinha
2005 Campeonato Sul-Americano sub20 - Colômbia
2005 Campeonato Mundial sub20 - Holanda
2003Vice-campeão do Torneio Espanha Sub 18
2003 Vice-campeão da Milk Cup sub18 - Irlanda no Norte
2003 Campeão da Copa Sendai sub18 - Japão
2005 Vice-campeão Sul-americano sub20 - classificado para o Mundial
e o Zé Fonte ou o André Luís, não serviam? tenho dúvidas...
e o miúdo, não faz o lugar? tenho a certeza que faz!

segunda-feira, 27 de agosto de 2007

o desespero do adepto!

ora, cá está. minuto 2:40 do resumo (3:05 em contagem decrescente), o nosso colaborador Lai Jo Fai a jogar as mãos à cabeça, num gesto técnico de desespero perfeito!

O clube do regime...

Numa altura em que o FCP é já o líder do campeonato português de futebol (fado que se vem repetindo há seguramente duas décadas), não posso deixar de me entristecer com a carreira do SLB e com o seu início de época periclitante.


O Glorioso sempre foi o líder do futebol em Portugal. O clube mais popular, mais vencedor, mais carismático. No entanto, vê agora a sua posição de liderança nacional ameaçada por um FCP ávido de títulos.


Não sei se alguns dos títulos conquistados pelo FCP não se deverão a jogadas suspeitas, a manigâncias de bastidores...


Seja como for, o que sei é que o SLB foi e ainda é o grande dominador nacional! E, ao contrário do que ainda hoje se costuma aventar, nunca precisou de "ajudas" para vencer títulos, nem sequer durante o "Estado Novo"! Urge , por isso, fazer aqui uma desmistificação...


De facto, talvez fruto de inveja ou resultado da ausência de argumentos, sempre me habituei a ouvir dizer que o benfica vencia títulos nos anos 50 e 60 porque era o "clube do regime". Ora, nada poderia ser mais falso! E uma mentira por muito que seja repetida, nunca se tornará numa verdade...


A propósito de Carlos Gomes, excelente guarda-redes cuja carreira foi alvo de uma sedenta e inqualificável perseguição, leia-se o seguinte:


Depressa se tornou ídolo de sportinguistas. Em 1953, ganhava cinco contos mensais. O mesmo ordenado do seu primeiro mês no clube. Achava pouco. Pediu audiência a Góis Mota, presidente do Sporting, para que o aumentasse. Góis Mota, que, para além de procurador-geral da República, era um dos mais arrepiantes torcionários da Legião Portuguesa, afamado já por entrar nas cabinas dos árbitros, ao intervalo, de pistola em punho, teve salazarenta reacção, que Carlos Gomes contaria, assim, no seu livro de memórias O Jogo da Vida: «Queres mais dinheiro? Pois mete na tua cabeça, se é que a tens, que enquanto for presidente são cinco contos ou nada. Para que queres tu mais dinheiro? Para putas e automóveis?» Retorquiu o guarda-redes que não tinha nada com isso, que não aceitava que lhe pagassem «cinco miseráveis contos» havendo no clube quem recebesse 20 ou mais. Ficou marcado. Inapelavelmente...


O resto da história, poderão ler aqui.


Boa semana!

domingo, 26 de agosto de 2007

Paulo Jorge dos Santos Futre!

se é para ir buscar um extremo-esquerdo, que seja da qualidade deste GRANDE SENHOR!

estreias, regresso e momentos


tivemos de tudo esta madrugada:
1. grande estreia de Miguel Vitor a central.
é verdade que foram só 90 minutos, mas deu para ver que o miúdo tem futebol nas pernas e, mais do que isso, uma tranquilidade incrível para aquela idade.
2. Necha
mas não foi só Camacho que voltou à Luz. esta madrugada, tivemos o prazer de (re)ver Necha, o Necha dos velhos tempos, com alegria, espectáculo e velocidade. já estava com saudades no número 22 do Benfica.
3. Nuno Ribeiro "Gomes" e momento do jogo
também os falhanços incríveis do nosso capitão apareceram quando menos queríamos. absolutamente de levar as mãos à cabeça. e é neste "levar as mãos à cabeça" que, com muito orgulho, vamos escrever algumas palavras. depois do falhanço mais incrível da liga com nome de site de apostas, a tvi mostra o momento do jogo. título "o desespero do adepto Benfiquista". protagonista: Lai Jo Fai. isso mesmo, o colaborador residente (na Catedral) deste espaço, enviado especial à cobertura do regresso de Camacho, aparece, para uma audiência estimada de 24 milhões de almas, com as mãos na cabeça (ainda bem que não metem legendas naquelas imagens) logo a seguir ao falhanço do nosso capitão. claro que é sempre um momento de enorme alegria (apesar dos contornos do desespero) para este espaço, poder contar com um dos seus colaboradores a encarnar o que todos, sim todos, sentimos com o falhanço do Nuno.
bem hajas, Lai Jo Fai, e que continues por muitos anos a protagonizar momentos de rara beleza televisiva como o que tivemos oportunidade de assistir, aqui do outro lado do mundo, por volta das 3 da manhã. claro que preferia que o momento do jogo fosse a comemorar o golo do nosso capitão, mas nesse momento a tvi iria certamente mostrar as imagens dos atletas em perfeito delírio.
gostei também da estreia do Romeu Ribeiro e, à semelhança dos adeptos que estavam na Luz, não percebi a substituição do Cardozo.
vamos acreditar que é possível na quarta-feira, dia 29, nem que seja para que possa ter um dia de aniversário feliz, como aliás requer a minha qualidade (a minha melhor qualidade) de Benfiquista.
ps - para os amantes da estatística e para não perdermos a esperança, quando ainda estamos na alvorada da liga: na época de 93/94, último título antes do ano da Velha Raposa, empatámos no estádio azul, na luz com o estoril e contra o beira-mar (golo de dino!), nas três primeiras jornadas do campeonato.

sábado, 25 de agosto de 2007

salir a ganar!

faltam quase 7 horas para a estreia de Camacho à frente da equipa do Benfica.
foi com ele ao leme que tivemos, contra o adversário de hoje, um dos dias mais tristes da história deste Glorioso Clube.
esperamos que seja também com ele ao leme que se comece a escrever história gloriosa.
agora, e para acalmar os nervos, ténis, jantar e espera até às 2:15 da manhã para ver, pela primeira vez (o que vi online, no jogo com o copenhaga, foi de má qualidade) ao vivo e em canal aberto, o Benfica 2007-08.
salir a ganar!

Miguel Vitor


Camacho vai apostar em Miguel Vitor para o jogo desta madrugada.
é arriscado, mas já começamos a sentir que, ao contrário do ex-treinador, o espanhol de cieza não tem medo de arriscar. aliás, não tem, de todo, medo.
o ano passado, só quando o Luisão se lesionou no jogo do parque dos príncipes, é que o engenheiro se lembrou de lançar o David Luiz. podia tê-lo feito no jogo anterior na vila das aves.
ora, o Miguel Vitor está no Benfica desde os infantis e, julgo eu, apenas porque tem valor se manteve estes anos todos de camisola encarnada ao peito.
diz-se que é um central-goleador, como o era Humberto Coelho. não quero fazer qualquer comparação entre um e o outro, mas tenho a certeza que hoje terá alguma margem de erro por parte da exigente plateia da Luz.
ele e a própria equipa. não podemos esperar uma varinha mágica castelhana para acabar com um ano e meio de letargia.
eu encaro este jogo como o primeiro da pré-época. como amanhã jogam os outros candidatos, e como vamos ter um empate nesse jogo, qualquer resultado que não seja a vitória, não agrada!
Camacho sabe e nós também que hoje começa o verdadeiro ataque ao título.
e que melhor maneira de atacar o título do que ganhar ao vitória de cajuda, com um golo de Miguel Vitor?

sexta-feira, 24 de agosto de 2007

gestão, Luisão e lesão

o senhor da foto é oubiña, jogador do celta de vigo que parece interessar ao Benfica.
10 milhões parece ser o valor pedido pelo passe do atleta. o pai dele diz que é melhor do que o manel fernandes.
ora, por 9 milhões de euros tinhamos ficado com o jogador que é um produto das nossas escolas...
stretenovic abalou para a polónia (mais uma vez obrigado ao S.L.B.). parece-me claro que este facto não é notícia visto que o que interessa, pelo menos o que me interessa é: porque é que ele veio para o Benfica? incrível e ninguém parece assim tão preocupado.
ao que dizem os jornalecos, Luisão vai recuperar. pergunto: vai recuperar ou agravar a lesão?
faço votos para que depois do furacão, esta semana nos traga alguma felicidade e que concretize a alegria que sentimos (sem concordar com os meios utilizados) com a volta do José António para o leme da Luz.

quarta-feira, 22 de agosto de 2007

o que é ser lagarto que diz perceber de bola...

a melhor definição do que é ser lagarto, está aqui... mais uma obra de arte do escriba D'Arcy!
eles realmente sabem de bola à brava!

LFV

Tenho andado a remar para montante e isso vai cansando. No entanto, antes de esquecer definitivamente os acontecimentos dos últimos dias e concentrar-me no apoio ao SLB (e esperar que alcance o tão desejado título de campeão nacional), deixo-vos com esta a propósito das declarações do nosso capitão:

"Não compreendi, nem a maioria dos benfiquistas compreendeu. Se ele tivesse pedido desculpas eu teria entendido. Não percebo como se pede tranquilidade e condições de trabalho. Se há coisa que há neste clube é tranquilidade"

Fale por si Sr. LFV, uma equipa com tranquilidade não despede o treinador na primeira jornada. E só havia um culpado para a ausência de condições de trabalho...

Enfim, o que lá vai, lá vai e há é que avançar para a conquista do título. No entanto, se me permite um apelo, por favor cale-se e deixe trabalhar aqueles que são os verdadeiros artistas do futebol!

Camacho e rapazes, vamos lá a "fazer coisas bonitas"!

terça-feira, 21 de agosto de 2007

ovos, o Pequeno Genial, Camacho e a Fúria Espanhola

sem ovos não se fazem omeletes.
sem cozinheiro não se escolhem os melhores ovos.
sem sal não se temperam os ovos.

ora temos ovos (classe B, na sua maioria, mas que servem para o n/campeonato), não tinhamos cozinheiro nem sal para os temperar. Fernando Santos, neste particular, foi uma espécie de salmonela que nos apanhou durante 13 meses; mas a culpa das salmonelas só pode ser assacada a quem foi ao supermercado da grécia comprar um quarto de dúzia (Fernando Santos, Bruno Moura, Jorge Rosário).

uma primeira nota para o Pequeno Genial, Fernando Chalana, que orientou a equipa no treino de ontem.

é uma espécie de reserva moral do Clube e, até ver, o único treinador que obteve 100% de vitórias no jogo que orientou: ganhou 3-o ao Braga (obrigado ao S.L.B.), conseguindo descobrir o que é para mim o melhor lateral direito (em futebol jogado, porque como pessoa é o que são quase todos os jogadores de futebol, ainda para mais quando têm uma meretriz como empresário) que vi jogar no Benfica (de Camacho): miguel.

o outro Fernando, o Santos, viu traídas as suas aspirações de continuar à frente dos destinos do Benfica.

não o vejo como a raiz de todos os males. apenas como uma vítima da sua própria incompetência para treinar um clube grande e da incompetência total de uma direcção que, ao que se diz, recuperou financeiramente o Benfica, mas que delapidou o património desportivo. incompetência não significa que não tenha apreço pelo ser humano, a quem fizeram (não é Sr. LFV?) uma pulhice de todo o tamanho com este despedimento. a única crítica que posso fazer ao Fernando Santos assenta no facto de não ter visto que estava a mais no final da época passada, depois do falhanço total com que nos vimos confrontados. tinha posto o lugar à disposição e sairia reforçado (ou, menos beliscado). ganha assim 100 mil contos com a rescisão e a certeza de que nunca mais irá treinar um clube da dimensão do Benfica.

é realmente incompreensível e roça a vergonha que tenha sido afastado à primeira jornada. mas mais incompreensível é ter sido mantido no final da época passada.

agora Camacho.


não gosto de treinadores que voltam ao Benfica. como quase todos tiveram sucesso anteriormente, da segunda vez é-lhes pedido mais. a pressão é maior. no entanto, com Camacho, a velha máxima postada por Xô Vici, (em forma de poema) pode (vai) ser contrariada:

Camacho, para além de grande condutor de homens, tem uma personalidade forte. sabe de futebol, incute garra nas equipas, joga para ganhar, para marcar, descurando muitas vezes os aspectos defensivos (eu gosto do futebol romântico e, ao contrário de Trap, prefiro ver um grande jogo de futebol em que os jogadores jogam para o ataque, do que jogos enfadonhos). consegue perder 4-3 em San Siro contra o Internazionale... depois de uma primeira mão em que o Benfica fez das melhores exibições dos últimos dez (quinze?) anos na Luz (apesar do empate a zero), em que só um super GR conseguiu parar o que havia para parar... põe a equipa a jogar para a frente. é verdade que não conseguiu classificar o Benfica para a fase de grupos da Champions, perdeu os dois jogos com a lazio. mas desta vez, vai conseguir, aliás, tem de conseguir!
Camacho personifica e incute o que me habituei a ouvir desde pequeno: a Fúria Espanhola dos anos 80. a garra, a força e o querer (como aliás, se ouve numa das mais belas canções sobre o Benfica) que, ou muito me engano, ou vai dar frutos num futuro não muito distante.
uma última palavra para todos aqueles que nos dão a honra da visita e que clicam de locais tão longínquos como o Canadá, a Suiça, Mocambique (via Vici), EUA, Japão, Hong Kong, Reino Unido, África do Sul e, claro, em maior número, de Macau e Portugal e que têm, na sua esmagadora maioria um denominador comum: o Benfica:
nunca pensei ter mais de 1000 visitas num só dia, com cerca de 3500 páginas vistas: obrigado pela v/visita e esperemos que o próximo record seja batido já na próxima quarta-feira, dia 29 de Agosto, com a passagem à fase de grupos da Champions e que o grande record seja batido na última jornada do campeonato, quando todos envergarmos a faixa de Campeão da liga com nome de sítio de apostas e, claro, se possível, depois da final de Moscovo... em que, espero estar presente de encarnado vestido!
ps - o Engenheiro foi aplaudido de pé à porta da Caixa Futebol Campus, ontem no Seixal, como vaticinou.

segunda-feira, 20 de agosto de 2007

confirmação? confirmado...

pois é, não somos iluminados, mas já o tinhamos dito... aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e, entre outros, aqui...
uma palavra para o Homem, Engenheiro Fernando Santos: como Benfiquista que és, fizeste o melhor. Mas nem sempre chega.
Saudações.
como vês levámos-te de pé para a Bancada Sapo, sítio onde nunca deverias ter saído.
também te aplaudo de pé, por saires nesta altura.
e mais, digo-te sem problemas, sempre se confirma que vais ser campeão, visto que preparaste a equipa e até treinaste durante um jogo!
Sr. LFV é uma vergonha fazer isto agora, quando o podia ter feito a seguir à época passada.
a todos os Benfiquistas, agora paciência é precisa.

Tranquilidade!

O Real Madrid tem acumulado derrotas atrás de derrotas. O Manchester United ainda não venceu para o campeonato. O Inter perdeu a final da Supertaça de Itália. O SLB, sendo certo que, a fazer fé na crítica, tem jogado muito mal, ainda não perdeu nada!

A vitória sobre o Copenhaga foi suada, mas foi alcançada e agora temos o segundo jogo à porta. O empate com o Leixões (apesar de ter um travo a derrota, uma vez que o SLB precisava apenas de aguentar 5 minutos), ainda vamos ver se é um ponto ganho ou dois perdidos...

O nosso capitão já veio a terreiro pedir calma e tranquilidade! Era tão bom que os adeptos ajudassem neste desiderato, ao invés de atearem a crítica e de incendiarem o balneário!

O Engenheiro nunca teve margem de manobra. Nunca teve o apoio da massa associativa. Jamais recebeu um inequívoco voto de confiaça da direcção. Perdeu jogadores influentes. Recebeu bons reforços, mas que ainda terão de ser trabalhados...

É patético despedir o ténico principal quando ainda a procissão vai no adro! O treinador terá de ficar até ao fim e, aí sim, deverá responder pelos resultados que alcançar! Tudo o resto é bacoquice e exagero. E é mesmo da nossa irracionalidade que se riem os adversários...

uma imagem que vale por mil palavras...

bem sei que ainda estamos na primeira jornada.
claro que um golo que empata aos 93 minutos, depois de marcar aos 87 minutos tem muito de sorte (ou azar).
mas para ter sorte é preciso ter talento, é preciso provocá-la... e o que o senhor da foto faz, fez e fará (até quando) é provocar o azar.
o que o senhor da foto demonstra com a expressão é aquilo que quase seis milhões (menos o LFV) já perceberam: não serve, aliás, nunca serviu.
foi assim que vi o jogo de sábado:
"(4:26 am) Santiago: resumo em duas palavras dos primeiros 25 minutos...
(4:28 am) Lai Jo Fai: A posse de bola é toda nossa. Estamos a jogar no meio campo adversário mas sem criar situações de golo. Melhor oportunidade para o leixões correspondida por Quim com a defesa da noite.
(4:37 am) S:Nada?
(4:37 am) LJF: Desde o último sms que só dá leixões. Próximo do massacre...
(4:38 am) S: dasse!
(4:51 am) LJF: Intervalo.
(5:21 am) LJF: Mais de uma hora de jogo e ZERO oportunidades!
(5:27 am) LJF: Não estou a brincar. Faz lembrar época de artur jorge. Não fazemos nada, nada, nada
(5:54 am) LJF: Petit! Minuto 87
(5:57 am) LJF: Golo do empate aos 93. Ta tudo f....
(6:00am) LJF: Acabou. Não somos capazes de segurar um empate com o leixões durante 5 minutos...
Depois de não obter qualquer resposta...
(6:18 am) LJF: Fazes bem em estar a dormir. Isto está uma VERGONHA! Uma coisa é azar, outra é INCOMPETÊNCIA! Tou farto.
(...)"
resultado final: 1-1 contra o leixões.
é nestes jogos que se ganham campeonatos.

sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Indefinições.


Sou, no que ao benfica diz respeito, um optimista por opção! No entanto, vejo-me na incumbência de dar duas ou três bicadas (de águia) na política seguida pela direcção do SLB.

De facto, neste defeso, tudo parecia contradizer o que de mau costumava acontecer em épocas anteriores. A saber:

a) Manutenção da equipa-base da época transacta;
b) Definição das necessidades do plantel feita atempadamente pelo mesmo treinador que inicia a época;
c) Contratações (teoricamente) bastante valiosas;
d) Plantel definido antes do incío da época.

No entanto, tudo parece ter voltado aos tumultosos tempos da indefinição. Se é verdade que pouco mais se poderia fazer para segurar Simão e M. Fernandes, já me parece absolutamente incompreensível que, a um dia do início do campeonato, ainda se fale na vinda de mais 3/4 jogadores. Não será necessário grande esforço para compreender que, de facto, não só as necessidades da equipa não foram devidamente avaliadas, como o plantel está longe de estar definido (com as inevitáveis consequências ao nível da criação e estabilização dos tão futebolísticos “automatismos”).

Desta feita, nota muito negativa para LFV e FS! Senão, vejamos por sectores:

Defesa - Não me parece que possa servir de justificação às novas contratações as lesões dos centrais Luisão e Zoro. Despacharam o Anderson (parece-me uma boa decisão), mas têm lá o M. Vítor. Ora, se não era para contar com o miúdo, porque nos fizeram crer no contrário? E o Sretenovic? Alguém chegou sequer a avaliá-lo antes de se avançar para a contratação? Já agora, por que é que nunca se deu uma chance ao José Fonte?

Meio-Campo – Tínhamos 3 médios defensivos no plantel. Num sistema em que se joga preferencialmente com dois médios defensivos, era manifestamente pouco. Será que não perceberam aquando da avaliação das necessidades do plantel? Mandou-se o “médico” para a madeira e agora precisa-se de um enfermeiro... Querem um conselho? Se é mesmo para ir buscar um médio defensivo, vão comprar o Moreno ao Guimarães!

Ataque – Para que é que se quer comprar outro avançado? Então os jogadores de ataque não ficaram definidos com a decisão do FS em manter o Yu Dabao no plantel?

Em suma, não percebo e não gosto de não perceber! Espero, sinceramente, que a equipa se comporte condignamente no próximo sábado. Estas indefinições (rectius, irresponsabilidades e incompetências) não auguram nada de bom, mas espero que os jogadores saibam dar uma resposta à altura do emblema que trazem ao peito!

Saudações!

sob os símbolos de 500, 300, 4 e 1



500
esqueci-me de mencionar, na análise ao jogo com os vikings, que o Maestro marcou, ao minuto 25 da primeira parte do prélio, o golo número 500 do Sport Lisboa e Benfica nas competições europeias.
depois, ao minuto 86, marcou o 501.
quem mais do que um jogador deste calibre para alcançar a marca de 500 golos?
300
é o número de jogos que, caso alinhe na partida contra o leixões, o Nuno Gomes vai alcançar com o manto sagrado, marca apenas ao alcance de quem sente a camisola como poucos. chegará aos 400?
4
parece ser o número de reforços que o engenheiro pediu e vai ter... pois que sejam de classe, porque para encher, já chega. já agora, o que vão fazer aos excedentários? sim, não vamos ficar com um plantel de 33 jogadores, ou vamos, sr. engenheiro?
1
dias que faltam para a estreia do Glorioso na liga com nome de site de apostas. será que o engenheiro se aguenta até para a semana?

quinta-feira, 16 de agosto de 2007

desilusão


o nosso chefe-de-fila não conseguiu melhor do que um sexto lugar na volta a Portugal em bicicleta.
claro que desporto não é ciência e que todos os que vestiram de encarnado deram o seu melhor.
os ciclistas não são máquinas, são seres humanos, cujo esforço sobre humano que por vezes desenvolvem, merecem o nosso carinho e admiração.
o que se passou com o Azevedo (sobretudo na etapa da Estrela onde nitidamente o corpo humano não permitiu mais e não terá tido apoio da restante equipa) acabou por ser uma desilusão para todos os Benfiquistas, que, como eu, apostavam na vitória do mais conceituado ciclista português dos últimos tempos (4. lugar no tour há um par de anos) na mais importante competição velocipédica que se realiza no burgo.
ora, bem sei que existiam aspirações e ilusões de que este senhor conseguiria fazer pelo menos o mesmo que o David Plaza, em plenas trevas que foram os anos da presidência (saque) do aldrabão homónimo do nosso chefe de fila.
por isso, e apesar de preferir que ganhassemos o campeonato e a volta a Portugal e todos os campeonatos em que participamos (incluindo os de chinquilho, berlinde, sueca, judo, malha, pelota basca, curling, etc) troco a desilusão da volta pela entrada na Champions e pela vitória na liga com nome de sítio de apostas que se inicia (para nós) no próximo sábado... mais que não seja para que todos os que com bandeiras, camisolas e cachecóis que acompanharam ao longo dos 1600 km da volta mais os milhões que assistiram pela televisão (e acreditem que é emocionante ver isso na televisão) fiquem felizes. são todos eles a razão de ser da grandeza do Sport Lisboa e Benfica.

quarta-feira, 15 de agosto de 2007

MAESTRO, párem com os assobios e cale-se Sr. LFV

consegui, a muito custo, ver finalmente um jogo quase completo pela internet. bem, quase que consegui ver. fiquei desiludido com o sítio BenficaTV. anunciaram que a transmissão online teria lugar, e nada. o dono do canal foi para a Catedral (compreendo) e esqueceu-se de deixar aquilo ligado (não compreendo); mas foi nesse sítio que os compinchas do forum iam dando vários links, e num deles consegui espreitar o que se ía passando na Catedral.
o pior é que, assim que consegui estabilizar num outro sítio, vejo o Luisão a fazer um atraso disparatado, que daria em golo dos rapazes da carslberg. depois de algumas tentativas lá conseguimos ver, com paragens grande parte da segunda parte, o que os nossos (não) fizeram. quando já estava irritado e a discrepância de minutos entre a rádio macau (em cadeia com a antena 1) era de um minuto e meio, decidi ir buscar o ipod e ouvir o relato ao mesmo tempo que via as imagens, as quais eram a repetição do que tinha ouvido anteriormente.
em boa hora o fiz, porque ouvi a obra de arte do Maestro e, um minuto depois, vi no tal canal o porquê de ele ainda nos ser muito útil e, de acima de tudo isso, ser realmente o jogador de nível superior.
ele percebeu, como ninguém, que a única forma de alvejar com perigo a baliza dos nórdicos era de meia distância (gosto muito desta expressão de futebolês). percebeu ele e o Cardozo, visto que pertenceu a este uma das três verdadeiras ocasiões de golo em 90 minutos de (pouco) futebol.
aliás, convém realçar que o segundo monumento do Maestro é fruto da inteligência do Cardozo que esperou, contemporizou e de forma superior assistiu o número 10 do Benfas para o tiro à entrada da área, quando já todos nos preparávamos para começar a chamar (mais) nomes ao engenheiro.
por falar em chamar nomes, fiquei triste quando ao intervalo uma boa parte dos adeptos do Benfica presentes na Catedral assobiaram a equipa.
sei que somos talvez os Adeptos mais exigentes do planeta do futebol e que o engenheiro merece uns assobios mas nem isso nos dá o direito de assobiar a equipa quando esta se dirige para os balneários. nem que seja por nessa Equipa pontificar Maestro, o qual, aliás, pediu (ao que se relatou aos microfones da emissora nacional) calma aos adeptos. Ele, mais do que ninguém, sabia que podia dar a volta. e mais: quem tem o prazer e o privilégio de poder ver in loco o Glorioso, deveria perceber que há emigrantes que dariam tudo para estar presentes e que, esse privilégio, não se compadece com assobios à equipa. é verdade que o engenheiro está obrigado a passar a eliminatória e, depois disso, a fazer uma primeira volta extraordinária. caso isso não aconteça, será difícil mantê-lo na direcção técnica da equipa. está escrito, todos sabemos isso, pelo que não vale a pena assobiar, porque a culpa de o terem mantido ao leme do Glorioso, não é dele, nem dos jogadores. se quiserem assobiar, assobiem a Direcção e, especialmente, o Orelhas, vendedor da banha da cobra encartado, que a cada intervenção dá um tiro no pé. como já tivemos ocasião de pedir: sr. Luis Filipe Vieira, CALE-SE ATÉ AO FIM DA ÉPOCA e garanto-lhe que vamos ser Campeões!
a custo conseguimos uma vantagem preciosa para a segunda mão, mas está tudo em aberto, isto é, o Benfica tem de apresentar-se ao seu melhor nível para passar a eliminatória.
das exibições individuais, não vale a pena falar do Maestro, o qual perfuma o relvado com classe e tem lugar até aos 40.
Luisão esteve mal no lance do golo mas já estaria lesionado.
Luis Filipe foi uma nódoa, mas aí a culpa vai direitinha para o engenheiro que põe um jogador acabadinho de chegar do braga a titular, num jogo desta importância. talvez a possível saída do Nélson contribua para que Luis Filipe tenha sido titular.
Léo está nitidamente à procura da melhor forma.
David Luiz é demasiado dado a quezílias sem sentido.
Katsouranis esteve bem, sobretudo a central.
Petit é um poço de energia, mesmo sem estar a 100%.
Nuno Assis não se viu muito.
Cardozo foi dos melhores.
o Bergessio, deve ter-se entusiasmado bastante por jogar na Catedral e pouco ou nada se viu.
o Adu não podia fazer melhor; está há sete dias a treinar e isso é muito pouco.
Coentrão entrou muito bem no jogo.
Nuno Gomes, vindo de uma lesão, não pode pedir-se mais. no entanto, gostei do aplauso do público quando entrou no desafio.
segue-se o leixões que fez uma excelente partida para a taça com nome de cerveja contra o varzim; vamos ver se temos alma para conseguir entrar com o pé direito na liga com nome de sites de apostas...

terça-feira, 14 de agosto de 2007

mane(allez), quo vadis Benfica e pré-champions



foi-se o simão.

foi-se o miccoli.

foi-se o veiga.

foi-se o rodolfo.

vai-se o manuel fernandes.

fica o vieira.
fica o santos.

o que pensavamos ser um defeso e uma pré-época descansadas, deu lugar a um turbilhão de confusões, mal-entendidos, erros tremendos de gestão (desportiva), que têm, na minha óptica, apenas um culpado: o presidente do Sport Lisboa e Benfica.é claro que a tentativa desesperada de tentar comprar os 50% do passe do manuel fernandes, anunciada ontem à comissão de valores mobiliários (acho que ainda é assim que se chama) apenas tem como objectivo atirar areia para os olhos de quem quiser com ela levar.também estou em crer que o facto de termos de disputar a pré-eliminatória não ajuda nada; isto é, contribui e de que maneira para que esta saída mais do que certa do manuel henrique tavares fernandes seja mais uma facada na moral (muito baixa, em face do que se está a passar) de um Benfiquista médio (uma espécie de bonus pater familias).
quanto ao jogo de hoje à noite, madrugada de quarta aqui em Macau, parece-me absolutamente ridículo que um jogador que há menos de uma semana estava dispensado (e, ao que li, nem sequer na lista para a champions) salte automaticamente para a lista dos convocados.precisamos de muito moral e de muita alma para levar de vencida uma equipa que o requiem nandinho já veio a público dizer que está com outro ritmo de jogo, como que a agoirar o que, infelizmente, todos sabemos: temos equipa para "fazer coisas bonitas"!
ao acordar hoje com as palavras do tal senhor na conferência de imprensa de ontem, recordei-me (mais uma vez) do final jogo da época passada, contra estes mesmos dinamarqueses, em que tivemos uma das piores exibições da época e, pior, fomos brindados com declarações absolutamente surreais do mister (?), congratulando-se com o nulo alcançado.
claro que já deu para perceber tudo: a saída do ex-nº37 do Benfica faz parte de uma estratégia mais ampla para manter o engenheiro no cargo. agora, para além de poder vir a lume dizer, preparei a época com o simão e depois ele foi-se embora, pode acrescentar: preparei a época com o simão e o manuel fernandes e sem o Diáz e os dois primeiros foram-se embora e este último ficou.
diz-se que o presidente do Benfica foi de férias para espanha com o José António Camacho. se isso é verdade, pois que venha de férias com o José António Camacho. mas que tal não signifique que a champions seja uma miragem, visto que é absolutamente fundamental estarmos presentes na maior prova de clubes do planeta e arredores.
ora aqui vai a minha aposta de linha inicial para hoje:

Joaquim Manuel Sampaio Silva

Luís Filipe Ângelo Rodrigues

David Luiz Moreira Marinho

Anderson Luis Silva

Leonardo Lourenço Bastos

Armando Gonçalves Teixeira

Konstantinos Katsouranis

Nuno Assis Lopes Almeida

Rui Manuel César Costa

Gonzalo Rubén Bergessio

Nuno Miguel Soares Pereira Ribeiro.

treinador: engenheiro.

sábado, 11 de agosto de 2007

entrevista de Freddy Adu à ESPN



Se o miúdo jogar como fala, temos jogador!


Following a highly successful U-20 World Cup tournament, former MLS phenom Freddy Adu decided it was time for him to try his luck in Europe.
He spoke with ESPNsoccernet about his decision to choose Benfica and the Portuguese league.

ESPNsoccernet: Why the Portuguese league, and what sold you on the Benfica move?
Freddy Adu: Benfica are one of the top 10 biggest clubs in the world. I've always said in many interviews that I wanted to play for a big European club, and Benfica gave me the opportunity. They were the first to come to the table with an offer after the FIFA U-20 World Cup in Canada, and that just says a lot about how bad they wanted me.
When you are wanted somewhere, it makes you feel good and confident to go there and perform by working hard. All I needed to hear was that Benfica was interested in me.


ESPNsoccernet: This is a fresh start for you; plus, you do not have the weight of the team or the league on your shoulders. How do you approach this new experience?
FA: Obviously, just going in there with a different mentality than I did when I first came into MLS. That mentality is going in and working hard and keeping your mouth shut. I know the team and the coaching staff will have my back, but my positive attitude also matters. I need to show everyone on the team that I am ready to contribute right away, and you only do that by how hard you work at practice.

ESPNsoccernet: How much did you know about Benfica before now?
FA: It is one of the biggest clubs in the world. Eusebio played there and they have about 20 million fans worldwide. I know in America we get to see more of the EPL and Spanish league. People know of the team, and I know they knocked Liverpool out of the Champions League two years ago when they [Liverpool] were the defending champions.

ESPNsoccernet: You've practiced with your new team, the third team in less than a year; how was it and did you feel welcome?
FA: It was great; they welcomed me with open arms. When I got to the airport, there were tons of fans and press waiting to welcome me to the country and the city. It makes you feel good that they really appreciate you and your talent. They want to have me there and the guys, half of them speak English, which makes it even better and easier for me to fit in and communicate with them.
They told me they have been watching me, they watched the U-20 World Cup and they were very impressed, and such comments make you feel a little bit comfortable with the guys.


ESPNsoccernet: Speaking of [the] language barrier, you'll be in a different country: Any chance of Freddy speaking Portuguese soon?
FA: Oh yeah, I'm definitely going to learn Portuguese, and I want to learn the culture. I'm excited about the process of learning a new language, and it will be great.

ESPNsoccernet: Lets talk a little bit about some of the details of your contract; how many years is it and what does it entail?
FA: I've signed for five years, and obviously I'm excited about that. Benfica is one of those clubs that allows young talent to grow. It's a great environment for me because the coach's strategy fits my style of play -- I'm more of a skillful type of player, and that's the type of league I'll be playing in. We were able to agree on all the terms; no financial terms will be disclosed at this point, though.

ESPNsoccernet: You talked about the team's love for young talent. Angel Di Maria of Argentina, eventual U-20 champion in Canada, will join you at Benfica. What should we expect from both of you?
FA: Di Maria is a great pickup for us, one of the best players in the [U-20] World Cup period. I was there for a couple of days in Lisbon, and just watching him, the kid is just brewing with confidence.
I know he is ready to rock and roll when called upon, and same here. You should expect us to play some entertaining soccer. Benfica has a lot of skillful players, and we balance it out with speed, from the veterans and youth; that's where Di Maria and I come in. We will play some good soccer for all Benfica fans.

ESPNsoccernet: Was there any truth to the rumors about you joining Celtic FC in Scotland?
FA: They were interested. They were one of the teams that showed the interest, but nothing obviously happened there. I couldn't be happier about being with Benfica right now. I mean, wow! Who would have ever thought that I would be in Benfica colors, getting an opportunity to play in the [UEFA] Champions League? All this after 3½ in MLS, it's unthinkable.

ESPNsoccernet: Real Salt Lake acquired you last year from D.C. United knowing that Europe was on the horizon when you turned 18. Were you surprised they made a move for you?
FA: I was not surprised they made a move for me. I didn't know what the future had in store for me, though, and what was going to happen. I didn't know I would be leaving this summer. The plan all along for me was to make a move after this season, which they knew. They knew of my intentions and desire to play in Europe. I would say the U-20 changed all those plans right away, and I just wanted to take advantage of it.

ESPNsoccernet: I'm going to play devil's advocate. If Freddy could not succeed in MLS, how is he going to perform and start on a more competitive level in Europe?
FA: [Laughs] Here is a response to that. I have never gotten to play at my natural position in MLS, and it sounds like I'm making excuses. My whole life I have always been an attacking midfielder/support striker. Ever since I joined MLS I've played outside midfield. Somewhere along the line people started thinking I'm an outside midfield, but I'm not and I never was. I tried to make the best of it, but I wasn't as effective compared to if I played in my natural position in the middle.
Most people that watch the games knew I scored most of my goals and picked up most of my assists when I got the chance to play in the middle, whenever Christian Gomez was out of the game at D.C.
I got that opportunity at the U-20 and I took full advantage of that. I hope I get that opportunity at Benfica, which I'm pretty sure I will, because I talked to the coach [Fernando Santos]. We talked about positions; he felt I did very well at the attacking midfield spot and he will give me a chance there, it's up to me to take advantage of that.


ESPNsoccernet: This team plays a 4-3-3 formation; the attacking midfield position already has a legend in Rui Costa, and former captain Simao Sabrosa just moved to Atletico Madrid. Would you prefer Sabrosa's position?
FA: At this level I don't really mind playing a left forward since the team plays a 4-3-3. This team plays in a certain way that you are involved more, even if you play left or right forward. Rui Costa is Rui Costa, a legend like you mentioned, and it will be great to learn from someone like that, as well.
The coach has made it clear along with the president that I will be a big part of the team. All I have to do is work my butt off and show that I can contribute immediately.

ESPNsoccernet: Lets talk about your U-20 team in Canada. Describe the emotions when you guys beat Brazil.
FA: It was a great victory. Brazil is Brazil regardless of who wears that jersey. We were definitely the underdogs going into that game. I had always said all along that we had the talent to beat anybody in the tournament, and we proved it on that day.
They have some great players in Pato, [Leandro] Lima, Jo and all these other guys that are probably going to be sold for about $20 million each. It said a lot about our team, and I was very proud to captain a U.S. team in a game of that magnitude and go on to win.
I think I did myself a lot of good in that aspect, and my overall performance in the competition -- like the hat trick against Poland -- proved doubters wrong and renewed interest from Europe.


ESPNsoccernet: Did your team need the Brazil win to prove that you were one of the teams to beat in the competition?
FA: Yes! We wanted that game. Its not every day you get a chance to play a Brazil in a competition of that level, and we wanted to take full advantage of that. Everybody wanted to prove we were for real and not here to add to the numbers. We needed that for the team confidence as well, and also to prove to ourselves that we can play against anyone.

ESPNsoccernet: How far in the competition did you guys think you could go?
FA: I thought we could win it all. Honestly, we could have with a little bit of luck against Austria. On that day, the chances did not go our way, but that's soccer. You just live with it, learn from your mistakes and move on. I thought we really had the talent and should have at least made it to the semifinals.

ESPNsoccernet: Now back to Europe, you've seen Champions League on television. Describe the feeling you get when you think of playing with or against some of the biggest names in the world of club soccer?
FA: You have no idea how happy and pumped I am right now, especially to play at Estadio da Luz in Lisbon. This is a dream come true, and I have been dreaming about this and talking about it in interviews for a long time. Finally it is here, and I want to take full advantage of this and I cannot wait for my first Champions League game. I'm ready for the challenge.

sexta-feira, 10 de agosto de 2007

RAJ

"VOU ESCREVER PARA BENFIQUISTAS E PARA OS ADEPTOS DOS OUTROS GRANDES DO FUTEBOL: O FUTEBOL BENFICA E O BENFICA E CASTELO BRANCO".
Ricardo Araújo Pereira à Bola, no dia da sua apresentação como colunista!

quinta-feira, 9 de agosto de 2007

amélia, reforços, champions


é o que está na foto que queremos: Benfica Campeão!
para isso, contamos com todos e, claro, com o nosso novo capitão.
como comentei no post do Claudio sobre o capitão Gomes (o qual vem com insinuações e acusações falsas na zona dos comentários sobre o comportamento irrepreensível do Lai Jo Fai, aquando da sua douta contribuição aos microfones do canal público, mas as acções e as palavras ficam com quem as pratica), e como já tive oportunidade de postar a época passada, acho o Nuno Gomes um dos nossos melhores, sem que isso signifique que o considere um grande jogador.
o que me preocupa nesta fase da pré-época, à beirinha de começarmos a competição a sério prende-se com a possibilidade de o Nuno Gomes e o Cardozo recuperarem a tempo de dar o contributo no jogo da Champions como vem hoje na capa de alguns desportivos. como bem sabemos e estamos, aliás, mais do que escaldados, mesmo que joguem não estão a 100% e, pior, arriscam-se a agravar a lesão e a não jogar nos 10 jogos seguintes. por isso, não quero que joguem contra o Copenhaga.
Acho que o Dabao, o Bergessio, o Coentrão e o Adu dão conta do recado e que os dois mais cotados avançados devem recuperar mais uma semana para se apresentarem em condições contra o leixões (bem-vindo à liga com nome de site de apostas, a partir da segunda jornada) e nos jogos seguintes.
para isso serve a fartura que dizem dar dores de cabeça ao engenheiro maiores do que as que o engenheiro nos dá...

terça-feira, 7 de agosto de 2007

Nuno Gomes

Ao contrário de alguns camaradas de blog, que sei não serem particulares entusiastas do futebol do nosso capitão de equipa, aqui me confesso um grande admirador das muitas qualidades que reconheço ao Nuno Gomes.
A meu ver trata-se do melhor ponta de lança do futebol português dos últimos anos. E no Benfica também. Só o van Hooijdonk pode reclamar estatuto semelhante, mas tal candidatura fica comprometida por escassa militância e resultados obtidos.
O Nuno Gomes tem força, alguma técnica, e muita, muita inteligência a jogar, a tabelar e a assistir os companheiros. Joga bem de cabeça e chuta forte. Já fez épocas magníficas no Glorioso. Bem sei que outras fez de muito menor brilho, pouco mais que sofríveis. Mas quanto a mim nessas performances foi vítima de esquemas tácticos menos ajustados às suas características ou mesmo de equipas que incluíam companheiros, que deveriam municiar o ponta de lança, que eram jogadores verdadeiramente execráveis.
É já um mandamento sagrado do benfiquismo o dizer-se que o “Nuno Gomes rende mais a jogar com atrás de outro ponta de lança”. Concordo com a máxima. E estou convicto que esta época vamos ter um esquema com uma dupla de pontas de lança que pode ficar na história, formada por Nuno Gomes e Óscar Cardozo. Ou Nuno Gomes e Bergessio. Ou Nuno Gomes e Dabao. Não sei quem vai ser o tal segundo ponta de lança, pois não conheço bem os jogadores em questão. Mas Nuno Gomes, sempre.

Diz quem sabe...


"No Benfica, não basta treinar para jogar, é preciso treinar para ganhar. É esse o espírito do clube, e é essa a dimensão que todos os jogadores do Benfica devem ter."


A falta que nos faz o capitão, nem que fosse sentado no banco...

segunda-feira, 6 de agosto de 2007

mau perder, feijões, xerife e notas


começo este post com uma tremenda risada, motivada pelas surreais declarações do filipe soares franco: ridículas mas exemplificativas do adepto-tipo do clube a que preside.
não consigo nutrir antipatia pelo soares franco. são quatro as razões para esse sentimento:
1. andou no mesmo estabelecimento de ensino que aquele que vos escreve;
2. tem dois filhos do Benfica;
3. é genro do Grande Borges Coutinho;
4. consegue fazer-me rir com as declarações como as que proferiu ontem (hoje) após o jogo que são o exemplo acabado do adepto-tipo do sportém... a culpa é sempre atribuída a factores externos.
posto isto, ganhámos à lagartagem, como é a nossa obrigação. boa cabeçada do xerife Luiz a concluir livre excelentemente executado pelo Manuel Fernandes.
parece que jogámos melhor do que na sexta-feira e que a exibição foi menos sofrida. se tivessemos perdido ou empatado, as crónicas seriam diferentes, mas como ganhámos...
agora temos de concentrar todas as forças na pré-eliminatória, que está aí à porta.
infelizmente não vou poder dar o meu contributo, ao estrear o lugar cativo. fica para outra ocasião.
nota final para o seguinte: como Benfiquista que sou, para mim o Fernando Santos hoje é o MAIOR!

domingo, 5 de agosto de 2007

derby, pré-época e champions

joga-se hoje o primeiro derby da época.

bem sei que é a feijões, mas o facto de para a lagartinagem ser um dos jogos e torneios mais importantes da época (no jornal oficial da lagartinagem, o record, fazem questão de dizer que o sportém é campeão em título do torneio do guadiana e, quiçá, de todos os rios de portugal), faz com que o sentimento seja o de: não é muito importante, mas só para não ter de ouvir os seres verdejantes, espero que o Benfica ganhe.
não quero com isto dizer que considero muito importante que o Benfica ganhe, visto que isso é a obrigação do Benfica e, como obrigação que é, não consigo hierarquizá-la.
acho graça ao facto de não ser dada nenhuma importância ao empate do sportém contra o bétis. a capa dos jornais diz só que o tal do repositor de supermercado já resolve; ao invés, depois do empate do Benfica, em todos os jornais salientou-se a pouca produtividade do Benfica. enfim, o normal nesta pré-época do ano.
continuo a achar, depois de ter prometido ao Vici que não diria mal do engenheiro, que um dos grandes problemas do Benfica, que já vem da época passada, prende-se com o preparador físico. não sei o que está estipulado no contrato do nosso preparador físico, mas bem que podiam ter escrito: este contrato mantém-se em vigor até que o contrato com o cinesoterapeuta rodolfo (seu pai) se mantenha em vigor.
é deveras preocupante que nesta fase da pré-época já tenhamos o Zoro, o Cardozo, o Assis, o Moreira, o Nuno Gomes, o Di Maria (este já veio com a lesão) a contas com lesões...
a rever.
quanto ao derby, é mais um jogo de preparação, com o aliciante de ser contra os lagartinhos. não significa mais nada do que isso. espero que dê para se criarem automatismos tendo em vista o jogo da champions, esse sim decisivo, cuja primeira mão está a menos de uma quinzena de dias de distância. aliás, é este hiato temporal que me preocupa.
em três jogos a doer, empatámos 2 e perdemos 1. e nenhuma das equipas é de nomeada (a bem dizer, nem o adversário desta noite é).
ora, para já, dizem os entendidos que a equipa está orfã do seu ex-capitão. pois bem, o ano passado, se se recordam, o ex-capitão também não deu o contributo à equipa e passámos a pré-eliminatória.
não tenho nenhuma preferência pelos dinamarqueses ou pelos israelitas. como disse o n/companheiro de trabalhos, Lai Jo Fai, em comentário a um post anterior, equipa que não ganha a qualquer dos opositores, não merece ir à champions. é preciso ter cuidado com ambas as equipas, visto que o copenhaga o ano passado eliminou o ajax nesta fase e o futebol israelita está a evoluir a olhos vistos.
teremos de ter um Benfica no seu melhor (ou lá o que isso seja, atendendo às circunstâncias) para ultrapassar estes obstáculos, ao alcance, mas com algum grau de dificuldade... grau acrescido pelo treinador, perdão, preparador físico que temos.

sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões.


Ou os dinamarqueses do FC Copenhaga ou os israelitas do Beitar de Jerusalém. Não sei o que pensam vocês, mas a mim parece-me perfeitamente ao alcance do Glorioso.


Saudações!

Angel Di Maria

Leio em “A Bola” que o Real Madrid seguia e queria contratar o nosso novo jogador – e meu compatriota – Angel Di Maria. Fica confirmado que só pode ser bom jogador pelo que – e contrariando, com muito agrado, os espertos do costume que já começaram com os lugares-comuns do género “o melhor reforço desta época é o Manuel Fernandes”… – aposto com quem quiser que a melhor contratação do Glorioso para a época que se inicia é mesmo este franzino argentino. Exibiu-se em grande nível no recente campeonato do mundo, mostrando ter técnica, muita velocidade e remate forte. Fez passes soberbos, curtos e à distancia. Quem duvida do que afirmo vá ao Youtube que, tal como o algodão, não engana.
Acreditem camaradas benfiquistas, vamos precisar muito de que nos faça esquecer Simão Sabrosa nos tempos recentes. Ele foi, como o Santiago disse com acutilante pertinência, o melhor jogador do Glorioso nos últimos anos e um dos que acedeu ao restrito grupo dos anais do nosso querido clube.
Por mim aqui assumo a seguinte convicção: a nossa melhor contratação foi o Angel Di Maria e penso que neste momento é o melhor jogador de que dispõe o nosso plantel. Faço-o numa altura em que ainda nem se treinou e está lesionado . . . O que pensam os companheiros de blogue? Qual é a vossa aposta para “joker”? Passo a bola ao VICI, num passe à Di Maria.
Saudações benfiquistas!

quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Viva o Glorioso Sport Lisboa e Benfica

Caros amigos,

É com muito prazer que aceito, agradecido, o convite do amigo Santiago para dar a minha modesta colaboração ao blog. Para o Santiago e demais camaradas bloggers, segue as minhas mais calorosas saudações Benfiquistas.
Prometo ser neste espaço firme e intransigente na defesa do nosso querido clube. E impiedoso até contra aqueles que ousarem, através de actos, palavras ou omissões, por em causa o nosso superior ideal. Invejosos de todo o mundo, tremei!
Por hoje é tudo, que não me pagam para isto (situação a rever pelo caríssimo Santiago).
Um abraço a todos e viva o Glorioso Sport Lisboa e Benfica!

contratação bombástica!

tal qual o Glorioso fez com Adu, também este blogue vai contar com uma grande estrela da blogofutebolosfera mundial.
jogador de créditos firmados ao nível do comentário bloguístico, treinará com os seus companheiros dentro em breve e deliciará todos os que visitam este espaço de crença Benfiquista.
é, mais uma vez, um avançado... preparem-se!
é verdade que, à semelhança do que disse o Orelhas, o plantel do Encarnado Oriental em princípio estaria fechado "a não ser que o mercado consiga trazer algum prodígio".
ora, estimados leitores e estimadas leitoras, é de um Prodígio que se trata!

MANIFESTO ANTI ANTI-NANDINHO!


BASTA PUM BASTA!

ADEPTOS DE UMA EQUIPA, QUE CONSENTEM DEIXAR A SUA EQUIPA SER CRITICADA POR UM QUALQUER PAROLO SÃO ADEPTOS QUE NUNCA O FORAM! É UM COIO D'INDIGENTES, D'INDIGNOS E DE CEGOS! É UMA RÊSMA DE CHARLATÃES E DE VENDIDOS, E SÓ PODE PARIR ABAIXO DE ZERO!

ABAIXO OS QUE CRITICAM O NANDINHO!

VIVA O NANDINHO, VIVA! PIM!

UMA EQUIPA COM UM NANDINHO À PROA É UM VELEIRO COM GLORIOSO SEGURO!

O NANDINHO É UM BACANO!

O NANDINHO NÃO É CIGANO!

O NANDINHO SABE A GEOMETRIA DA BOLA, SABE JOGAR EM LOSANGO, ATÉ SABE DE ENGENHARIA QUE É COISA QUE POUCOS ENGENHEIROS SABEM! SABE TUDO MENOS PERDER QUE É A ÚNICA COISA QUE ELE NUNCA FAZ!

O NANDINHO PESCA TANTO DE BOLA QUE ATÉ FAZ SONETOS COM LIGAS BWIN!

O NANDINHO É BENFIQUISTA!

O NANDINHO A TODOS CONQUISTA!

O NANDINHO NÃO USA CEROULAS DE MALHA!

O NANDINHO NÃO PRECISA DE FARDOS DE PALHA!

O NANDINHO É NANDINHO!

VIVA O NANDINHO, VIVA! PIM!

[Baseado no “Manifesto Ant-Dantas”, do imorredouro Almada Negreiros]


P.S.: Não sou, nem nunca fui grande fã do Nandinho, mas está na altura de parar com as críticas e dar um voto de confiança ao homem! Para mim, por enquanto, é o melhor treinador do mundo!

quarta-feira, 1 de agosto de 2007

mês de todos os santos

inicia-se hoje o mês de agosto.
normalmente não é um mês de grandes decisões no que ao futebol diz respeito, mas para o Benfica, este ano, é um mês decisivo.
a bola chama-lhe mês quente.
eu chamo-lhe mês de todos os santos ou de apenas um que de santo da bola tem pouco: fernando santos.
para já estas últimas duas semanas, ao contrário das duas primeiras do defeso e da primeira da pré-época, deixam-me (muito) apreensivo.
são estas as razões para a minha apreensão:
fizemos dois jogos sem ser a feijões: empatámos contra os cluj (nome de detergente para roupa) e perdemos contra o manuel ahly josé. bem sei que isto não quer dizer nada, mas para já foi bastante mau.
o Nélson (o que se passa com o rapaz?) já deu uma fífia.
o Zoro é, para já, uma espécie de king, mas mais refinado, isto é, quase que consegue ser pior do que o king.
o Bergessio é, para já, uma espécie de jaime magalhães, marca golos e faz boas exibições, mas nos treinos.
o Cardozo pode ser reforço.
o Strenovic não teve oportunidades, o que significa que não vai tê-las... para um jogador vindo da segunda divisão da sérvia já é bom estar no plantel do Benfica.
o Manuel Fernandes é o Reforço.
o Dabao entrou a um minuto do fim contra os egípcios... boa Engenheiro. quer dizer que já encontraste o teu "João Coimbra" para este ano.
o Mantorras escreve e apresenta livros.
o Anderson quer sair.
o simão saiu.
o Rui Costa continua a espalhar classe.
o Katsouranis continua a leste.
o Assis voltou e lesionou-se.
o Butt já conseguiu dar mais frangos em dois jogos do que o Senhor Michel em 4 ou 5 épocas.
o Moreira lesionou-se.
o David Luiz já jogou.
o Petit é a alma.
o Nuno Gomes está lesionado.
o Adu já treinou.
o Diáz (mas que raio de contratação) já treinou.
o Di Maria não treinou.
o Miguelito já fez mais minutos que durante toda a última época.
o Miguel Vítor está no plantel?
o Romeu Ribeiro está no Plantel?
o Manu ainda está no Benfica.
o Coentrão pode ser refoço.
o Luisão voltou.
o defesa-direito ainda não chegou.
e, last but not the least, como deu para ver e comprovar nos dois jogos já efectuados, o fernando santos ainda é treinador do Benfica...
como diz D'Arcy, um dos grandes escribas da blogosfera Encarnada, no seu blogue/diário de consulta obrigatória por todos os que gostam do Benfica, já se nota o dedo do santolas...