segunda-feira, 30 de abril de 2007

Não ser campeão...



Dei por mim a pensar, com as emoções do fim-de-semana bem presentes, que, dos últimos 8 treinadores que passaram pelo Benfica e que ainda estão no activo como treinador principal, todos ganharam ou vão ganhar títulos este ano. Todos, quer dizer, menos o Engenheiro.

Ora reparem: José Mourinho, venceu a Charity Shield e a Taça da Liga e ainda pode ganhar a Liga dos Campeões, a Taça de Inglaterra e, com muita sorte, a Premier League; Toni não está no activo; Jesualdo prepara-se para ser campeão; Chalana é adjunto, pelo que não conta; Camacho não está no activo; Trappatoni foi campeão na Áustria, tornando-se o segundo treinador da história a ser campeão em 4 países diferentes; e, finalmente, Koeman sagrou-se campeão de forma épica na Holanda.

Isto tudo são factos.

Por mais que o Fernando Santos diga que de todos eles é dos que tem o melhor score em termos de golos marcados e golos sofridos e pontos amealhados, apenas demonstra a incapacidade de o Benfica actual conseguir ser aquela equipa dominadora que todos os benfiquistas esperam. A velha máxima do Velho Capitão está totalmente fora de moda e até se inverteu para a seguinte: "Quem deixa de ser treinador do Benfica, arrisca-se a ganhar títulos"!

Do jogo de ontem fica mais uma vez a incapacidade de fazer um jogo à Benfica e de, em 30 minutos, resolver a partida. Aos 2 minutos já estávamos infantilmente a perder.
Depois... o normal... passar o resto do jogo atrás do prejuízo, alcançando o empate (terceiro seguido em casa) mas sem força para mais. A habilidade de um jogador é inata. A táctica e a preparação física diz apenas respeito à equipa técnica e ao preparador físico.
Ora, sendo esses os dois factores principais do fracasso do Benfica esta época, a que se junta o facto de o Benfica ter um plantel demasiado curto para uma ambição maior, resta concluir que o Benfica precisa de uma nova equipa técnica que junte ambição à condição física e que traga a estrelinha de uma vez por todas para o Estádio da Luz. Estrelinha, sim. Estrelinha de campeão que nos faltou em momentos decisivos da época.

E quais foram os momentos decisivos? Foram, em ordem cronológica: empate com o Paços de Ferreira, derrota com o clube azul no estádio com nome de ano novo chinês, empate com o Boavista em casa, empate com o Beira-Mar fora de casa, empate com o Braga em casa e, finalmente, empate com o clube verde esta madrugada. Depois, na Taça Uefa, empate em casa com o Espanhol e na Taça de Portugal, vergonhosa derrota frente ao Varzim.

Em todos eles, falhou. E qual é o maior responsável: Engenheiro Fernando Santos, o único dos últimos 8 que nada ganhou...

sábado, 28 de abril de 2007

Derby do (des)consolo


Ainda hoje é sábado e já tentam os analistas, Filipe Soares Franco incluído, comentar, ajuizar, opinar... sobre o Derby dos Derbies que irá ter lugar amanhã na Catedral da Luz.

Os números são claros: em três derbies na Nova Catedral da Luz, o clube verde ganhou duas vezes (sempre pela mesma marca) e perdeu uma, na célebre cabeçada do Luisão com um estupendo frango do senhor que era do Benfica desde pequenino, mas que num ápice deixou de o ser. Nesse dia, Giovanni começou verdadeiramente a caminhada para o Título selada na semana a seguir no Estádio da Luz do Norte que por acaso se chama do Bessa.

Deixando a estatística para os matemáticos, este Derby vale tanto como o derby do Norte que hoje também se joga. Passo a explicar: quem ganhar amanhã na Catedral ficará mais perto de chegar directamente à Liga Milionária no próximo ano. Se o clube azul ganhar o derby do Norte, ficará mais perto de entrar directamente na Liga Milionária.

Ser campeão de uma liga pobrezinha, tem o seu valor, não se duvida, mas vale tanto, nos tempos que correm, como ficar em segundo com entrada directa na liga dos cada vez mais milionários.

E, é essa Liga dos Milionários que está em jogo amanhã.
E, é essa Liga dos Milionários que, apesar dos grandes espectáculos que, desde que foi criada, proporciona, irá estragar o futebol, criando uma ditadura cada vez maior da Inglaterra e da Espanha, com um cheirinho a Itália, deixando aos restantes países a ingrata missão de ter de jogar contra essas potências de Setembro a Dezembro.

Mas, ainda que tudo isso aconteça, como é bonito o hino da Champions e a bola que, antes de todos os jogos, ondula o centro do terreno!

Por isso, quero o Benfica na Champions, se possível através do primeiro lugar. Como o primeiro lugar passa por ganhar amanhã ao velho rival, o palpite é de 3-1 para o Benfica! Marcadores: o que é que isso interessa?


segunda-feira, 23 de abril de 2007

O Rei está doente


Este fim-de-semana, mais do que o bom resultado frente ao Marítimo, a única coisa que realmente interessa é que, infelizmente, o Rei foi internado.
Eusébio da Silva Ferreira, o "Pantera Negra", deu entrada no novíssimo Hospital da Luz, a poucos metros da Catedral no passado sábado.
Notícias como esta levam-nos a pensar como tudo é efémero, passa num ápice e em como a vida são realmente umas pequenas férias que a morte nos concede.
As rápidas melhoras àquele que tratava Coluna por Sr. Coluna, e Torres por Sr. Torres, é o que todos, independentemente do Clube que defendem, desejam, porque Eusébio não tem clube, é nosso! Faz parte do meu imaginário. Vi-o jogar uma vez, na festa do seu 50º Aniversário e vi-o marcar um golo. Estive também com ele à porta do Estádio da Luz quando o Benfica na altura treinado pelo Artur Jorge perdeu uma eliminatória da Taça contra o Setúbal, naquele episódio em que o treinador saiu do autocarro para não ter que enfrentar os sócios impacientes... Eusébio estava lá, à porta do antigo Estádio da Luz, a ouvir o pulsar dos sócios, tentado acalmar a fúria instalada.
Viva o Sr. Eusébio!

quarta-feira, 18 de abril de 2007

18 de Abril de 1990, VATA MATANU GARCIA


Faz hoje 17 anos que Vata Matanu Garcia, qual El Pibe, introduziu a bola com o braço (não foi com a mão!) na baliza do Marselha.
Jogava-se a meia-final da Taça dos Clubes Campeões Europeus e pela 7ª vez na sua rica história o Benfica estava numa final europeia.
Em Viena, só um golo do agora treinador do Barcelona deitou por terra a esperança dos benfiquistas... apenas dois anos depois de termos perdido a TCE com o PSV, na marcação de grandes penalidades.
Um Estádio da Luz a rebentar pelas costuras, uma quarta-feira europeia igual a tantas outras, fantástica!
Sr. Engenheiro, para que seja possível sonhar outra vez, só haverá um caminho: pedir à Estoril Sol que o readmita num qualquer hotel do grupo, visto que o Hotel Estoril Sol está como V. Exa. pôs a equipa... em decomposição!

terça-feira, 17 de abril de 2007

Ontem, hoje e até para o ano...

Ontem, ao minuto 77, o Estádio da Luz finalmente fez justiça a um jogador que foi a bandeira do Benfica durante 8 anos, onde fez uma das mais memoráveis exibições de que tenho memória um jogador do Benfica fazer, acabando por sair vergonhosamente despedido pelo Sr. Azevedo com a conivência de um alemão que por lá passou.
Ontem, entre o minuto 89 e 90 do jogo com o Sporting de Braga, o Benfica teve duas perdidas clamorosas (através de um jogador que criticou publicamente o Engenheiro a semana passada, e que jogou como se nada se tivesse passado) e uma bola à barra.
Ontem, à semelhança do que acontenceu quando treinava o Sporting, o Engenheiro mostrou o porquê de ser o pé-frio de que falei em posts anteriores.
Ontem, despedimo-nos do título (ainda que eu acredite que o Porto vai perder em Paços de Ferreira e no Bessa e que ainda seja possível!).
Ontem, mudou o discurso e agora o Engenheiro fica contente com o segundo lugar.
Hoje, o sentimento é de: VAI-TE EMBORA, ENGENHEIRO!

segunda-feira, 16 de abril de 2007

Recuperar do choque



Joga-se esta madrugada a última partida da jornada 24 da Liga com nome de sítio de apostas na internet...
À semelhança do Simão Pedro Sabrosa também eu estou grogue, chocado, agastado, enfim, sem esperança. Não gosto de fazer contas, não tenho queda para calculadoras, apesar dos meus professores, desde a escola primária, me terem dito que tinha muito jeito para a Matemática.
Mas contas de bola, NÃO! Não tenho paciência para fazer contas... "se eles empatarem dois jogos dos 5 que faltam... e se nós ganharmos todos..." não faz o tipo de adepto que se habituou a comemorar dos zero aos 18 anos, invariavelmente, todos ou quase todos os anos... dos 29 aos 30 da mesma forma... mas há duas épocas que não ganhamos nada e isso desmotiva-me. O ano passado, Koeman não conhecia o campeonato português, mas deu-nos alegrias na Champions. Este ano temos um treinador incompetente que já ninguém respeita no balneário.
Por isso, Engenheiro, não contes com a minha presença em frente ao computador em busca da transmissão online por um qualquer sítio que hoje em dia permite que se vejam os jogos em directo... simplesmente, não contes, que eu não estou para aí virado.
E, entrementes, peço-te mais uma vez que te demitas e, caso isso te console, digas ao Presidente LFV que contrate o Paulo Sousa para treinador na próxima época...

sexta-feira, 13 de abril de 2007

SR. ENGENHEIRO, POR FAVOR, DEMITA-SE!



A realidade amarga de quem viu a Amélia a falhar clamorosamente uma oportunidade e duas bolas a embater no poste direito da baliza do guarda-redes dos Periquitos, deixa-me com um sentimento entre o triste e revoltado em relação ao Glorioso.
Está visto, assumindo o jogo esta importância eu não devia ter acordado para balbuciar sentimentos em directo, não devia ter largado a sentinela, não devia ter cedido ao chamamento dos media embebido na onda escarlate que acorda o Mundo, não devia ter envergado a réplica da camisola dos anos 60 que tantas alegrias deu à Nação encarnada, não devia ter entrado no estúdio, que eu não sou de imparcialidades, mas sim de latim à solta, sem restrições de serviço público, berrando em voz alta as tácticas secretas de treinador de bancada numa dialéctica única com o Senhor Engenheiro, ordenando-lhe substituições e tomando o seu lugar... explicando-lhe, como mais ninguém lhe explica, que o Mantorras se esforça mais em 5 minutos do que qualquer outro em 90.
Mais um acordar penoso, mais um "quase conseguimos", mais uma desilusão.
Sim, eu estava iludido!
Estava convencido de que os nossos eram da estripe de um Clark Kent, que aguentavam mais jogos do que os melhores atletas da Europa, que tinham capacidade para facilmente anular a desvantagem trazida da cidade de Gaudi, qual operários que acabam a Sagrada Família.
Em dois anos seguidos somos vergados perante as duas equipas mais representativas da Cidade Condal na mesma fase, ainda que de competições diferentes.
O Espanhol dedicou-se à destruição, qual equipa de segunda linha, mesmo para o futebol português, e passou a eliminatória.
Para se ter sorte é preciso lutar... para ter azar, basta ter um tal Engenheiro como treinador... o resto vem (veio) por acréscimo.
Nada como não ter a paixão do jogo.
Nada como ser indiferente à magia da bola.
Mas não consigo... por isso, e para que a sorte nos proteja, para que haja de novo um Zé Águas, num horizonte não muito longínquo, DEMITA-SE SR. ENGENHEIRO! e dê lugar a quem tem capacidade de gerir um plantel esfarrapado perante tamanha incompetência...

quinta-feira, 12 de abril de 2007

Mata-mata, o GOLO 500! VAMOS A ISSO!

Joga-se hoje o jogo mais importante da época desportiva do Benfica até à data! Sem entrar nos lugares-comuns de que "o próximo jogo é o mais difícil e importante", o Benfica joga o tudo ou nada como o Engenheiro (o verdadeiro Engenheiro, não o outro que afinal não é e só tem a seu favor o ser do Benfica) já lhe chamou.
Vão ser 90 minutos de sofrimento e muita emoção quando, às 2h45 da manhã já de Sexta-Feira 13 de Abril em Macau, com transmissão em directo no Canal 1 da TDM, o dinamarquês que apitou a segunda mão da meia-final da Taça UEFA entre o AZ Alkmar e o clube dos lagartinhos há dois anos atrás, der início à partida.
Não estou confiante. Não o estava com o Manchester nem com o Liverpool a época passada, pelo que pode ser um bom sinal.
Ao que parece, o "Maestro" vai entrar de início, depois de no último post o ter aconselhado ao Engenheiro Técnico e, apesar de ficarem a faltar as restantes soluções para a malapata de engenharia que nos saiu na rifa, acredito que isso poderá dar organização ao ataque do Glorioso.
Vai ser um jogo de paciência. O Benfica tem jogadores experientes nas provas internacionais. O Petit e o Simão fazem hoje o jogo 40 nas competições uefeiras. A Amélia já só tem o José Augusto, o Néné e o Deus Eusébio à sua frente na lista de melhores marcadores nas taças europeias pelo Benfica e, acima de tudo isto, hoje o Benfica poderá chegar à marca histórica dos 500 golos na Europa, marca só ao alcance dos grandes clubes do Velho Continente.
No entanto, estou apreensivo.
A aposta em Katsouranis de início, a confirmar-se, é uma má aposta. Não é nos quartos-de-final de uma prova europeia que se experimentam soluções. Ainda para mais o Anderson fez uma excelente dupla com Luisão a época passada e não é naquele lado do centro da defesa que melhor se sente, mas tem a seu favor o facto de ser um defesa-central de raiz. Anderson não tem culpa que os iluminados dirigentes do Benfica, com a conivência do Engenheiro, tenham vendido o passe do Ricardo Rocha e recambiado o Alcides que ainda vai dar que falar na Europa do futebol. Anderson precisa de confiança visto que é um dos melhores centrais brasileiros em actividade.
Quanto ao David Luiz, e ao contrário do que dizem os críticos, não admito a nenhum jogador, nem que jogue distritais (no Campeonato do INATEL, ainda vá que não vá), se deixe ultrapassar como o menino deixou a semana passada, quando um tal de Tamudo fez dele gato sapato. Simplesmente, não admito.
Desde a Primavera de 1994 que não experimentamos uma meia-final de uma competição europeia. O mais perto que chegámos foi aos quartos-de-final da Liga dos Campeões em 1995 e à mesma fase na época passada. É tempo de termos uma alegria. Já é tempo de pôr as hostes encarnadas no topo da Europa.
Continuo apreensivo.
A equipa de 1982-83, que acabaria por ser campeã e apenas vergada na final da UEFA contra os belgas, merece ser vingada. Todos os esperamos, todos o queremos e, porque não, merecemos.
Seja qual for o resultado de hoje à noite, o certo é que depois de termos atravessado o Vale das Trevas de Azevedo e com todas as sequelas que tal acarretou, estamos de volta ao convívio dos grandes da Europa... mas o que quero é que Rui Costa marque o golo 500 e que, no dia 16 de Maio de 2007, possamos estar de volta aos títulos europeus.
Vamos a isso BENFICA!

quarta-feira, 11 de abril de 2007

Da Cidade Condal a Glasgow, com precalços com o pé frio de premeio

Dizia-me ontem o La Jo Fai, com a sabedoria que o caracteriza mais ou menos isto: O nosso problema é que o Engenheiro tem o "pé-frio".
E tem toda a razão!
Vejamos o porquê:
1. Não tem carisma;
2. Não sabe ler o jogo;
3. Não percebe que se o Rui Costa entrar de início, mesmo que não aguente os 90 minutos, dá outra classe à equipa e podemos gerir na segunda parte, mesmo que seja sem o "Maestro";
4. Não consegue motivar os jogadores para os jogos difíceis.
Enfim, tem demasiados defeitos para poder levar o Benfica ao topo.
Com isto não pretendo dizer que o Benfica não possa até ganhar uma das duas competições pelas quais ainda luta esta época e porque não ambas.
Mas para tal acontecer, o Engenheiro tem que comprar umas peúgas que lhe aqueçam o pé.
Pode começar por pedir ao Special One o endereço da Loja das Meias de lã do bairro de Chelsea onde, o que apregoam ser o melhor treinador do mundo da actualidade (eu também o considero), continua a comprar a meia que lhe aquece o pé, vide o que se passou ontem no Mestalla!
Depois, pode escalar Rui Costa para a equipa inicial, sempre... mesmo lesionado tem lugar!
De seguida pode entregar o comando da equipa ao Fernando Chalana.
E por fim, pode pedir ao LFV para lhe arranjar um lugar cativo na Catedral, de onde possa ver os jogos de outra perspectiva.
Agora mais a sério, já fiz a minha parte: já comprei o bilhete para Glasgow, já combinei com o La Jo Fai uma semana na Escócia, já pedi para instalarem um software que dá para ver os jogos aqui na Ásia em directo e até continuo a acreditar que vamos ser Campeões e ganhar a Taça UEFA... enfim, já fiz tudo o que está ao meu alcance! Agora resta aos jogadores do Benfica suarem a camisola, sempre, disputarem cada jogada como se fosse a última vez que o fizessem na vida e elevarem ainda mais alto o nome do Benfica.
Eu continuo a acreditar! Sobretudo quando no longínquo Laos, às 2h45 da manhã (hora local) estive com os olhos no monitor do computador e com os headphones nos ouvidos a ver e a ouvir o relato na língua de Cervantes, através de uma transmissão pirata da ESPN+ que serve a América Latina... e acreditem, os senhores são fanáticos.
Depois, já de regresso à Cidade do Nome de Deus, mais um roubo do Lucílio, lagarto dos 5 costados que prejudica sempre o Benfica... para referência: em mais de 25 jogos do Benfica apitados pelo Lucílio fora de casa, o Benfica só ganhou 3... e ainda vêm com a história da grande penalidade, que para mim foi bem assinalada!
Resta relembrar o saudoso Jorge Perestrelo: AGUENTA CORAÇÃO!

terça-feira, 3 de abril de 2007

Oportunidade perdida, mas ainda temos tempo...




Aquela cabeçada do Pedro Manuel Torres, merecia melhor sorte, mas quando o melhor jogador em campo do clube azul foi o GR, está tudo dito.

Ainda assim, fica na retina a excelente 2ª parte do Benfica que contrastou com os apagados primeiros 45 minutos, em que a apatia e ansiedade se apoderaram da equipa.

Uma nota para o golo do Porto: ao contrário do que os analistas escreveram, o Anderson não é o único culpado de o Pepe ter aparecido sozinho em posição de marcar. Partilha, isso sim, as culpas com o Joaquim Sampaio que parecia (desculpa, Quim!) um tal de Ricardo.


Agora o Espanhol.

Diz quem viu que fez uma boa exibição contra o Valência, o que não augura nada de bom.

Ao Benfica resta-lhe apresentar-se como na segunda parte do jogo contra o Porto e esperar que não existam erros defensivos graves e infantilidades como algumas das oportunidades perdidas frente ao Porto, para que a segunda mão, em plena Catedral seja apenas mais um jogo para carimbar o passaporte para a meia-final.

Vai ser um jogo difícil. Aliás, poucas foram as vezes que o Benfica conseguiu na sua história levar de vencida uma equipa espanhola.

Mas a história (pelo menos a recente) parece estar a mudar e por isso continuo a acreditar na vitória no Campeonato e na presença na final de Glasgow (em ganhar, a ver vamos!)...


P.S. - É incrível como se pode culpar o Benfica pela selvajaria dos animais daquele bando de trogloditas... se calhar foram os adeptos do Benfica que se infiltraram e atiraram petardos e cadeiras para o 1º Anel... que país!