quinta-feira, 23 de fevereiro de 2006


Porque é que o Glorioso ganhou?
Ninguém ainda conseguiu explicar porque é que o Glorioso ganhou ao Liverpool.
Mesmo depois de folhear todos os sítios na rede (blogues incluídos), não consegui encontrar nenhuma explicação plausível, futebolisticamente correcta, filosoficamente coerente...
Nada!
Uns dizem que o Koeman foi cínico, outros que o Benitez foi calculista; enfim, um chorrilho de opiniões que não se aproximam da razão das razões para mais uma noite de Glória e que, modestamente, reside apenas no seguinte factor: o Benfica quer que eu vá a Anfield na segunda mão. Como o Benfica quer, eu não posso dizer que não. Não posso, não devo, não mereço, não quero.
Senão vejamos:
  1. Não posso dizer que não porque quero criticar o Koeman por insistir no Moretto; desde que me lembro é o primeiro guarda-redes do Glorioso que tem pretensões a ser defesa-central. Como gosto de jogadores híbridos, pago para ver Moretto a ponta-de-lança em Anfield Road;
  2. Não devo dizer que não porque quero ver o Gilberto Galdino dos Santos a passear-se pelo Stade de France com a Taça mais bonita desde que há taças a tapar-lhe a farta cabeleira loira que ostenta e a endireitar a marreca por força do peso do troféu; para que tal aconteça os "rapazes" precisam do meu apoio;
  3. Não mereço dizer que não porque quero ver que tipo de penteado é que o Nélson vai usar em Anfield Road; será Afro-Americano dos anos 70, será tipo Lionel Ritchie dos Anos 80 ou usará um corte à Rudd Gullit dos anos 90? Só estando lá posso apreciar qual dos estilos o cabo-verdiano (verdiano, mas por ora bem escarlate) mostrará aos bifes;
  4. Não quero dizer que não porque quero fazer parte dos milhões de portugueses espalhados pelo Mundo que vai assistir ao jogo, porque quero apreciar a cara do Benitez quando o Laurent Robert colocar dois gelados na baliza do Reina, porque quero ver a cara do Simão a olhar para aquele recinto desportivo e suspirar pelo facto de jogar todas as quinzenas num Estádio melhor, mais composto, mais cheio de indefectíveis, pessoas que não têm dinheiro para pagar a prestação do empréstimo, que refilam com o mísero salário que os patrões (essa cambada de malfeitores) lhes pagam, que deixam passar o prazo de pagamento das contas da luz, água, telemóvel, telefone, escola dos filhos, que ao mínimo deslize dizem que o Luisão não é jogador para o Benfica, que chamam nomes ao Beto, que assobiam o Simão, que compram blusões a dizer Benfica, que comem e bebem na Catedral da Cerveja, que vivem, sonham, respiram, transpiram futebol, que passam as tardes nas imediações dos locais de treino (Jamor, Estádio da Luz, Massamá - já não se treina lá), que estão a pensar em comprar casa no Seixal para estarem mais perto dos treinos, que têm casa no Seixal, que obrigam os filhos a ser do Benfica, que dizem aos amigos que antes queriam ter filhos com tendências homossexuais a serem lagartos ou tripeiros, que levam os filhos à captação com a esperança de um dia poderem ser ricos, que vão a Fátima e a Lourdes e pedem uma vitória sobre o Tourizense, que não compram os jornais quando o Benfica perde, que compram os três jornais na semana em que ganha, que chamam nomes ao treinador no sábado e dizem "O homem leu bem o jogo, eu sempre disse..." na Terça, que insultam o Orelhas, o Zé, a mãe do Zé, a mãe do Orelhas, a mãe do Gigante, o tio do Beto, que glorificam o Pringle, que adoram o António da Conceição ("Toni") ... enfim... porque sou acima de tudo: religião, credo, tribo, família, nacionalidade... BENFIQUISTA!

terça-feira, 21 de fevereiro de 2006


Caros Consócios (os que não são toca a comprar o Kit),
Hoje à noite joga-se o jogo mais importante da época.
O mais importante porque é o próximo e esse é sempre o mais importante.
Bem sei que já deixei de gostar de futebol; mas quando acordei hoje de manhã, ao som do hino da Champions e com a imagem da bola de pano gigante no centro da Catedral na minha cabeça, voltei a gostar.
Espero gostar de futebol até ao final da época, o que será bom sinal.
Eu estou convencido, e visto à distância de poucos dias, que o Koeman está só apostado em ganhar a Champions. Por isso vai perdendo na Liga Betandwin para que os camaradas bifes do Liverpool pensem que está no papo, menosprezem o Benfica e, com essa atitude, acabem por levar com dois gelados do Gilberto Galdino dos Santos ou do Nelse hoje à noite, no Estádio da Luz.
Por todo o exposto, requer-se a V. Exas., ao abrigo do disposto no artigo 1° do Código do Bom Benfiquista de Macau (doravante "CBBM"), se dignem comparecer com indumentária a rigor no renovado Estádio do Venus Court por volta da hora que quiserem, mas antes de começar o encontro. Caso não compareçam, serão condenados em custas de 2UC por cada minuto de atraso.
Grato pela atenção dispensada subscrevo-me com um
VAMOS GANHAR CARALHO!

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2006

Que dias filhos da p....
Pois é, contra todas as odds da empresa do Tio, os lagartos conseguiram ganhar na Catedral.
Mas não será caso para desanimar; no ano daquela que eles chamam a maior goleada (os miseráveis 7-1) também fomos Campeões. Este ano, a estatística ensina que estamos a perder contra eles, 5-2, o que representa uma goleada, é verdade, mas não deixa de ser menos verdade que, se no ano dos 7-1 ficámos em primeiríssimo lugar, este ano vamos ficar num "primeirissimamente" lugar!
Ora vejamos:
1. Análise do Jogo
O jogo foi engraçado; o problema é que acabou no início da segunda parte quando, ainda antes do penalty inventado pelo Sr. Major Pedro Henriques - um ingrato - (um dia publico a foto em que ele gritava pelo Glorioso), a "Amélia" foi empurrada dentro da grande área por um Tonel de vinho, que ébrio da água que caiu, fez uma falta para penalty na Catedral ou na China.
2. Pós-jogo
Traumático. Começou com o penalty inventado, claro está, terminando no segundo golo para animar as hostes sportinguistas em ano de eleições. Eu estou mesmo convencido que foi o nosso Presidente Vieira, um Senhor, a dizer aos jogadores que quer o Soares Franco (tem nome de jogador do Rio Ave que emigra para a Coreia e volta ao fim de um ano para a Naval) por muitos e bons anos a presidir ao clube do gato maltês; e, como já são campeões da Segunda Circular, o senhor ganhará com toda a certeza.
3. Pós-pós-jogo
Queria ir de férias para Manila. E fui. Mas a febre de Sábado à noite não permitiu mais do que ir. Estive pouco mais de vinte e quatro horas na capital das Filipinas. Um febrão tremendo não anuiu que a minha mente em corpo ainda não totalmente recuperado pudesse gozar os primeiros dias do Ano do, repito do (e não "de", quer dizer o "de" está lá, mas estamos em presença de uma contracção da preposição "de" com o artigo definido masculino singular "o"), Cão que mesmo agora começou.
E tal como o nome do cavalo, uma verdadeira estampa, que ilustra este blog, foram uns dias FILHOS DA P....