quinta-feira, 26 de janeiro de 2006


DERBY dos DERBIES
Joga-se depois de amanhã, madrugada alta no Oriente, o derby dos derbies, o jogo mais apetecido do ano.
Com a ajuda do Almanaque (essa verdadeira Bíblia do Ser Benfiquista e onde está um bocado da minha história) que me foi oferecido no Natal, recordei-me (melhor, confirmei as minhas recordações) nestes dias de alguns derbies marcantes contra aquele clube do outro lado da segunda circular que tem o estádio em forma de latrina municipal.
E dei por mim a "memoriar" jogadores, diria, artistas da primeira arte que é o futebol, entre eles: Paulo Jorge dos Santos Futre, Galrinho, Tamagnini Néné, João Tomás, João Vieira Pinto, Luisão e tantos outros.
A ordem por que foram enunciados é totalmente arbitrária, mas não deixarei nunca de recordar o golo que Futre marcou ao Ivkovic nos idos anos 9o, a cabeçada o Galrinho no Manuel Fernandes, seguida de pontapé na bola para a bancada e expulsão (com a necessidade de entrar o Botelho... ou terá sido o Delgado), a gloriosa exibição do João Vieira Pinto no dia 14 de Maio de 1994 quando "Os capitães cumprimentam-se para aquilo que foi um hino ao futebol num estádio em festa, Paulo Sousa o reencontro com o seu velho clube, Mozer o patrão desta equipa do Benfica... ou... repare no trabalho de pés de João Pinto, o esquerdo não pede licença ao direito, aqui parte os rins a Vujacic e remata cruzado sem hipótese para Lemajic (pouco tempo depois apelidado carinhosamente de Levasix)... ou... até que o minuto trinta chegou, um minuto de génio, João Pinto a fazer desta forma, uma bola molhada, portanto, pesada, o primeiro golo da equipa do Benfica... ... ...", ou os golos do João Tomás no tempo do Zé, Dezembro, dia de Masters, quando o que vos escreve se sentava à mesa de um restaurante português nos arredores de Londres, ou, mais recentemente, a cabeçada do Luisão e a batata do Soneca... etc, etc, etc...
Derby é derby dizem os entendidos da bola; estes também estão sempre a dizer que quem está pior ganha. Não vou muito nessa história. Caso assim fosse, o Glorioso teria goleado em todos os derbies desde 1994, conquanto esteve sempre pior; ora, como é bom de ver, nada disso aconteceu, apesar de termos ganho mais de metade...
Prognósticos para o jogo: o Benfica ganha com uma goleada às antigas. 15-0? Quem sabe, tudo é possível em futebol. Como dizia um taxista de Singapura, adepto confesso do Liverpool, aqui há duas semanas, quando instado a comentar a próxima eliminatória da Champions, "the ball is round".
Eu espero que a A-ma e o Buda protector, ponham a bola "round" várias vezes dentro da baliza daquele clube que quer ser como o nosso e que abençoem a do Moretto!
Nada será melhor para começar o Ano do Cão!
E quando à terra descer, mudo e frio, escrevam-me na campa este elogio, Menino foi da Luz, que descanse em Paz!
Viva o Glorioso.